Postagens

Mostrando postagens de agosto 27, 2016

E houve um golpe no Brasil

Imagem
ABYA YALA  / E houve um golpe no Brasil Data de publicação em Tlaxcala: 02/09/2016 Traduções disponíveis  Español    Italiano    English   . O sonho da direita brasileira, desde 2002, foi realizado. Não sob as formas anteriormente tentadas. Não quando tentou derrubar Lula em 2005, com um impeachment que falhou. Não nas eleições de 2006, 2010 e 2014, quando foi derrotada. Agora  encontrou um atalho para interromper os governos do PT, especialmente porque continuaria a perder as eleições, com Lula sendo candidato. Foi através de um golpe branco, sendo que Honduras e Paraguai serviram como laboratórios. Derrotada nas quatro últimas eleições, e com o enorme risco de perder a próxima, a direita buscou o atalho de um impeachment sem fundamentação, com a traição de um vice-presidente, que foi eleito duas vezes com um programa, mas quando disposto a aplicar este mesmo programa, foi derrotado quatro vezes nas urnas.

Pergunta: Para derrotar o ultraimperialismo, o modelo chinês pode funcionar melhor para a Rússia?

Imagem
2/9/2016,  Samir Amin responde ,  Katheon Traduzido pelo  Coletivo Vila Vudu Samir Amin, economista conhecido mundialmente, explica as causas de a economia moderna estar em plena decadência, e oferece a receita para nos salvar do imperialismo global  (entrevista exclusiva para  Katehon ) Posso resumir meu ponto de vista sobre a situação da economia moderna nos seguintes termos. Temos vivido numa longa crise sistêmica do capitalismo, que começou em 1975, com o fim da convertibilidade do dólar em ouro. Não se trata do que aconteceu na famosa crise financeira em 2008. Não. Trata-se de uma longa crise sistemática do capitalismo monopolista que começou há 40 anos e prossegue. Os capitalistas reagiram à crise com várias medidas.  O primeiro conjunto de medidas foi reforçar a centralização do controle que os monopólios exercem sobre a economia. Há uma oligarquia que controla todos os países capitalistas – EUA, Alemanha, França, Grã-Bretanha e também a Rússia.

Separatista da “Pátria Celestina”: quem é o homem que agrediu Vanessa Grazziotin. Por Joaquim de Carvalho

Imagem
Postado em   02 Sep 2016 por :   Joaquim de Carvalho O homem que agrediu a senadora Vanessa Grazziotin durante um voo de Brasília para Curitiba é um dos líderes do Movimento O Sul É Meu País, que quer separar os Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul do restante do Brasil. “Nós temos a intenção, precipuamente, de eliminar o Poder de Brasília sobre os municípios, porque nós entendemos que Brasília não cumpre nenhum papel”, disse o advogado Paulo Demchuk, durante uma palestra recente, na Câmara Municipal de Almirante Tamandaré, no Paraná. Dois vídeos da palestra estão disponíveis no youtube.

Sem aviso, ministério corta banda larga de mais de 6 mil postos de saúde

Imagem
. No Ministério da Saúde o discurso é de “economia”, mas a prática é de desmonte  por Hêider Pinto, especial para o Viomundo Nessa quinta-feira (02/09), milhares de unidades básicas de saúde (UBS) em todo o país amanheceram sem o serviço de banda larga oferecido pelo Ministério da Saúde. A interrupção foi feita e anunciada pelo próprio ministério, alegando corte de custos.

'Marcha Federal' contra governo de Macri toma conta das ruas de Buenos Aires

Imagem
. Sputnik News - 02/09/2016 Dezenas de milhares de pessoas chegam ao centro de Buenos Aires acompanhando a Marcha Federal, organizada pela Confederação de Trabalhadores da Argentina, que desde 31 de Agosto percorre várias partes do país, informou um dos seus organizadores à agência Sputnik. "Buenos Aires esta tomada por fileiras que estão entrando por lugares diferentes para chegar ao ponto de concentração", disse o secretário-geral da Confederação, Pablo Micheli.  Segundo ele, cerca de 100 mil pessoas se reunirão na histórica Plaza de Mayo, em frente à sede do governo, para participar da cerimônia de encerramento da campanha de rejeição às políticas de ajuste do presidente Mauricio Macri.  A mobilização contou com a participação de organizações sociais e de direitos humanos, além de partidos políticos.  "Esta mobilização não vai cair bem para Macri, porque ele vai perceber que os trabalhadores não querem empregos precários ou cortes salariais, nem a remoção de c

