Postagens

Mostrando postagens de maio 30, 2016

Paulo Nogueira: A ausência de pesquisas revela o que a imprensa tenta esconder.

Imagem
Postado em   05 Jun 2016 por :   Paulo Nogueira Onde este tipo de coisa foi parar? Domingo era o dia do macarrão na casa da mãe e das pesquisas Datafolha e Ibope. O macarrão permanece, mas e as pesquisas, cadê elas? Aprendemos mais uma coisa na campanha sangrenta da mídia contra Dilma. Você encomenda e dá pesquisas quando elas são convenientes. E as suprime quando elas são inconvenientes. Lembremos George Orwell, o jornalista e escritor britânico autor de clássicos como 1984 e Fazenda dos Animais: “A imprensa é propriedade de homens ricos dedicados a tratar de forma desonesta assuntos de seu interesse.” Isso na Inglaterra de Orwell. Imagine no Brasil dos Marinhos, Civitas, Frias e Mesquitas.

Nesta 2ª, no Rio, ato contra o golpe e em defesa do patrimônio nacional. Com Lula

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 05/06/2016 Quem puxa o movimento são os petroleiros, categoria que sabe, como nenhuma outra, que a Petrobras não pode ir fora junto com a água suja do que alguns diretores andaram fazendo por lá. Mas também estão na mobilização os trabalhadores de Furnas,  do BNDES, da Caixa, do Banco do Brasil, dos Correios e muitas outras empresas federais, que têm forte presença aqui.

SANTAYANA: O PORTA-AVIÕES BNDES

Imagem
. por Mauro Santayana - no JB - 05/06/2016 (Jornal do Brasil) - Na falta do que fazer, alguns segmentos da plutocracia brasileira, que tem proventos gordos - em muitíssimos casos, de mais que o dobro do Presidente da República - e que, ao contrário de nós, trabalhadores comuns e empreendedores, conta com estabilidade no emprego, insiste em dar lições aos "políticos" e meter-se, sem um voto reles de quem quer que seja, a administrar indiretamente o país. Enfurecidos, ideologicamente, com o Estado que os alimenta - desde que não se mexa em seu salário, carreiras e privilégios - eles querem agora “diminuir” e ajudar a arrebentar com o BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, um dos maiores símbolos do poder brasileiro - vejam, bem, da Nação, e não apenas do Estado nacional.

No Senado, maiores bancadas são as de empresas e agropecuária

Imagem
PERFIL CONSERVADOR Casa conta com 23 ex-governadores, todos homens. E como ocorre na Câmara, a maior entre as bancadas é a dos parentes – formada por aqueles que têm familiares políticos por  Étore Medeiros e Bruno Fonseca, da Agência Pública  publicado  05/06/2016 11:41,  última modificação  05/06/2016 11:55 MARCOS OLIVEIRA/AGÊNCIA SENADO O senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), da bancada ruralista, é um dos poucos que gostam de polemizar A.Pública  – “Quanto dá essa minoria dos pobretões?”, pergunta, bem-humorada, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM). “É… Minoria mesmo”, responde, ao ser informada de que as bancadas temáticas nas quais milita – direitos humanos (14), sindicalista (11) e saúde (8) – não reúnem, juntas, nem a metade dos 81 parlamentares do Senado. Entre os grupos com maior representação na Casa estão o da agropecuária (32) e o empresarial (36). Os números fazem parte de um levantamento da  Agência Pública  sobre as bancadas em que atuam os senadores.

Pesquisa aponta que medidas de Temer são rejeitadas por brasileiros

Imagem
5 de junho de 2016 - 12h22 - Vermelho.org Uma nova pesquisa 247, realizada em parceria com a Netquest, uma das principais empresas de pesquisas online do mundo, revela que as primeiras medidas do governo provisório de Michel Temer são amplamente rechaçadas. O levantamento foi realizado em todas as regiões do país. Os numeros mostram que 90% avaliam como péssimo os primeiros dias do governo e rejeitam outras medidas que se sucedem no governo ilegítimo. Levante Popular da Juventude Temer é escrachado pelo Levante Popular da Juventude em frente a residência dele em São Paulo Uma delas é a abertura do pré-sal a empresas estrangeiras, já defendida por Pedro Parente, novo presidente da Petrobras, que disse apoiar a medida e também falar em nome da companhia. Nada menos que 96% dos entrevistados são contra essa medida, enquanto apenas 3% a apoiam e 1% não tem opinião a respeito.   Os percentuais são parecidos em outras questões. Por exemplo, 95% condenam a fixação de um teto pa

