DW: Reino Unido reabre embaixada no Irã

Representação diplomática em Teerã reabriu suas portas após quatro anos desativada. Cerimônia foi presidida pelo ministro do exterior britânico, Philip Hammond. Prédio havia sido fechado depois de ser invadido em 2011.
Ministro do Exterior britânico, Philip Hammond, desembarca em Teerã
A embaixada britânica em Teerã voltou a abrir suas portas neste domingo (23/08) depois de quatro anos fechada. A reinauguração foi presidida pelo ministro do exterior britânico, Philip Hammond. "A cerimônia de hoje marca o fim de uma fase no relacionamento entre nossos dois países e o início de uma nova, que promete ser melhor", afirmou.

"A reabertura da embaixada britânica reflete o fato de que o Ocidente reconhece o papel construtivo do Irã", observou o ministro iraniano do Exterior, Mohammed Jawad Zarif, citado pela agência de notícias Fars. Sarif e Hammond – o primeiro ministro do Exterior britânico a visitar o país em mais de 12 anos –, agendaram para o mesmo dia uma entrevista coletiva conjunta. Hammond tem marcada também uma reunião com o presidente iraniano, Hassan Rohani.

A embaixada ocupa o mesmo prédio da antiga sede, fechada em novembro de 2011, depois de ter sido invadida por manifestantes que protestavam pelo apoio de Londres às sanções contra o Irã, por causa do programa nuclear do país.
Os invasores depredaram alguns escritórios, mas não houve feridos. Pouco antes, o Parlamento iraniano havia votado pela expulsão do embaixador britânico. Londres acusou o governo iraniano de ter tolerado a invasão da embaixada. Em seguida, tanto Londres como Teerã fecharam suas embaixadas.
A reabertura da embaixada iraniana em Londres também foi agendada para este domingo.
MD/afp/rtr/dpa

Comentários