Postagens

Mostrando postagens de agosto 17, 2015

Lula: Nossa tarefa é mobilizar a sociedade para acabarmos com a fome de conhecimento

Imagem
Instituto Lula Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula Discurso do ex-presidente Lula durante o Ato do PT pela Educação, realizado em Brasília em 14 de agosto. Eu queria dizer pra vocês, que eu vim de São Paulo pra cá com uma camisa preta e que eu resolvi, nesse ato, fazer uma homenagem ao Partido dos Trabalhadores, pra pessoas perceberem que nós nunca vamos ter vergonha de ser do Partido dos Trabalhadores.

"Todos os números que temos sobre a atuação do Judiciário são artificiais"

Imagem
23 de agosto de 2015 - no Conjur 3 de agosto de 2015, 12h19 Por  Livia Scocuglia  e  Thiago Crepaldi Desde que assumiu a presidência do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, em fevereiro de 2014, o desembargador federal  Fábio Prieto busca priorizar a atividade-fim do Poder Judiciário: julgar. Pode parecer simples, ou óbvio, mas esse foco se reflete na redução dos estoques de processos no tribunal que ele comanda. Com visão de gestor, tenta incentivar quem faz mais em vez de punir que faz menos. À frente da maior região da Justiça Federal do país (só em 2014, foram mais de 600 mil novos casos), Prieto é visto como um gestor prático, que não espera ter as condições ideais para levar um projeto adiante. Tira do papel e busca adequar a implantação aos planos. Foi assim, por exemplo, com a criação de seções especializadas em julgar matéria penal: não esperou a corte ter mais desembargadores, apenas reorganizou os que tinha. Entre os projetos que toca está a  chegada do proce

Papa Francisco reitera chamado de paz para Ucrânia

Imagem
Roma, 23 ago (Prensa Latina) O papa Francisco reiterou hoje seu chamado a um processo de paz e a uma resposta à emergência humanitária no sudeste de Ucrânia, onde a população insurgida é fustigada por ações bélicas. Ao oferecer sua oração do Angelus, na praça de São Pedro, o Sumo Pontífice chamou uma vez mais ao cumprimento dos acordos pactuados em Minsk, em 12 de fevereiro deste ano, pela Ucrânia, Rússia, França e Alemanha. A referida acordo de 13 pontos incluía, entre outros, o cessar das hostilidades, a retirada de tropas e meios pesados da linha da frente, o intercâmbio de prisioneiros e discussão do status das regiões de Donetsk e Lugansk, entre outros. O Papa indicou que seguia com preocupação a deterioração da situação no sudeste ucraniano, sobretudo, nas últimas semanas, destaca a Rádio Vaticano. Rússia e os grupos de autodefesa de Donetsk e Lugansk denunciaram a violação por parte do exército ucraniano da trégua pactuada na capital bielorussa e acusaram a Kiev de preparar

Zizek: A escolha não é ‘capitulação ou grexit’

Imagem
infoGrécia - 23/08/2015 Num artigo publicado no Nouvel Observateur, o filósofo esloveno diz que a Grécia não está preparada para sair do euro e que primeiro será preciso arrancar o controlo do aparelho de estado, que continua a ser um feudo da direita e da “máquina clientelar corrupta”. Apoiante do Syriza nas últimas eleições,  Slavoj Zizek comenta a situação política grega após a assinatura do terceiro memorando e do “choque devastador” da passagem do ‘Não’ do referendo ao ‘Sim’ a Bruxelas.

Repórter insiste: aeroporto do Aecim exige renúncia

Imagem
Promotoria mineira abafou mineiramente a maracutaia mineira – PHA O  Conversa Afiada  reproduz corajoso depoimento de Lucas Ferraz, o repórter que denunciou a maracutaia do aeroporto do Aécim em Claudio, a seis quilometros do seu “Palacio de Versailles”. Como diria o  Principe da Privataria , o comprador de eleiçao, se o Aecim tivesse um mínimo de dignidade renunciaria ao mandato de senador pelo Rio de Janeiro, depois do que o Lucas reafirmou à Fel-lha: INVERDADES SOBRE O AERÓDROMO DE CLÁUDIO O arquivamento do caso não apaga os fatos levantados e comprovados em uma investigação jornalística legítima e autônoma O jornalista norte-americano Henry Louis Mencken, mestre das tiradas antológicas, cunhou uma, há quase um século, que caberia perfeitamente no Brasil destes tempos: “É difícil acreditar que um homem esteja dizendo a verdade quando você sabe muito bem que mentiria se estivesse no lugar dele”.