CTB convoca trabalhador para sair às ruas neste domingo

Imagem
As frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, organizações que reúnem diversos movimentos sociais entre eles a CTB, farão um ato no próximo domingo (4) em São Paulo para, mais uma vez, denunciar o golpe contra a democracia do país, que afastou a presidenta democraticamente eleita, Dilma Rousseff. Lais Gouveia   Segundo o secretário de Políticas Sociais da central, Rogério Nunes, o protesto também será contra a “truculência da Polícia Militar que reprimiu violentamente os cerca de 20 mil manifestantes que saíram às ruas, na noite da última quarta-feira (31), em repúdio ao governo golpista de Michel Temer”, afirmou o sindicalista. Rogério afirmou que o momento é de resistência e unidade da classe trabalhadora, dos movimentos sociais e de toda a população em defesa da democracia. Deborah Fabri, que participou da manifestação, perdeu a visão do olho esquerdo após ser atingida “ou por estilhaços de bombas ou por bala de borracha”, que foram lançadas pelos policiais, segundo as testemun

PT e Lula: Colocar fim ao governo do usurpador Temer Golpista e conquistar o direito do povo eleger, direta e imediatamente, um novo presidente da República.

Imagem
. PT - 02/09/2016 A Comissão Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores, reunida nesta sexta-feira (2) em sua sede oficial em São Paulo, capital, divulgou resolução onde trata do cenário político atual. Leia abaixo na íntegra: RESOLUÇÃO POLÍTICA SOBRE O GOLPE E A OPOSIÇÃO AO GOVERNO USURPADOR 1. A decisão adotada pela maioria do  Senado Federal , de afastar ilegalmente, em caráter permanente, a presidenta  Dilma Rousseff , violou a Constituição e provocou a ruptura do regime democrático.

VÁ PRA RUA. #ForaTemer #LutarSempre. Confira os atos que acontecerão hoje:

MÍDIA NINJA - 02/09/2016

Presidenta Dilma concede entrevista à imprensa internacional direto do Palácio da Alvorada. Assista!

Medida provisória e decretos modificam estrutura e trocam comando da EBC

Imagem
Da Agência Brasil Sede da EBC em Brasília ABR Decreto publicado hoje (2) no  Diário Oficial da União  (DOU) altera o Estatuto Social da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). De acordo com o texto, a empresa passa a ser vinculada à Casa Civil e não mais à Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. Outra alteração trata do Conselho de Administração da empresa, que passa a ser composto por: um membro indicado pelo ministro-chefe da Casa Civil, que vai exercer a presidência do colegiado;  pelo diretor-presidente; por um membro indicado pelo Ministério da Educação; por um membro indicado pelo Ministério da Cultura; por um membro indicado pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão; por um membro indicado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; e por um representante dos empregados da EBC.

O alerta do pai cujo filho reagiu a seu espancamento pela PM: estamos marcados para morrer

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 02/09/2016 . Da página do Facebook do advogado gaúcho  Mauro Rogério Silva dos Santos agredido no vídeo mostrado ontem à noite aqui e cujo filho foi preso – já foi liberado –  por ter dado um chute num dos brutamontes que surravam seu pai caído no chão. “As notícias que nos chegam não são boas. A informação é de que a guarnição que nos abordou na noite de ontem é uma guarnição de POA deslocada para Caxias. A mesma é especializada em produzir óbitos. Amanhã ou depois, eu e meu filho iremos aparecer mortos em uma condição que nos fará parecer bandidos. Não tememos, se for o preço a pagar por um Brasil livre e justo, que assim seja. Agradecemos antecipadamente à solidariedade que vem de todo o Brasil.” Mais cedo, Mauro havia publicado a seguinte mensagem:

A Ditadura do Micheleco – censura aos blogs e brucutu nas ruas

Imagem
O Cafezinho - 01 de setembro de 2016 - por Bajonas Teixeira . Micheleco  é o nome que usamos para batizar a nova era, muito promissora, inaugurada com a posse de Michel Temer. Como observou o senador Roberto Requião, vivemos agora o momento em que passa a vigorar a “ diplomacia do pixuleco ” com José Serra e na qual, para não ficar de fora, a Justiça legaliza  o pixuleco para juízes . Portanto, nada mais adequado, pensamos, que designar esse admirável mundo novo de “ditadura do Micheleco”.

"A farsa foi tão grande que não tiveram coragem de lhe tirar os direitos políticos."

Imagem
Em artigo, João Pedro Stédile afirma que a burguesia brasileira precisava apenas de um governo totalmente seu para poder implementar seu plano neoliberal Por João Pedro Stedile - Da Caros Amigos - 01/09/2016 . O golpe parlamentar/judicial/midiático está consumado depois de longos capítulos de uma novela que já se sabia o final, pois a maioria dos atores, já tinham recebido para exercer apenas aquele script. O problema não era da DILMA, que até se esforçou para adotar o ajuste fiscal exigido pela Burguesia e entregou a política econômica para o Bradesco, em 2015. Não houve crime, afinal o Sr. Temer também assinou decretos de pedaladas fiscais e mais 17 governadores, entre eles o relator sr. Anastasia. Nenhum deles foi punido. A farsa foi tão grande que não tiveram coragem de lhe tirar os direitos políticos. Apenas lhe roubaram o mandato.

Temer confessa na TV que é contra a classe trabalhadora

Imagem
Em seu primeiro pronunciamento oficial, Temer diz que vai priorizar retirada de direitos. E nós prometemos combater as propostas CUT - Escrito por: Vagner Freitas • Publicado em: 01/09/2016 Dino Santos Vagner: é preciso o engajamento de cada um de nós Confirmado o golpe contra a presidenta eleita Dilma, Temer fez um pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV para afirmar que suas prioridades são as reformas trabalhista e previdenciária. Preparem-se, trabalhadores e trabalhadoras. Ele e o Congresso Nacional estão decididos a retirar seus direitos, como já alertávamos desde o início deste ano. A CUT e seus sindicatos filiados defendem desde a sua criação a ampliação de direitos, jamais a retirada. E tudo faremos para impedir que essas propostas sejam aprovadas. No mesmo pronunciamento, Temer diz que comanda um “governo parlamentar”, anunciando assim que agirá conforme o perfil da maioria dos deputados e senadores. E esse perfil é um desastre para os trabalhadores

Eleição já! Fora Temer usurpador! Por Jeferson Miola.

Imagem
. por Jeferson Miola - 31/08/2016 Os golpistas alcançaram o objetivo: o Senado da República, convertido num tribunal de exceção, aprovou o impeachment da Presidente Dilma sem crime de responsabilidade, em total afronta à Constituição e ao Estado de Direito. Esta decisão imposta por uma maioria do Senado não surpreende, porque este processo kafkiano não passou de um jogo de cartas marcadas; de uma farsa montada com pretextos ridículos para dar ares de normalidade a um crime perpetrado contra a democracia.

Bancários entram em greve a partir do dia 6 em todo o país

Imagem
. Da Agência Brasil -  01/09/2016 23h40 Os bancários de diversos estados recusaram em assembleia na noite de hoje (1º) a proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e decidiram entrar em greve nacional a partir do dia 6 de setembro. A informação foi divulgada nos sites da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) e da Conderação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito (Contec).

