Papa Francisco reitera chamado de paz para Ucrânia

Imagen de muestraRoma, 23 ago (Prensa Latina)

O papa Francisco reiterou hoje seu chamado a um processo de paz e a uma resposta à emergência humanitária no sudeste de Ucrânia, onde a população insurgida é fustigada por ações bélicas.
Ao oferecer sua oração do Angelus, na praça de São Pedro, o Sumo Pontífice chamou uma vez mais ao cumprimento dos acordos pactuados em Minsk, em 12 de fevereiro deste ano, pela Ucrânia, Rússia, França e Alemanha.

A referida acordo de 13 pontos incluía, entre outros, o cessar das hostilidades, a retirada de tropas e meios pesados da linha da frente, o intercâmbio de prisioneiros e discussão do status das regiões de Donetsk e Lugansk, entre outros.

O Papa indicou que seguia com preocupação a deterioração da situação no sudeste ucraniano, sobretudo, nas últimas semanas, destaca a Rádio Vaticano.

Rússia e os grupos de autodefesa de Donetsk e Lugansk denunciaram a violação por parte do exército ucraniano da trégua pactuada na capital bielorussa e acusaram a Kiev de preparar uma grande ofensiva contra os insurgentes da região de Donbass.

Moscou recusou o golpe de estado perpetrado por forças ultradireitistas, com apoio de paramilitares neofascistas, em fevereiro do passado ano, apoiou a soberania da Crimea e a causa da população do Donbass.

lma/To/cc
Modificado el ( domingo, 23 de agosto de 2015 )

Comentários