A micareta dos analfabetos disfuncionais

Imagem
Viomundo - 22 de agosto de 2015 Um diferença considerável entre 16/08 e 20/08 Politicamente, analfabetos disfuncionais Por Maria Fernanda Arruda*, Correio do Brasil, 21.08.2015 Um brasileiro, em fins do século XIX, competente para ler e escrever, seria um nobre ou até um coronel da Guarda Nacional. Na virada do século, éramos 35% de alfabetizados e, em 1950, apenas 49%. O Brasil somente não foi mais paupérrimo na manipulação das letras e dos números quando a população deixou os campos e chegou às cidades: em 1960, os brasileiros alfabetizados já somavam 60%.

FILA: Organizações sociais uruguaias estão contra a desestabilização no Brasil

Imagem
'Ninguém pode tolerar que os meios de comunicação controlados pela oligarquia estejam trabalhando a favor de um golpe de Estado técnico ou parlamentar' FILA (Fundação para a Integração Latino-americana) - na Carta Maior Diversas organizações sociais e políticas do Uruguai, encabeçadas pela central operária PIT-CNT (Plenário Intersindical dos Trabalhadores – Convenção Nacional dos Trabalhadores), expressaram sua firme posição contra as manobras de desestabilização promovidas pela direita no Brasil, e declararam seu apoio ao governo constitucional.   O texto do documento dizia o seguinte:   “Devido às reiteradas tentativas impulsadas pela direita brasileira de desestabilizar o governo da presidenta constitucional Dilma Rousseff, as organizações abaixo assinadas manifestam seu mais absoluto respaldo ao governo democraticamente eleito pelo povo brasileiro.   A América Latina já se viu submergida em processos ditatoriais dos mais sangrentos, guardadas em nossas tristes me

Opinião: crise ucraniana continua por falta de coragem de Obama

Imagem
Sputnik News - 23/08/2015 Barack Obama entende que a crise ucraniana será resolvida só se o povo norte-americano souber toda a verdade. Por exemplo, que foi Washington que iniciou o conflito, escreve um jornalista norte-americano. Mas o presidente dos EUA tem muito medo dos neoconservadores. A política externa de Barack Obama sempre foi e continua sendo um “mistério”, escreve Robert Parry, do Consortium for Independent Journalism (CIJ). Por um lado, o líder norte-americano se comporta como “realista” e trabalha construtivamente com outros países e atinge assim resultados positivos, por exemplo, o acordo com o Irão, a aproximação com Cuba, explica Perry. No entanto, às vezes ele, ao contrário, “age a favor dos neoconservadores, provocando crises horríveis”, em particular, as guerras na Síria, Líbia e o conflito na Ucrânia, resultado da “tática de golpes” usada por Washington.

Dinheiro da partilha do pré-sal começa a entrar em 2016

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 23/08/2015 Para os “urubus”, que torcem para o preço do petróleo continuar artificialmente deprimido para criar um menosprezo nacional  pela riqueza do pré-sal, uma má notícia hoje, no  Estadão . Em 2016, começam a entrar os recursos do petróleo para o Fundo que vai investir em educação, saúde, tecnologia e meio ambiente. Será menos que o que seria com o petróleo a preço alto, mas com o volume de produção dos poços do pré-sal – quase todos eles extraindo altos volumes, o que elimina “descontos” sobre o percentual de partilha – não haverá redução na parte embolsada pela União.

Reuters: Homem preso em trem está “pasmo” por ser considerado terrorista, diz advogada

Imagem
Por Marine Pennetier e Catherine MacDonald - na Reuters - 23/08/2015 - BRT PARIS/ALGECIRAS, Espanha  (Reuters) - O homem armado que atacou passageiros num trem de alta velocidade na França há dois dias está “pasmo” por estar sendo visto como um militante islâmico e diz que tinha a intenção somente de roubar as pessoas a bordo por estar com fome, afirmou a advogada dele neste domingo. Enquanto surgem os detalhes do início da vida adulta do homem na Espanha, a advogada Sophie David afirmou que o cliente dela, preso perto de Paris, também parecia doente e malnutrido. Fontes francesas e espanholas familiares com o caso o identificaram como Ayoub el Khazzani, marroquino de 26 anos, que era conhecido pelas autoridades europeias como suspeito militante islâmico.