Boicote é forma de luta para ampliar ações contra golpistas, diz professor da PUC-SP

Imagem
GOLPE PARLAMENTAR “Temos de começar a pensar em formas alternativas de ação política”, afirma professor Reginaldo Nasser, para quem a dinâmica da resistência muda de acordo com a história, assim como os tipos de golpes por  Helder Lima, da RBA   publicado  01/09/2016  DIVULGAÇÃO Ação do grupo BDS em defesa da Palestina: ação para atingir a materialidade das relações de poder São Paulo – O boicote deve surgir entre as novas formas de ação política no campo progressista para articular a resistência ao golpe de estado que consolidou o nome de Michel Temer na presidência do país. É o que acredita o professor de relações internacionais da PUC-SP Reginaldo Nasser. “Temos de começar a pensar em formas alternativas de ação política”, afirmou, “por exemplo, o boicote, que dentro da própria esquerda não se fala nisso, mas estou dizendo porque estudo o Oriente Médio e isso aparece bastante no caso da Palestina em relação a Israel”.

‘Se BRICS renunciarem ao dólar isso pode levar a consequências geopolíticas catastróficas’

Imagem
ORIENTE mídia - 30 ago 2016 | Geoestratégia . O potencial econômico dos chamados países emergentes não está esgotado, afirma o especialista alemão em finanças Ernst Wolff em entrevista à Sputnik Alemanha. Os países dos BRICS – o Brasil, a Rússia, China, Índia e África do Sul – já são atores sérios na economia global. Consequentemente, o dólar está sob pressão. As consequências geopolíticas desse fato podem ser dramáticas. Na opinião do especialista, os países BRICS possuem um grande potencial em termos de recursos humanos e naturais, mas a maior parte deste potencial é usado não por estes países, mas por grandes consórcios que retiram as receitas das commodities para fora do país. O interesse principal das grandes corporações internacionais é ter mão-de-obra barata.

Miro: Vinte senadores golpistas estão na Lava-Jato

Imagem
. por Altamiro Borges - 01/09/2016 E ainda tem “midiota” – a pobre figura manipulada cotidianamente pela imprensa – que acredita que o impeachment da presidenta Dilma, aprovado no tribunal de exceção do Senado neste fatídico 31 de agosto de 2016, foi desfechado para salvar o Brasil da corrupção. Haja inocência, burrice ou cinismo! O Jornal do Brasil desta quinta-feira (1) traz um levantamento que mostra que 20 dos 61 senadores que votaram no golpe já foram citados na midiática Operação Lava-Jato, que apura a roubalheira na Petrobras. Outros senadores metidos a éticos estão envolvidos em outros crimes. Vale conferir a lista dos falsos moralista:

Janot defende prisão em 2ª instância pode garantir delações

Imagem
Um dos princípios basilares da Constituição e da lei penal brasileira é que a lei penal dirige-se a fatos futuros e a norma não é feita para indivíduos determinados. Apesar disso, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ao comentar sobre uma eventual revisão na jurisprudência do Supremo Tribuna Federal (STF) que autoriza, desde fevereiro, a prisão de condenados em segunda instância, disse que tal medida pode inibir atuais ou futuras negociações de delações premiadas. Agência Senado Procurador-geral da República, Rodrigo Janot O Supremo começou a julgar duas ações que pedem a confirmação de artigo do Código Penal que reforça o que prevê a Constiuição que estabele que ninguém pode ser preso, a não ser nas hipóteses de prisão em flagrante e preventiva, até que se esgotem as possibilidades de recurso de um processo, o chamado trânsito em julgado. "Para o Ministério Público, este julgamento de hoje [quinta] é tão importante como o julgamento no Supremo que definiu o pod

Nassif: Xadrez do jogo de Temer presidente e a democracia em risco

Imagem
O XADREZ DO GOLPE SEX, 02/09/2016 - 00:20 ATUALIZADO EM 02/09/2016 - 00:22 Luis Nassif . O cenário estratégico do governo Temer dependerá dos seguintes desdobramentos: 1.     A questão econômica. 2.     A questão política. 3.     O desdobramento de ambas no campo da aliança que levou ao golpe Peça 1 - primeiro tempo da economia O quadro que se tem hoje é de uma enorme liquidez internacional. Internamente, uma enorme taxa de juros internas, com a Selic a 14,25% e a garantia do Banco Central de mantê-la elevada por bom tempo. E também um governo novo, o que garante estabilidade política pelo menos até o final do ano.

