Postagens

Mostrando postagens de março 16, 2016

A Gestapo de Moro. Ou para que jornalistas saibam como começa a sanha fascista sobre a imprensa

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 22/03/2016 A matéria foi publicada sem uma explicação, sem uma indignação, sem um protesto. Para “cumprir tabela” da liberdade que está sendo atropela. Não pelos “bolivarianos”, mas pelos beleguins de Sério Moro. O relato,  publicado por uma repórter do Estadão , sob nome fictício, sem uma linha de protesto do jornal. Só muitas horas mais tarde o jornal assumiu o nome de sua profissional, provavelmente por insistência dela própai e da redação, envergonhada pela covadia. O Estadão nem sequer merece os versos de Camões e os doces das receitas que estampava na época da (outra) ditadura. Nojo profundo. E aviso: na minha porta são serão tratados como agentes do Estado. Serão tratados como o que estão consentindo ser: agentes da Gestapo. Leia mais >>

Teori tira da alçada de Moro investigação sobre Lula

Imagem
TER, 22/03/2016 - 22:25 ATUALIZADO EM 22/03/2016 - 22:40   Jornal GGN -  O ministro e relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, Teori Zavascki determinou na noite desta terça-feira (22) que o juiz federal Sérgio Moro envie para o STF as investigações que envolvem o ex-presidente Lula.   Zavascki decretou novamente o sigilo sobre interceptações e que em dez dias Moro deverá prestar informações ao STF sobre a retirada do segredo de justiça e vazamento dos áudios entre Lula e outras pessoas, incluindo os advogados do ex-presidente e a presidenta Dilma Rousseff.   A decisão de Teori não anula a suspensão de Lula como ministro, determinada por Gilmar Mendes na última sexta (28). Mas reverte a ação do colega que devolveu para Sérgio Moro as investigações sobre o ex-presidente. Será o plenário do STF que deverá decidir na próxima semana se o ex-presidente poderá ou não dirigir a pasta da Casa Civil. 

Confira a lista de palestras de Lula ao redor do mundo

Imagem
. Instituto Lula - 22/03/2016  Em resposta aos injustificados ataques promovidos por setores da imprensa e do judiciário contra a atividade de palestrante remunerado exercida pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entre 2011 e 2015, sua equipe organizou um relatório que apresenta todas as palestras pagas, em ordem cronológica, para conhecimento do povo brasileiro.

Bresser Pereira: Impeachment é "golpe branco".

Imagem
Da Agência Brasil - 22/03/2016 Ex-ministro dos governos José Sarney e Fernando Henrique Cardoso, o economista Luiz Carlos Bresser-Pereira disse hoje (22) que considera o processo de  impeachment  da presidenta da República Dilma Rousseff um “golpe branco”. Segundo ele, a crise atual repete as que antecederam as quedas dos ex-presidentes Getúlio Vargas e de João Goulart. “Essa crise é muito estranha porque é uma crise em uma democracia que eu entendo consolidada. É uma crise que repete crises passadas, é uma crise em que liberais derrotados nas eleições resolvem tentar dar o golpe de Estado. Isso aconteceu no Brasil inúmeras vezes”, disse Bresser-Pereira em entrevista ao programa Espaço Público, da  TV Brasil .

A hipocrisia da grande mídia

Imagem
A estratégia de vazamento seletivo de documentos e informações sigilosas foi descrita e defendida pelo juiz Sérgio Moro em artigo de 2004. Venício A. de Lima - na Carta Maior - 22/03/2016 Uma das características da grave crise política que o país atravessa tem sido a questionável relação estabelecida entre os responsáveis pela operação Lava Jato e os meios de comunicação. A estratégia de vazamento seletivo de documentos e informações sigilosas, ou a suspensão do sigilo seguida da entrega seletiva de informações à mídia foi descrita e defendida pelo juiz Sérgio Moro em artigo de 2004. Para ele, trata-se de “(manter) o interesse do público elevado e os líderes partidários na defensiva” e “(garantir) o apoio da opinião pública às ações judiciais, impedindo que as figuras públicas investigadas (obstruam) o trabalho dos magistrados” mesmo sob “o risco de lesão indevida à honra do investigado ou acusado (...) pois a publicidade tem objetivos legítimos e que