janio de Freitas: Tempo de Avanços

Imagem
. por Janio de Freitas - na Folha - 05/06/2016 Michel Temer só anda em marcha a ré, nos recuos diários, mas outros avançam por ele. Avançam nos direitos alheios, avançam contra princípios e leis, avançam nos truques, malandragens e golpinhos em benefício próprio ou do seu grupo.   As notícias de que a dúvida assedia senadores pró-impeachment alarmaram parte da imprensa, que voltou ao ataque a Dilma, e levaram à criação de novos golpinhos pelos governistas. Encurtar o prazo do processo no Senado, como pretendido por Michel Temer, é um casuísmo indecente. E indicativo de que o governo prevê estar incapaz, em setembro, de se aguentar.

Janio de Freitas: Os vencedores. (21/04/2016)

Imagem
por Janio de Freitas na Folha - 21/04/2016 Mesmo que não console, deve reconfortar os vencidos que os criticados pelo "espetáculo vergonhoso e deprimente" do seu cretinismo, na votação do pré-impeachment, são os autores da vitória dada ao empresariado, à imprensa e aos derrotados nas eleições. Esses vencedores são muitos, porque beneficiários do resultado, mas o arquiteto da vitória, que fez a luta direta contra o governo, com atos e não palavras, foi um só: Eduardo Cunha, chefe de fato e de direito de todos os vencedores dentro e fora do Congresso. Quem perdeu pode ter o orgulho, também, de não integrar tal milícia.

Brasil: Violação, ato político

Imagem
Retrospetiva histórica da violência machista revela: cultura da mulher como objeto vem do escravismo e é alimentada até hoje por elites que jamais saíram da Casa Grande.  Por Inês Castilho - no ESQUERDA.NET - 4 de Junho, 2016 - 23:03h Manifestação em frente à Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro no dia 27 de maio de 2016 A cada 11 minutos uma mulher ou menina é violada nalgum lugar do Brasil, por um ou mais homens. Numa cidadezinha do  Piauí  ou na maior metrópole do país. Em casa ou na rua. Com saia curta, calça comprida ou roupa de mãe de santo. Uma ínfima parte desses crimes chega ao nosso conhecimento, como revela  pesquisa do Ipea. 86% das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de assédio em suas cidades, com atos indesejados, ameaçadores e agressivos praticados por homens com abuso verbal, físico, sexual ou emocional, conforme  pesquisa  da ActionAid. A cada 4 minutos uma mulher dá entrada no SUS [Sistema Único de Saúde do Brasil] por ter sofrido violência

P. I. Tchaikovsky - Violin Concerto in D major, Op. 35 - Itzhak Perlman

Imagem

Sob Temer, Fátima Pelaes dá viés policial a políticas para mulheres

Imagem
Governo interino Escolha da deputada rende críticas por sinalizar retrocesso no plano de combate à violência e nos debates sobre igualdade de gênero por  Débora Melo  — na Carta Capital -  publicado  04/06/2016  Beto Barata/PR Fátima Pelaes em evento como secretária de Políticas para Mulheres do governo Michel Temer A urgência de combater a violência contra as mulheres voltou ao centro do debate com a repercussão do  estupro coletivo  sofrido por uma adolescente no Rio de Janeiro. Diante da estatística de que uma mulher é violentada a cada 11 minutos no Brasil, fica ainda mais evidente a necessidade de boa articulação política da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres do governo federal. Na contramão desse raciocício, o governo do presidente interino  Michel Temer (PMDB) tirou o status de ministério da pasta, agora subordinada ao  Ministério da Justiça e da Cidadania .

Fernando Henrique Cardoso – da glória à lama

Imagem
Vermelho.org -  4 de junho de 2016   Cientistas sociais norte-americanos protestam contra FHC em Nova York Fernando Henrique Cardoso é o exemplo perfeito do trânsito de inúmeros intelectuais brasileiros, entre a glória acadêmica e o pântano e a lama da política oligárquica.   Por José Carlos Ruy   Na década de 1960 ele fez parte do trio de ouro da sociologia paulista, tida como a principal no Brasil. Era formado pelo professor Florestan Fernandes e seus alunos Otávio Ianni e Fernando Henrique Cardoso.    Aqueles foram os tempos da glória. O prestígio acadêmico de Fernando Henrique Cardoso estava no auge, e ganhou dimensão pública pela militância na resistência contra a ditadura militar (1964/1985).