Clinton, Trump e o triunfo do capitalismo global

Imagem
Slavoj Žižek Σλάβοϊ Ζίζεκ Славој Жижек سلافوي جيجك   Traduzido por    Coletivo de tradutores Vila Vudu Por que o consenso Hillary Clinton é ameaça contra a democracia – e a esquerda. Roger Ebert disse certa vez que um filme é tão bom quanto seja o seu vilão. Significa que a próximas eleições nos EUA serão boas, porque o "vilão" (Donald Trump) é quase um vilão ideal? Sim, mas num sentido muito problemático. Para a maioria liberal, as eleições de 2016 são escolha clara: Trump é ridículo, excessivo e vulgar. Explora nosso pior racismo, nossos piores preconceitos sexistas, a tal ponto que Republicanos de alto coturno já o estão abandonando aos magotes. Se Trump permanecer candidato Republicano, teremos uma verdadeira eleição 'para todos se sentirem bem'. Apesar de todos nossos problemas e questiúnculas, quando a ameaça contra nossos valores democráticos básicos é real nós nos unimos, feito a França depois dos ataques terroristas.

Brasil teve três presidentes nesta quarta-feira

Imagem
O dia amanheceu com Dilma Rousseff na Presidência, Temer tomou posse no meio da tarde, e à noite passou o cargo para o presidente do Congresso, Rodrigo Maia, partindo então para a reunião do G-8, na China. Mas o mais inesperado da jornada foi a decisão do Senado de não retirar os direitos políticos à presidente afastada. Por Luis Leiria, do Rio de Janeiro. Por Luis Leiria - no ESQUERDA.NET - 01/09/2016 Primeira reunião do governo Temer depois da sua posse. Foto de Campanato - Agência Brasil A primeira vez que se ouviu a voz de Michel Temer no dia em que tomou posse como presidente efetivo do Brasil foi depois das 17 horas desta quarta-feira, num espetáculo inusitado. Temer, que apenas lera o termo de posse na cerimónia, só veio a falar na abertura da primeira reunião do seu ministério só de homens. Depois de dar algumas instruções gerais, pediu aos seus ministros que respondessem frontalmente à acusação de serem golpistas (deverão responder “golpista é o senhor, que está

Discurso de Temer não convence tucanos e abala frágil aliança golpista

Imagem
Com um discurso teatral de quem não tem força, mas quer que todos acreditem que tem, Michel Temer (PMDB) deixou a imprensa acompanhar parte da sua primeira reunião ministerial, após o Senado aprovar o golpe contra o mandato de Dilma Rousseff, nesta quarta-feira (31). Por Dayane Santos Agência Brasil   Disse aos seus ministros que não aceitará ser chamado de golpista e muito menos a divisão em sua base de apoio no Congresso Nacional. “Não vamos levar desaforo para casa. [...] Não podemos deixar uma palavra sem resposta”, afirmou ele. Para responder aos milhares de manifestantes nas ruas, lideranças sindicais e políticas, donas de casa, estudantes e crianças que o chamam de golpista, Temer passou o script dizendo que a resposta deve ser: “Golpista é você, que está contra a Constituição”. No entanto, não escondeu que atuou efetivamente para cassar o mandato legítimo da presidenta Dilma ao afirmar que não gostou da decisão dos parlamentares de rejeitar a inelegibilidade e a proibiç

Golpe 'made in USA': Queda de Dilma foi ordenada por Wall Street?

Imagem
. Sputnik Brasil - 01/09/2016 Em artigo publicado pela primeira vez em junho, mas reeditado neste 1º de setembro, um dia após a consumação do impeachment no Brasil, o renomado professor e economista canadense Michel Chossudovsky explica por que a queda de Dilma foi ordenada por Wall Street e tenta desmascarar “os atores por trás do golpe”. “O controle sobre a política monetária e a reforma macroeconômica eram os objetivos últimos do golpe de Estado. As nomeações principais do ponto de vista de Wall Street são o Banco Central, que domina a política monetária e as operações de câmbio, o Ministério da Fazenda e o Banco do Brasil”, diz o artigo, ressaltando que, desde o governo FHC, passando por Lula e Temer, Wall Street tem exercido controle sobre os nomes apontados para liderar essas três instâncias estratégicas para a economia brasileira.