VIDEO: Evento pró-democracia na A UFPR na qual Moro leciona

. Select rating Nota 1 Nota 2 Nota 3 Nota 4 Nota 5 Nota 1 Nota 2 Nota 3 Nota 4 Nota 5

Embaixadora dos EUA no Brasil atuou no Paraguai antes do golpe

Imagem
Não se tratasse de política, poderíamos afirmar que é uma coincidência, mas isso dificilmente existe quando é este o caso. A mesma embaixadora dos Estados Unidos que serviu no Paraguai até meses antes do golpe é a responsável pelo Brasil neste momento de crise política no país. Por Mariana Serafini Depto. de Estado dos EUA Liliana Ayalde atuou no Paraguai antes do golpe que depôs Fernando Lugo e atualmente serve na embaixada dos EUA no Brasil Liliana Ayalde serviu como embaixadora dos Estados Unidos no Paraguai de 2008 a 2011 e transferiu seu cargo para James Thessin meses antes do golpe que destituiu o presidente Fernando Lugo, em 22 de junho de 2012. Desde 1º de agosto de 2013 ela exerce a mesma função no Brasil. À época da assunção não houve alarde, nem coletivas ou conversas com a imprensa local. Pouco mais de um ano depois da posse de Lugo, em 7 dezembro de 2009, Liliana Ayalde escreveu para o departamento de Estado dos Estados Unidos um telegrama – vazado pelo  Wikileaks 

Mendes, sobre Moro, em 2010: “irroga-se de autoridade ímpar, absolutista, acima da própria Justiça”

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 22/03/2016 A dica me vem da ótima matéria da  BBC , onde Gilmar Mendes explica como simples casualidade sua animada conversa de restaurante com José Serra e Armínio Fraga pouco antes de começar a bloquear a nomeação de Lula. E de um julgamento de um habeas corpus que relata as arbitrariedades do juiz Sérgio Moro quando ainda não era o “herói do golpe” e a turma acusada era do Paraná, alguns com ligações com o Dem de Jaime Lerner. Não preciso acrescentar mais uma palavra: uso as de Gilmar, que pediu vistas no processo relatado por Eros Grau, já avisando a razão: É de afirmar, e o Tribunal tem-se manifestado várias vezes em relação a essa questão, que o juiz é órgão de controle no processo criminal. Tem uma função específica. Ele  não é sócio do Ministério Público e, muito menos, membro da Polícia Federal, do órgão investigador, no desfecho da investigação . De modo que peço vista dos autos para melhor exame. E, depois de examinar os autos, o julgam

Lewandowski pede manifestação de Zavascki sobre posse de Lula

Imagem
André Richter – Repórter da Agência Brasil  -   22/03/2016 19h31 O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, pediu hoje (22) que o ministro Teori Zavascki se manifeste sobre o pedido da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que questiona a relatoria do ministro Gilmar Mendes nas ações que envolvem a posse de Lula no cargo de ministro da Casa Civil. Após receber as informações, Lewandowski deve decidir se Gilmar Mendes pode continuar relatando ações que contestam a nomeação do ex-presidente.

Raul Castro não quis abraço de Obama (VÍDEO)

Imagem
. Sputnik News - 22/03/2016 Veja a situação meio envergonhada entre Obama e Castro! Durante o encontro entre o líder de Cuba Raul ‪‎Castro‬ e o presidente americano Barack ‪‎Obama‬ aconteceu uma situação incômoda – o líder americano tentou abraçar o seu homólogo cubano, o que não agradou ao velho comunista.