Como fracassará a invasão EUA-saudita-EAU ao Iêmen

Imagem
23/8/2015, Moon of Alabama - no Pravda.ru O "caldeirão" previsto [orig.  predicted cauldron ], com ataque em terra contra o Iêmen, vai cobrando seu preço dos exércitos invasores, saudita e dos Emirados Árabes Unidos. A invasão entrou num beco sem saída.  Notícias e vídeos dos últimos dias mostram que os combates estão ativos, não em favor dos invasores. Em Áden, por onde os soldados dos Emirados Árabes invadiram o país, a al-Qaeda explodiu um quartel da segurança e tomou  várias partes da cidade. Militantes da Al-Qaeda na Península Árabe teriam também explodido três barcos da guarda costeira do Iêmen em Áden. Há rumores de algum tipo de cooperação entre tropas dos  Emirados Árabes Unidos  e al-Qaeda. Forças especiais dos Emirados Árabes Unidos libertaram um Robert Stuart Douglas em Áden. Douglas é britânico, mantido refém pela al-Qaeda desde 2014. Essa 'libertação de refém' foi parte de algum acordo?

Arca de Noé da direita americana

Imagem
Ao avesso do tradicional ramerrão eleitoral da direita portuguesa que, de quatro em quatro anos, modera o discurso dos mais empedernidos candidatos conservadores, a antecipação do escrutínio presidencial estadunidense está a dar azo a uma invulgar competição de reacionarismo entre os dirigentes do Partido Republicano. Por António Santos, no Jornal Avante   Ao passo que para o PS, PSD ou mesmo CDS-PP, um acesso de frontalidade equivaleria a cometer suicídio político, nos EUA, os homens que se perfilam para a nomeação republicana vêm assumindo as mais virulentas declarações de guerra ao progresso como um trunfo midiático. O senador do Texas, Ted Cruz, inaugurou a campanha às primárias republicanas com um desafio aos outros candidatos: “Todos vão dizer que ‘Eu sou o homem mais conservador que alguma vez viveu’, mas falar é fácil. Digam-me antes o que defenderam e pelo que lutaram”, rematou. Estava lançado o mote para uma bizarra corrida de pureza ideológica em que o pódio pertence

RBA: Aos cinco anos, os novos passos da TV dos Trabalhadores

Imagem
Primeira concessão de canal aberto mantida por entidades do movimento sindical amplia parcerias e programação por  Redação RBA   publicado  23/08/2015  DIVULGAÇÃO A  TVT , mantida pelos sindicatos dos Metalúrgicos do ABC e dos Bancários de São Paulo, completa cinco anos no ar neste 23 de agosto com a ampliação de sua grade de conteúdo próprio. Desde a primeira semana do mês, o telejornal diário  Seu Jornal  passou a ser exibido em novo horário, das 19h15 às 20h, com reportagens exclusivas e colunistas como o cientista político Paulo Vannuchi, o economista Guilherme Mello, professor da Unicamp, e o ativista Douglas Belchior. A expectativa da direção é, nos próximos meses, apresentar uma edição também aos sábados. Com a expansão do  Seu Jornal  em 15 minutos e a estreia de produções, a  TVT  terá média diária de 90 minutos de produção exclusiva de segunda a sexta-feira.

AFP: Incêndio e explosões em instalação militar dos EUA no Japão (Jiji Press)

Imagem
AFP / Paul J. Richards Um habitante da zona disse ter ouvido ao menos dez explosões AFP - 24/08/2015 Um incêndio foi declarado na madrugada desta segunda-feira em uma instalação militar americana perto de Tóquio, provocando várias explosões, informou a agência de notícias Jiji Press. Um depósito nas instalações de Sagamihara, no distrito de Kanagawa, perto de Tóquio, estava em chamas, disse a agência, citando os bombeiros locais e outras fontes. Um habitante da zona disse ter ouvido ao menos dez explosões, acrescentou.