Momentos de tensão no ato #ForaTemer, seguindo em direção ao Vale do Anhangabaú.

BANCOS NO RIO DE JANEIRO A PARTIR DE TERÇA-FEIRA ESTARÃO EM GREVE

Repressão não intimida Grito dos Excluídos que sai às ruas dia 7

Imagem
Facebook Grito dos Excluídos    A entrevista coletiva da 22 edição do grito dos excluídos aconteceu nesta quinta-feira (1) em São Paulo com parte das atenções voltadas para o cenário de repressão policial que se intensifica após a concretização do golpe de Estado que afastou em definitivo a presidenta eleita Dilma Rousseff da presidência da república. Na opinião dos entrevistados, o governo endurecer as ações contra os movimentos de rua que combatem a retirada de direitos.

Quanto falta para um cadáver, Temer?

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 01/09/2016 . As manifestações se repetem nas ruas de várias capitais. E é garotada, precisa-se procurar com atenção para achar um que outro de mais de 40 anos nas imagens da Avenida Paulista, agora há pouco. A repressão, também, agora com a autorização do presidente espúrio da República. Que hoje, nos jornais, legitimou o “bateu, levou”. Uma menina perdeu a visão num dos olhos em São Paulo. Hoje, no Rio Grande do Sul, milhares de moças e rapazes estão protestando. Veja:

Lula escreve a governantes do mundo sobre situação do Brasil

Imagem
Foto: Ricardo Stuckert Lula manteve intensa agenda internacional em seu governo e à frente do Instituto Lula LULA .com.br - 01/09/2016 Carta de Lula denuncia a campanha autoritária para excluir o PT do processo político brasileiro Em carta enviada esta semana aos governantes e ex-governantes com os quais manteve relações, durante e depois de seu governo, o ex-presidente Lula denunciou o golpe parlamentar contra a presidenta Dilma Rousseff e a campanha dos golpistas e da mídia brasileira para excluir do processo político, por meios arbitrários, o PT e o próprio Lula.  

Corrupção está na ficha dos senadores que encaminharam o impeachment

Imagem
TVT a TV do Trabalhador - 01/09/2016.

Senadora que votou contra impeachment é agredida em voo para Curitiba (VÍDEO)

Imagem
. Sputnik Brasil - 01/09/2016 - 17:25 A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) foi verbal e fisicamente agredida nesta quinta-feira (1º) de madrugada em Curitiba, poucas horas depois da votação final do impeachment da presidenta Dilma Rousseff. A senadora, que votou contra o afastamento de Dilma, estava chegando à cidade em um voo da Latam que partira de Brasília.  Quando estava prestes a desembarcar, um outro passageiro começou a agredi-la verbalmente, por conta de sua posição política. Para se defender, Grazziotin começou a filmar o agressor com seu celular, mas o passageiro foi para cima dela e afastou o aparelho à força. Segundo o Paraná Portal, outros passageiros também viram a senadora ser agarrada pelos cabelos e bater a cabeça no braço da poltrona. Grazziotin acionou a Polícia Federal, e a Latam informou que retirou o agressor do avião por “comportamento indisciplinado”. A senadora, porém, preferiu não fazer boletim de ocorrência. Assista ao momento em que o homem tenta pe

A reação nas ruas contra o golpe e ForaTemer: "Não vai ter arrego!"

Imagem
O dia em que a presidenta Dilma Rousseff foi definitivamente afastada através de um processo de impeachment fraudulento no Senado, milhares de pessoas indignadas com o golpe e contra o governo Temer, foram às ruas protestarem. As manifestações ocorreram ao longo da noite em quase todas as capitais do país, na maioria delas, houve forte repressão da polícia que usou de violência para dispersar os manifestantes. Foto: Gustavo Henrique Munhoz Em São Paulo, manifestantes usavam faixa pendindo novas eleições. Em São Paulo, no terceiro dia consecutivo de manifestação, logo após a decisão do Senado, milhares de pessoas se aglomeravam nos dois lados da pista da avenida Paulista, conforme a tarde ia caindo, mais e mais pessoas apareciam para mostrar sua indignação. “Não vai ter arrego”, “Fora Temer”, por novas eleições e contra a mídia golpista foram as principais palavras de ordem entoadas pelos manifestantes que a noite seguiram em marcha pela Avenida Consolação. Depois das 20h, a Pol

Pepe Escobar: Todo o jogo tem a ver com conter Rússia-China.