O Jornal Nacional não produz grampos, mas edita, esconde e manipula

Imagem
. Instituto Lula - 22/03/2016 14:45  Nas últimas edições do Jornal Nacional, a Rede Globo tem insistentemente reproduzido trechos editados de grampos telefônicos envolvendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ao perceber que esses áudios são mais uma prova de que o ex-presidente jamais praticou nenhum ato ilegal, a emissora não se contentou em fazer apenas jornalismo isento. Vendo fracassada a tentativa de incriminar o ex-presidente, restou à emissora atacar a imagem de Lula, suprimindo o outro lado, fazendo interpretações ilógicas e sensacionalistas das conversas e, pior, editando os áudios para eliminar trechos fundamentais das falas de Lula.

O MENTOR DO GOLPE EM CURSO É UM DEFUNTO. POR PAULO NOGUEIRA

Imagem
por Paulo Nogueira - no DCM - 22/03/2016 Um golpista imortal: Roberto Marinho O mentor do golpe em curso é um morto. O espírito de Roberto Marinho governa os golpistas. Seus três filhos, Roberto Irineu, João Roberto e José Roberto, reproduzem o manual de guerra suja do pai contra a democracia. Em 1954, Roberto Marinho conspirou intensamente contra Getúlio Vargas. Dez anos depois, o alvo foi João Goulart. Hoje, pelos seus filhos, as vítimas são Lula, Dilma e 54 milhões de votos. Entenda Roberto Marinho e você vai entender perfeitamente a louca cavalgada antidemocrática da Globo nestes dias. Roberto Marinho compensava com a sensação de poder os complexos que tinha. Na biografia que escreveu sobre ele, Pedro Bial conta que Roberto Marinho passava pó de arroz para embranquecer a pele morena e salto no sapato para aumentar sua pequena estatura.

PML: Destino de Lula é termômetro do país

Imagem
. por Paulo Moreira Leite - 22 de Março de 2016 O destino de Luiz Inácio Lula da Silva, a ser resolvido pelo Supremo Tribunal Federal, num pedido de habeas corpus entregue a ministra Rosa Weber, será um bom termômetro para se medir o alcance do ataque às liberdades democráticas e direitos individuais em curso no país em fins de março de 2016. Em 1981, quando Lula foi preso pelo regime militar durante as greves no ABC, o ato serviu para definir os limites da democratização, que avança sob a ditadura militar. Em 2016, assistimos a um movimento no mesmo estágio, mas que avança na direção inversa.

Com nova negativa de habeas corpus, tendência no STF é por decisão colegiada

Imagem
LULA Na madrugada desta terça, Luiz Fux negou outro pedido para suspender decisão de Gilmar Mendes. Aguarda-se ainda decisão de Rosa Weber sobre o último habeas corpus, impetrado no domingo por  Hylda Cavalcanti, da RBA   publicado  22/03/2016 10:00,  última modificação  22/03/2016 10:14 ROOSEWELT PINHEIRO/ABR Ministro do Supremo Luiz Fux também negou habeas corpus contra decisão de Gilmar Mendes Brasília – Se depender da maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), a decisão definitiva do tribunal sobre a possibilidade ou não do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ser ministro da Casa Civil só deverá ser tomada após julgamento do colegiado, do dia 30 em diante. Isso porque além dos ministros esbarrarem com uma questão da jurisprudência, que estabelece que não é possível decidir sobre mandado de segurança ou habeas corpus para cancelar ato monocrático dado por um magistrado da mais alta Corte, eles avaliam reservadamente que mais decisões isoladas re

Exclusivo: Encontrada em documento da Lava Jato empresa ligada à Paraty House; no entorno da mansão, três offshore; anotação traz o nome Paula Marinho Azevedo e valor de U$ 134 mil