Paulo Nogueira: A guerra primitiva dos paulistanos contra a bicicleta e contra o progresso.

Imagem
Postado em   23 ago 2015 por :   Paulo Nogueira Punido por tentar tirar SP do atraso Você mede hoje o avanço social de uma grande cidade pelas bicicletas. Quanto mais ciclistas, mais avançada. Copenhague e Amsterdã são modelos mundiais. Londres, Nova York e Paris se empenham tenazmente para aumentar o número de bicicletas nas ruas e reduzir o de carros. São Paulo, miseravelmente, ficou para trás, por conta de administrações ineptas. E quando aparece enfim um prefeito disposto a corrigir um atraso humilhante ele é recebido não com aplausos – mas com uma camada selvagem de resistência.

Fernando Brito: O poder supremo dos “sem-voto”

Imagem
POR FERNANDO BRITO · 23/08/2015 - NO TIJOLAÇO Outro dia escrevi aqui sobre o que é, para mim, a maior ameaça à democracia no Brasil: a distorção do papel do Judiciário (e dos organismos que a ele se vinculam), que hoje, sensivelmente, vai assumindo o papel tutelar que, até bem próximo ao final do século passado, os militares tiveram sobre o Estado democrático e que, seja pelo exercício direto do poder, seja pela situação de temor criado sobre governos eleitos, circunscrevia a autonomia dos governantes. Disse que os juízes, excitados pelo Ministério Público, como os generais empolgados pelo oficialato jovem e ansioso, vão se dando a arreganhos de poder. E tal como dos fardados, não raramente nem se pode discordar dos togados nas boas intenções, aquelas que lotam o Inferno, como dizia minha avó. Mas, igualmente, jamais se pode deixar de ver que isso altera o fundamento da autoridade popular, que se exerce pelos eleitos ao Executivo e ao Legislativo, entregando-a corporaçõ

Pleno da OAB-SP deve julgar se cassará inscrição de José Dirceu

Imagem
23 de agosto de 2015, 15h20 - no Conjur Conselheiros da seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil devem analisar na próxima segunda-feira (24/8) se a entidade vai cassar o registro do ex-ministro José Dirceu. O pedido foi apresentado por um advogado que questiona por que Dirceu continua com a situação regular na entidade depois de ser condenado por corrupção ativa na Ação Penal 470, o processo do mensalão. Segundo o autor, as condutas imputadas a ele pelo Supremo Tribunal Federal são contrárias à idoneidade moral exigida para se exercer a advocacia. José Dirceu está preso no Paraná, depois de ser citado na operação "lava jato". A carteira 90.792 só será cassada ou suspensa se houver voto favorável de ao menos dois terços dos 80 conselheiros titulares. Em 2010, o  Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-SP negou  outro pedido apresentado contra Dirceu com base na cassação do cargo de deputado federal, por falta de decoro parlamentar. Na época, o tribunal ava

Vicenç Navarro: A alemanização da União Europeia

Imagem
O que estamos vendo na Grécia é a III Guerra Mundial, uma guerra sem disparos e sem soldados, realizada por indivíduos com gravatas e um sorriso nos lábios Por Vicenç Navarro* - na Carta Maior No discurso que deu no dia 15 de julho, o então ministro da Fazenda da Grécia, Yanis Varoufakis, se referiu às reformas impostas ao país pelo Eurogrupo (grupo no qual o ministro da Fazenda alemão, Wolfgang Schäuble, era figura dominante) como comparáveis ao que “ocorreu em Versalhes”, quando os vencedores da I Guerra Mundial impuseram à Alemanha medidas tão duras que foram a causa, mais tarde, do cenário que levou à II Guerra Mundial. Tais medidas eram, nem mais nem menos, os pagamentos que os Aliados exigiam à Alemanha como reparações pelos danos causados por aos vencedores durante o conflito militar. A severidade de tais medidas, claramente impostas pelos vencedores aos vencidos, era a imagem à qual Varoufakis fazia referência em sua exposição, que não passou desapercebida no noticiá