Keiko Fujimori perde vantagem e pesquisas dão empate técnico no Peru

Imagem
Onda antifujimori e escândalos dos últimos dias parecem ter causado estragos a candidatura da filha do ex-ditador. Foto: El Pais  Pedro Pablo Kuczynski ameaça o favoritismo de Fujimori Até uma semana atrás, todas as pesquisas davam de 5 a 7 pontos de vantagem para Keiko Fujimori (Força Popular) contra Pedro Pablo Kuczynski (Peruanos pela Mudança, PPK). Parecia ser impossível conter a onda do sobrenome que domina a política peruana há 30 anos. Mas, no último momento, mais uma vez, a realidade do país confirma a sua enorme capacidade de surpreender, faltando um dia para as eleições presidenciais. As pesquisas registraram uma virada importante nos últimos dias – momento em que a legislação proíbe que sejam publicadas, mas em que elas foram divulgadas para a imprensa estrangeira –, com todas elas, apesar de pequenas divergências, detectando uma enorme diminuição na diferença entre os dois candidatos, chegando até a menos de um ponto percentual, embora Fujimori ainda continue à fren

A estrada de Raqqa, por Pepe Escobar

Imagem
31.05.2016 -  Pepe Escobar, Sputnik Traduzido pelo  Coletivo Vila Vudu A estrada de Raqqa, capital do falso 'califato'  ISIS / ISIL / Daech , continuará a ser um enigma dentro de uma charada, pelo menos até as próximas eleições presidenciais nos EUA. Examinemos por quê. O combo frágil e mal enjambrado conhecido como Forças Sírias Democráticas, FSD [ing. Syrian Democratic Forces (SDF) ], liderado pelo  YPG  curdo com sua brigada de mulheres, a  YPJ , tentam avançar contra o Daech no norte e agora também contra o oeste de Raqqa. O alvo principal é Tabqa, oeste de Raqqa. Tabqa é crucial, porque liga Raqqa a posições do Daech perto de Aleppo – onde está em gestação uma batalha Mãe de Todas as Batalhas. Conquistar Tabqa não será pouca coisa, porque implica as forças FSD cruzarem o Rio Eufrates, o qual, não por acaso, é a linha vermelha imposta pelo Sultão Erdogan da Turquia.

"Capacetes Brancos" pagos por EUA/GB: vídeos de "resgate de crianças" são falsos

Imagem
01.06.2016 -  Moon of Alabama " Purpose Inc.  – empresa norte-americana especializada em operações de ONGs envolvidas em ações para mudança de regime – também está por trás do grupo Avaaz que já há muito tempo produz e distribui  spots  de propaganda, mas apresentados como 'jornalísticos' e'documentais', sobre a guerra na Síria." _________________________ Traduzido pelo  Coletivo Vila Vudu Abaixo, há uma lista incompleta de vídeos de "resgate" mostrando "crianças sendo salvas" de "ruínas" depois de "bombardeio sírio/russo". A lista foi preparada pelo grupo financiado por EUA e Grã-Bretanha  Syria Civil Defence  também conhecido como "Capacetes Brancos". O grupo foi criado com a ajuda da empresa  Purpose Inc ., empresa norte-americana especializada em operações de ONGs envolvidas em ações para mudança de regime. 

Fernando Brito: O chilique da direita com a entrevista de Dilma

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 04/06/2016 A jornalista Monica Bergamo, da Folha,  entrevistou Dilma e ninguém a chamou de “chapa-branca” por isto. Em qualquer lugar do mundo, uma presidente afastada num processo tumultuado politicamente seria notícia e personagem de entrevistas a TVs, jornais e revistas. Aqui, salvo a solitária exceção de Bergamo, não. A Folha anunciou a disposição do presidente  reintegrado da TV Brasil de realizar o jornalismo que a grande mídia não quer fazer, por evidente razão política: a condenação de Dilma ao silêncio. Foi o que bastou para agitar a matilha da direita.