Imagem
publicado em 22 de março de 2016 às 01:38 O Jornal Nacional esteve em Las Vegas mas não encontrou a Vaincre LLC, uma das donas da Paraty House; ao investigar a empresa, PF pode chegar aos donos da mansão. Eles ocultaram patrimônio, crime do qual é acusado o ex-presidente Lula? Da Redação, com Garganta Profunda - VIOMUNDO Documentos apreendidos pela Polícia Federal no “evento 26″ da Operação Lava Jato, a Triplo X, identificam quem está por trás de uma offshore que é dona da Paraty House e envolvem uma certa Paula Marinho Azevedo, que investigadores terão de determinar se se trata da filha de João Roberto Marinho, um dos controladores do Grupo Globo. A apreensão foi feita na sede da empresa Mossack & Fonseca, na avenida Paulista, em São Paulo. A Mossack, do Panamá, é um dos maiores laranjais do mundo.

Auler a Aragão, ministro da Justiça: a quem assusta cumprir a lei?

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 22/03/2016 Marcelo Auler, em seu blog, publica uma carta aberta ao novo Ministro da Justiça, Eugênio Aragão, que reproduzo por não apenas lembrar as lutas de que todos nós nos dedicamos há décadas como por registrar aquelas às quais, cada um em sua função, nos dedicamos hoje: a defesa do respeito à lei e das liberdade. Somos um geração que sabe muito bem o que significa não tê-los.

O Pré Sal é nosso, do povo brasileiro.

Petrobras anuncia maior descoberta de petróleo do Campo de Libra

Imagem
21 de março de 2016 - 20h41  A Petrobras anunciou nesta segunda-feira (21) que concluiu a perfuração e a avaliação de novo poço no campo de Libra, no pré-sal da Bacia de Santos, encontrando a maior coluna de óleo descoberta pelo consórcio até o momento, com 301 metros de espessura.   Em comunicado ao mercado, a estatal informou que o óleo do poço conhecido como NW5 é de "elevada qualidade". No total, já foram concluídas as perfurações de seis poços em Libra e o sétimo se encontra em fase de perfuração, disse a estatal. O poço, conhecido informalmente como NW5, está 8 km a nordeste do poço descobridor, 2-ANP-2A-RJS, e a 200 km da costa do estado do Rio de Janeiro e faz parte do compromisso firmado no Plano de Avaliação da Descoberta (PAD), aprovado pela ANP em 26/02/2016. Até o momento, foram concluídas as perfurações de seis poços em Libra (cinco pelo Consórcio) e o sétimo (3-RJS-742), também na área noroeste, se encontra em perfuração. O Consórcio de Libra é formado

Moro acredita que salvadores da Pátria devem fazer reforma política. Precisa demonstrar tanta transparência quanto cobra dos eleitos

Imagem
publicado em 21 de março de 2016 às 20:37 Moro the savior, a “revolução” das Mãos Limpas no La Stampa — que acabou no Mãos Sujas Berlusconi — e os intocáveis na Folha de S. Paulo por Luiz Carlos Azenha - no VIOMUNDO Internautas irresponsáveis andaram espalhando inverdades sobre o juiz Sérgio Moro nas redes sociais: que ele é filiado ao PSDB, que o pai fundou o PSDB de Maringá, que a esposa é advogada do PSDB. Se fosse uma campanha política, poderíamos até especular que trata-se de contra-informação: mentiras conscientemente disseminadas para que a verdade, finalmente estabelecida, absolva o injuriado de qualquer outra crítica. Na verdade, não sabemos quais são as posições políticas do juiz Sérgio Moro e as falsas acusações contra ele apenas turvam o entendimento de onde o juiz federal do Paraná pretende chegar. Considerá-lo tucano sem provas factuais não é apenas mentiroso, é um desserviço à informação.