Imposto sobre lucros e dividendos renderia R$ 50 bilhões por ano

Imagem
Economia Entrevista Rodrigo Orair “'Jabuticabas' consolidaram subtributação do lucro no Brasil” por André Barrocal — na Carta Capital - publicado 22/08/2015 Para economista do Ipea e do Pnud, experiência dos EUA serve de exemplo para recuo em lei tributária favorável aos ricos Wilson Dias/ Agência Brasil "Como manter uma das sociedades mais desiguais do planeta? Isso requer estruturas e instituições   voltadas para perpetuação do statos quo. A estrutura tributária é uma delas" Dados recém-divulgados pela Receita Federal mostraram como os  ricos pagam pouco imposto  no Brasil. Uma das principais razões da boa vida é uma lei prestes a completar vinte anos, a 9.249. Ela garante duas alegrias ao andar de cima. Isenta de Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) o dinheiro recebido por donos e acionistas de empresas na forma de lucros e dividendos. E permite às firmas inventar uma despesa, os juros sobre capital próprio, para reduzir o lucro sobre o q

DW: Reino Unido reabre embaixada no Irã

Imagem
Representação diplomática em Teerã reabriu suas portas após quatro anos desativada. Cerimônia foi presidida pelo ministro do exterior britânico, Philip Hammond. Prédio havia sido fechado depois de ser invadido em 2011. DW - 23/08/2015 Ministro do Exterior britânico, Philip Hammond, desembarca em Teerã A embaixada britânica em Teerã voltou a abrir suas portas neste domingo (23/08) depois de quatro anos fechada. A reinauguração foi presidida pelo ministro do exterior britânico, Philip Hammond. "A cerimônia de hoje marca o fim de uma fase no relacionamento entre nossos dois países e o início de uma nova, que promete ser melhor", afirmou. "A reabertura da embaixada britânica reflete o fato de que o Ocidente reconhece o papel construtivo do Irã", observou o ministro iraniano do Exterior, Mohammed Jawad Zarif, citado pela agência de notícias Fars. Sarif e Hammond – o primeiro ministro do Exterior britânico a visitar o país em mais de 12 anos –, agendaram para

Jânio de Freitas: Provas no hospício.

Imagem
Por Jânio de Freitas Da Folha de S. Paulo É até engraçada, sem que deixe de ser o oposto disso, a expectativa generalizada sobre o que um acusado da extorsão de US$ 5 milhões causará ao país: vai abalá-lo ainda mais com suas pautas-bombas, ou enfim vai reprimir sua natureza? Incluirá na pauta da Câmara um pedido de impeachment, ou vai investir contra o procurador-geral da República? Se um país chega a esse ponto, com o ambiente político e econômico em dependência tão patética, está muito enfermo. Fosse gente, seria recolhido ao hospício. Como não é gente, faz suspeitar de que seja o próprio hospício. Logo, falemos de Eduardo Cunha. Para começar, duvidando de que alguém possa prever com razoável segurança a conduta do presidente da Câmara no futuro imediato. Apesar disso, pode-se sondar, em linhas gerais, hipóteses que tenha à sua frente.

PML: Acordo com Cunha é novo mensalão-PSDB-MG

Imagem
Por Paulo Moreira Leite A indignação diante da generosidade exibida pelo PSDB em função da denúncia de que Eduardo Cunha recebeu uma propina de US$ 5 milhões não deve iludir ninguém. Apenas demonstra que, mesmo celebrada com trombetas quando ajuda a atacar o adversário, a ética é uma planta destinada a subordinar-se às necessidades da política.  Creio que ninguém esqueceu o que se passou com o mensalão do PSDB-MG. Mais antigo do que o esquema de financiamento do PT, o esquema tucano começou a ser apurado mais tarde, permitindo que a impunidade geral dos acusados fosse garantida em duas etapas. Primeiro, os réus foram separados em dois grupos -- aqueles que tinham direito a foro privilegiado, e seriam, em tese, julgados pelo STF. O segundo grupo, formado por réus sem mandato, seria julgado numa vara de primeira instância da Justiça comum. Na segunda etapa, os réus com direito a foro puderam renunciar a seus cargos e, com autorização do STF, conseguiram que o caso fosse examinado

Paulo Nogueira: O que significa o silêncio de Aécio e FHC sobre Cunha.