Nassif: O xadrez da manipulação dos fatos e das leis

Imagem
SAB, 04/06/2016 - 17:58 ATUALIZADO EM 04/06/2016 - 19:52 Luis Nassif . A base de toda sociedade democrática é a informação. Sobre a base da informação, formam-se os conceitos. Dos conceitos nascem os pactos. Os pactos se consolidam em leis. Das leis, derivam os contratos. É esse ciclo que garante a convivência civilizada de opostos, as eleições, a alternância de poder e a construção da democracia, impedindo abusos, selvageria.   Essa é a expressão final do termo segurança jurídica.   Hoje em dia, vive-se um estado de exceção no país, porque esta cadeia foi corrompida. A corrupção de informações e conceitos tornou-se tão ampla e disseminada, que criou-se um novo normal jurídico, onde a exceção tornou-se regra. 

Jornalismo nas Américas: “a censura (no Brasil) tem sido prática recorrente”

Imagem
4 de junho de 2016 Marcelo Auler Marcelo Auler Ao abordar a censura a este blog, o site mantido pelo Centro Knight para o Jornalismo nas Américas da Universidade do Texas em Austinalerta para outros veículos ou instituições que também foram alvo de proibições judiciais. O seja, a censura é recorrente. Ao compartilhar aqui o texto escrito pela jornalista Heloisa Aruth Sturm no site  Journalism in the Americas , destaco que muito embora o eixo principal da reportagem seja a censura que este blog vem sofrendo, ela mostra que, no Brasil, as proibições ditadas pelo judiciário, não são fato isolado. Há, porém, um “esquecimento” dos fatos passados. Ninguém mais comenta, por exemplo, a censura imposta judicialmente a  O Estado de S. Paulo,  desde julho de 2009, a pedido da família Sarney. Ela impediu o jornal paulista de noticiar a operação policial que investigou Fernando Sarney, filho do senador José Sarney. Mais grave é que o caso, prestes a completar sete anos, está no Supremo

Gilberto Kassab é hostilizado em visita à Paraíba: ‘Vaza, golpista!’

Imagem
Blog da Helena - 04/06/2016   Um grupo acompanhou o trajeto de Kassab até seu carro  com um  “Vaza, Kassab!”, “Vaza, seu golpista”, “Vaza aqui da Paraíba” . Leia também: Serra pode ser o próximo a cair do ministério por inaptidão mental

Pepe Escobar: A reversão do golpe depende das ruas.

Imagem
Pepe Escobar vê uma enorme possibilidade de Dilma voltar ao poder, com mobilização social.

Os comandantes da venda da reeleição de FHC estão de volta com Temer. Por Joaquim de Carvalho

Imagem
Postado em   04 Jun 2016 por :   Joaquim de Carvalho Ao iniciar esta série de reportagens, em janeiro deste ano, a emenda que alterou a Constituição e permitiu a reeleição de Fernando Henrique Cardoso era um assunto que, para alguns, deveria estar confinada aos livros de história. Mas eis que, trazido o assunto à baila, começaram a surgir notícias inéditas. A emenda foi comprada, com a participação de um grupo de grandes empresários, entre eles o dono do Banco Itaú, Olavo Setúbal, segundo denunciou o ex-deputado Pedro Corrêa, um dos líderes da Câmara dos Deputados na época, hoje prisioneiro da Operação Lava-Jato.

Senador Cássio Cunha(PSDB) é vaiado na abertura do Maior São João do Mundo de 2016

Imagem

Amanhã há de ser outro dia

Imagem
Há quem veja agora apenas uma onda conservadora avassaladora e o silêncio. Mas há rebeldia por toda parte. por André Roberto de A. Machado - na Carta Maior . Hoje você é quem manda / Falou, tá falado /Não tem discussão (...) Apesar de você / Amanhã há de ser /Outro dia  Eu pergunto a você / Onde vai se esconder /Da enorme euforia Como vai proibir / Quando o galo insistir /Em cantar Água nova brotando / E a gente se amando / Sem parar Chico Buarque, Apesar de você

Mino Carta: "O que fará Dilma caso volte?"

Imagem

Fábio Osório deverá ser o terceiro ministro a deixar governo de Temer

Imagem
SAB, 04/06/2016 - 14:33 Jornal GGN -  Segundo o jornalista Jorge Moreno, amigo e admirador do presidente interino Michel Temer, o ministro da Advocacia-Geral da União, Fábio Osório, será o próximo a deixar o governo. Uma das razões para sua saída seria um episódio ocorrido nesta semana na Base Aérea de Curitiba, quando Osório deu uma "carteirada" em oficiais da Aeronáutica ao ter seu embarque negado. 