Morfo debocha e manda gravações para o STF decidir o que ele já decidiu

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 22/03/2016 Diz a  Folha  que “o juiz federal Sergio Moro decidiu remeter ao STF (Supremo Tribunal Federal) as escutas telefônicas feitas durante investigações sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Operação Lava Jato.” Depois de tê-las divulgado, ele diz que “independentemente da situação jurídica do ex-presidente [Lula], ainda assim remeter ao egrégio Supremo Tribunal Federal para eventuais medidas cabíveis” sobre os grampos efetuados sobre autoridades com foro restrito ao Supremo Tribunal Federal. Cinismo puro. Divulga e deixa que o Supremo decida sobre o sigilo.

Ao vivo: TEATRO PELA DEMOCRACIA - Rio de Janeiro

Imagem

Para analistas, José Serra assume a face do golpe

Imagem
CRISE Para Maria Victoria Benevides e Francisco Fonseca, articulações do ex-governador de São Paulo mostram real perigo do golpe, mas eles lembram que "forças democráticas e legalistas estão se reorganizando" por  Eduardo Maretti, da RBA   publicado  21/03/2016 20:00,  última modificação  21/03/2016 20:08 MARCOS OLIVEIRA/AGÊNCIA SENADO Enquanto Eduardo Cunha (esq) agiliza tramitação do impeachment, Serra articula nos bastidores São Paulo – A possibilidade de um golpe de Estado contra o governo Dilma Rousseff é real e inegável, mas a reação da sociedade civil está crescendo e a possibilidade de barrar as conspirações também aumenta. Essa opinião é compartilhada pela historiadora Maria Victoria Benevides e pelo cientista político Francisco Fonseca, da Fundação Getúlio Vargas. “Estou com medo de golpe. Estou com medo da convulsão social que pode vir, mas acredito que existe resistência, que há saídas jurídicas se houver um mínimo de espírito público e bom sens

A DIETA DO FASCISMO E O TÊNUE BRILHO DA RAZÃO

Imagem
. por Mauro Santayana - no Jornal do Brasil - 20/03/2016 (Jornal do Brasil) - A Agência Espacial japonesa lançou, há poucos dias, o Telescópio Astro-H, destinado ao estudo do espaço profundo, por meio da captação de raios-x. Trabalhando a uma temperatura próxima do zero absoluto, as diferentes câmeras do Hitomi, ou “pupila” como também é conhecido, são capazes de identificar fontes extremamente distantes e tênues de raios X, e separar a sua luz em um espectro, semelhante a um arco-íris,  identificando os fótons que a compõem, por meio da variação de sua temperatura individual, permitindo o estudo de estruturas supermassivas, como aglomerados de galáxias, e eventos de alta energia, como buracos negros. Se dispuséssemos de um instrumento com acuidade semelhante para detectar, no universo político e empresarial brasileiro  um brilho tênue de razão e equilíbrio, no caótico buraco negro marcado pelo  radicalismo, a cegueira e a rápida sucessão de acontecimentos – muitos del

Plataforma de Armínio para o pós-golpe atenta contra trabalhadores

Imagem
21 de março de 2016  Em entrevista à Folha de S. Paulo, o ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga se coloca mais uma vez ao lado dos que não aceitam o resultado das urnas. Adepto do terrorismo econômico, ele se antecipa e já apresenta o receituário neoliberal para o pós-golpe. A agenda que propõe atenta contra políticas sociais e direitos trabalhistas. Deixa claro que o projeto defendido pela oposição, ignorando as regras democráticas, é anti-povo, concentrador de renda e riqueza.   Fraga, que foi responsável pelo plano de governo da campanha presidencial do tucano Aécio Neves, insiste em fazer valer a sua plataforma, rejeitada nas eleições pela maioria da população. Aproveita a crise – política e econômica – para pregar o retrocesso. À Folha, ele defende abertamente uma “troca de governo (...), enquanto se aguardam eleições e uma liderança com mandato para ir mais fundo nas mudanças”. Ignora que o Brasil passou por um processo eleitoral há pouco mais de um ano, do qual

UMA MÃO LAVA A OUTRA: A FOTO DE ZEZÉ PERRELLA EM APOIO À PF É MAIS UM ESCÁRNIO ÀS LEIS NO BRASIL.