Imagem
Postado em   23 ago 2015 por :   Paulo Nogueira Hahaha Tão tagarelas ao dar lições de moral nos últimos meses, FHC e Aécio estão mantendo um silêncio de  vaca amarela  sobre o caso Eduardo Cunha. Tem um preço este mutismo de ocasião. Cada palavra silenciada desmoraliza as pronunciadas contra o governo Dilma. FHC e Aécio simbolizam o Brasil farisaico, em que a corrupção é encarada conforme a ocasião. Você faz cara de indignado se o acusado é um petista. Condena liminarmente.

Emir Sader: Por que a direita saiu do armário?

Imagem
Essas manifestações são a prova mais eloquente que os governos do PT não amaciaram a luta de classes, mas a acirraram. por Emir Sader em 23/08/2015 - no Blog do Emir Quando se usa essa expressão, não se está querendo dizer que ela estivesse escondida até recentemente. A direita, na era neoliberal, no Brasil, é representada pelos tucanos e seus aliados e sempre esteve ocupando o campo político como alternativa aos governos do PT.   O que há de novo é a consolidação de um setor de extrema direita na classe média, que teria colocado recentemente as manguinhas pra fora, constituindo-se no fator novo no cenário politico nacional. E que parece que veio para ficar.   Sem discutir a tese da Marilena Chauí – que esse setor insiste em confirmar – de que a classe média seria fascista, é inegável que pelo menos um setor dela assume teses fascistas e o faz da maneira mais escancarada, quase como um clichê, pelos slogans que exibe, pela atitude agressiva e discriminatória, pelo racismo,

Saul Leblon: O novo normal e o cemitério das nações

Imagem
É preciso ir à essência para escapar aos coveiros que recusam ao Brasil outro destino que não o cemitério das nações. por: Saul Leblon  - na Carta Maior A ideia de que o Brasil não tem mais jeito é poderosa, conta com avalistas de peso.   Interesses antipopulares, em qualquer época, acalentam esse horizonte sem ponto de fuga, onde se possa acuar qualquer iniciativa que desafie a lógica conservadora.    Essa por exemplo: dar a Moro o que é de Moro; e devolver à sociedade brasileira a prerrogativa de organizar o seu desenvolvimento, recapacitar suas empreiteiras, resgatar projetos estratégicos, descongestionar o  futuro, o investimento, o emprego e a renda.   ‘Não, não, não , isso não pode, é pênalti’, apita o bandeirinha José Serra.

MIGUEL DO ROSÁRIO: Adesão do Itaú ao “não vai ter golpe” encerra agosto

Imagem
POR  MIGUEL DO ROSÁRIO  · 23/08/2015 Em post anterior, o internauta André Araújo menciona Alexis de Tocqueville, que, além de autor do clássico Democracia na América, também foi um genial intérprete das crises políticas que assolaram a França durante mais de 50 anos, a partir da revolução de 1789. Em “Souvenirs”, Tocqueville discorre especificamente sobre a grande crise política que vai de 1830 até 1848, quando uma nova revolução acontece, a monarquia cai pela segunda e última vez, e se instaura a segunda república. A  entrevista do presidente do Itaú , Roberto Setúbal, à Folha, me fez lembrar esse livro, porque a técnica do autor é de ilustrar, em grandes linhas, os movimentos das novas classes sociais que emergiram após a revolução. É uma técnica da qual precisamos hoje.

PHA: Dilma chama Gilmar de golpista!​

Imagem
É a resposta à tentativa de Golpe com a sediciosa PF do zé – PHA A propósito da  operação  Golpista  do Ministro (sic) do TSE (sic), onde pululam tucanos, como mostrou o Mauricio Dias ,  a Presidenta Dilma distribuiu a seguinte nota, que “chama às falas” os golpistas que insistem no furdunço que o  dono do Itaú repele : Nota à imprensa 1 – A decisão tomada pelo Ministro Gilmar Mendes em relação à prestação de contas da campanha da presidenta Dilma Rousseff será devidamente questionada no TSE. Desde o final do segundo turno eleitoral, outros três processos estão em curso na Justiça Eleitoral, com o claro objetivo por parte do PSDB de questionar uma vitória eleitoral conquistada legitimamente na eleição presidencial de 2014.