Thierry Meyssan: A declaração final do G7.

Imagem
 Parte 1 : “ O G7, Cimeira da hipocrisia ocidental ”, Thierry Meyssan, Tradução Alva,  Rede Voltaire , 30 de Maio de 2016. THIERRY MEYSSAN - REDE VOLTAIRE | DAMASCO (SÍRIA) | 3 DE JUNHO DE 2016   PARTE 2/2 Os 9 membros do G7. Aqui, eu vou limitar-me a estudar as passagens da Declaração relativas à política internacional vista por estas 9 pessoas, que aspiram a ser as mais poderosas do mundo [ 1 ]. É um catálogo das actuais 18 principais mentiras ocidentais. Ela fornece uma ocasião para passar em revista os principais pontos de conflito.  A  «luta contra o terrorismo e o extremismo violento»  [ 2 ] Agora, é um dado infelizmente adquirido nas Cimeiras internacionais, o terrorismo. Que, diz-se aí, seria o fruto do extremismo violento. Supostamente tratar-se-ia, apenas, do amadurecimento de problemas psicológicos pessoais nos contextos políticos não-resolvidos. O terrorismo não seria, portanto, uma estratégia militar, nenhum Estado o estaria implementando e seria excl

Edinho Silva vai processar 'IstoÉ' por matéria contra Dilma: 'Um panfleto', diz ex-ministro

Imagem
Matéria que menciona delação de Marcelo Odebrecht estaria "totalmente editorializada com objetivo de impedir volta de Dilma", segundo Edinho por Redação RBA publicado 04/06/2016  MARCELO CAMARGO/ABR/FOTOS PÚBLICAS Edinho Silva afirma que a matéria é de um 'primarismo chocante' São Paulo – O ex- ministro -chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República  Edinho Silva divulgou na noite de ontem (3) nota na qual questiona denúncia da matéria de capa da revista  IstoÉ  de que teria pedido R$ 12 milhões, por caixa 2, para a campanha de 2014 da presidenta Dilma Rousseff, conforme delação do empreiteiro Marcelo Odebrecht. Segundo ele, a  matéria, totalmente editorializada, demonstra um "primarismo chocante" na apuração dos fatos e peca pelo princípio básico de não ouvir o outro lado. "Portanto, de nada tem de jornalístico. Tomarei as medidas jurídicas cabíveis contra a publicação", diz Edinho Silva afirma que o  único o

'Vocês me dão muita força', diz Dilma a multidão, em Porto Alegre

Imagem
ESQUINA DEMOCRÁTICA Essa é a primeira vez que presidenta participa de uma atividade no estado com toda a militância depois de seu afastamento da Presidência, em 12 de maio por  Jaqueline Silveira   publicado  04/06/2016 12:22,  última modificação  04/06/2016 12:23 SUL21 Evento com Dilma reuniu milhares de militantes no centro da capital gaúcha Sul 21  – Recebida por milhares de militantes e aos gritos de “Fora, Temer”, a presidenta afastada, Dilma Rousseff (PT), participou no começo da noite desta sexta-feira (3), do “Ato contra o Golpe”, realizada na Esquina Democrática, centro de Porto Alegre. Dilma foi da Assembleia Legislativa, onde participou do  lançamento  do livro “A Resistência ao Golpe de 2016”, direto para o ato. Essa é a primeira vez que ela participa de uma atividade no estado com toda a militância depois de seu afastamento da Presidência, em 12 de maio.

Entrevista de Ciro Gomes - Programa Mariana Godoy - 03/06/16

Imagem

Paulo Nogueira: A mesquinharia infinita de Temer ao negar comida a Dilma.

Imagem
Postado em   04 Jun 2016 por :   Paulo Nogueira Monstro moral Nada como o poder para revelar a alma de alguém. Considere Temer. Ele mandou interromper a comida para Dilma e assessores no Palácio do Alvorada, conforme conta a Folha neste sábado. A informação foi confirmada pelo Planalto. Depois, provavelmente por receio da repercussão, Temer devolveu a comida a Dilma. Isso se chama mesquinharia, ruindade, canalhice.