Imagem
por Kiko Nogueira  -  21 de março de 2016 O dono do Helicoca O momento nacional é pródigo em imagens emblemáticas. No futuro os retratos dos protestos antigoverno, com sua profusão de fascistas mimados, será estudada nas escolas do Brasil e do exterior. Quando você acha que não faltava mais nada — torturadores aclamados, corruptos festejados e depois escorraçados, um juiz canonizado, sonegadores reclamando de roubalheira etc —, surge o senador Zezé Perrella. Perrella postou em sua página no Facebook uma fotografia e uma espécie de manifesto em “apoio às propostas de emenda à Constituição que defendem a autonomia administrativa” da PF.

O que Lula tem e o que inventam que ele teria

Imagem
Instituto Lula - 21/03/2016 18:47 . Resposta às acusações sem fundamento contra o ex-presidente Lula . A VERDADE: Lula entrou e saiu do governo com o mesmo patrimônio imobiliário que tinha antes de ser presidente da República: - O apartamento onde ele mora em São Bernardo, na avenida Prestes Maia, o mesmo que ele morava antes de ser presidente, e conhecido por toda a imprensa - Dois apartamentos de 72 m2 na av. Getúlio Vargas, também em São Bernardo. - O rancho “Los Fubangos”, no distrito de Riacho Grande (São Bernardo), na região da represa Billings. OS DOCUMENTOS QUE PROVAM A VERDADE:  A) A declaração de bens de Lula ao TSE em 2002, quando ele foi candidato à Presidência da República. A íntegra pode ser consultada em   http://download.uol.com.br/fernandorodrigues/politicosdobrasil/2002/59-02.pdf :

EUA-Rússia: Grande barganha na Síria?

Imagem
ORIENTE mídia - 21/03/2016 17/3/2016, Pepe Escobar,  SputnikNews http://sputniknews.com/columnists/20160317/1036477086/us-russia-Síria-bargain.html#ixzz43Mw6bx2D É coisa de suspense de espionagem: ninguém diz palavra. Mas há indicações de que a Rússia não anunciaria uma retirada parcial da Síria exatamente dias antes de as negociações de Genebra ganharem ímpeto, a menos que os russos tivessem conseguido costurar uma grande barganha com Washington. Há, sim, alguma espécie de barganha nisso tudo, da qual ainda não se conhecem os detalhes; é o que a própria  CIA  anda dizendo pela boca de seus incontáveis porta-vozes na  Think-tank -lândia dos EUA. E é esse o real significado oculto numa  entrevista cuidadosamente cronometrada para o momento em que apareceu, de Barack Obama . Essa entrevista, por mais que custe crer, é como um documento de importante mudança de política. Obama investe num desses proverbiais saneamentos, e agora admite que a inteligência dos EUA não ident

América Latina se levanta contra golpe articulado no Brasil por interesses estrangeiros

Imagem
. Sputnik News - 21/03/2016 Diversos líderes da América Latina têm se manifestado contra a iminência de um golpe no Brasil. Por trás das campanhas midiáticas a favor do impeachment de Dilma e da prisão do ex-presidente Lula, ganha força a tese de uma articulação de interesses estrangeiros com movimentos de direita para desestabilizar governos de esquerda no continente. FERNANDO FRAZÃO/AGÊNCIA BRASIL Atos em apoio à democracia e manutenção do governo mobilizam capitais do Brasil 9 Na sexta-feira (18), o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos, Luis Almagro, defendeu a continuidade da Operação Lava Jato, mas reiterou que não há fundamento jurídico para tirar a presidenta Dilma Rousseff do cargo. Segundo ele, a líder da nação demonstra, pelo contrário, um claro compromisso com a transparência institucional e com a defesa dos ganhos sociais alcançados pelo país na última década. “Neste momento, a sua coragem e honestidade são ferramentas essenciais