Imagem
29/8/2016, Pepe Escobar,  Sputnik International Traduzido pelo  Coletivo Vila Vudu A próxima reunião de cúpula dos BRICS, em Goa, acontecerá em menos de dois meses. Comparada à situação de apenas dois anos passados, as placas tectônicas da geopolítica moveram-se com espantosa velocidade. Os BRICS estão mergulhados em crise profunda: no Brasil, o desastre político/econômico/ institucional pode gerar um kafkiano  impeachment  da presidenta Dilma Rousseff. Os BRICS estão em coma. A única parte do corpo que sobrevive é a parceria estratégica Rússia/China (RC). E até essa parceria parece também enfrentar problemas – com a Rússia ainda atacada por incontáveis metástases de  Guerra Híbrida . O Hegemon – Excepcionalista – continua poderoso, e a oposição está zonza e confusa.

Imprensa alemã trata impeachment de Dilma como 'uma injustiça histórica'

Imagem
REPERCUSSÃO Destituição de Dilma tem base legal criticada por jornais e revistas alemães, que também reconhecem falhas da petista. Sede de poder de Temer e possível efeito positivo para Lula também são tema por  Deutsche Welle Brasil  publicado  01/09/2016 13:03 LULA MARQUES/AGPT Golpe: 'todo o processo, apesar de cumpridas as formalidades, é uma violação da Constituição' DW Brasil  –  A cassação do mandato da presidenta Dilma Rousseff, como conclusão de um processo que durou nove meses, repercutiu na imprensa alemã nestas quarta e quinta-feira (1º). Os mais importantes jornais e revistas do país questionaram a legitimidade do impeachment, classificando-o como um processo com motivação política. Ao mesmo tempo, destacaram a inabilidade política de Dilma. Michel Temer, que governará o país até 2018, foi apontado como alguém que nunca teria ganhado uma eleição. Além do peemedebista, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi apontado como um possível benef

Não haverá normalidade com o governo golpista. Por Emir Sader.

Imagem
. por Emir Sader - 01/09/2016 Depois de ter atropelado todas as normas legais e constitucionais para dar um golpe; depois de derrubar uma presidente recém reeleita pelo voto popular; depois de começar a implementar o programa perdedor; os golpistas falam de normalidade. A ditadura militar impôs a sua normalidade pelas baionetas e os tanques, a normalidade da ordem pela força. A que normalidade almejam os golpistas? Prometem terror: duras medidas de ajuste que os salários dos trabalhadores, que recortam as políticas sociais, que ferem os direitos à aposentadoria, que rifam patrimônio nacional mediante as privatizações. No fim de todo esse doloroso processo, caso consigam colocá-lo em prática, para os que sobrevivessem, viria uma retomada do crescimento econômico.

Janio de Freitas: Nenhum golpista já admitiu ser golpista.

Imagem
QUI, 01/09/2016 - 11:29 Renato Costa/Folhapress Jornal GGN -  Em sua coluna na Folha, Janio de Freitas cutuca a ferida: quando foi que algum golpista se reconheceu como tal? O articulista traz o histórico de admoestações que Ricardo Lewandowski fez aos senadores, de que seriam juízes, e juízes não saem contando aos quatro ventos midiáticos como votarão antes mesmo de terem finalizado os procedimentos de acusação e defesa. E alardearam em má hora, já que peritos e instituições atestaram a falta de fundamentos da acusação.Além disso, Janio destaca que o discurso de Dilma, já como ex-presidente, colocou voz aos sentimentos de mais da metade do país, mas é preciso que se crie novas condições para que o Até Já da presidente possa se tornar mais efetivo. É preciso mudar essa conformação atual de poder no país. Leia o artigo a seguir.