Postagens

Mostrando postagens de julho 29, 2015

Ao mandar prender presidente da Eletronuclear, Moro inverte ônus da prova

Imagem
"LAVA JATO" 4 de agosto de 2015, 18h47 - no Conjur Por  Pedro Canário Ao mandar prender os apontados nas investigações envolvendo a Eletronuclear na operação “lava jato”, o juiz federal Sergio Fernando Moro determinou a inversão do ônus da prova. Ele mandou prender o presidente afastado da estatal, o almirante reformado Othon Luiz Pinheiro da Silva, por entender que “parece difícil justificar de maneira lícita” pagamentos feitos por empresas envolvidas na operação a uma consultoria que foi tocada por ele e hoje está no nome de sua filha.

EFE: Departamento de Justiça dos EUA investiga operações do Deutsche Bank AG

Imagem
EFE - Washington,4 ago 2015 Departamento de Justiça dos Estados Unidos abriu investigação contra o Deutsche Bank AG. EFE/Sergei Ilnitsky O Departamento de Justiça dos Estados Unidos abriu uma investigação contra o banco alemão Deutsche Bank AG, por participação de supostas operações de lavagem de bilhões de dólares de clientes russos, informou nesta terça-feira o portal financeiro "Bloomberg". As operações conhecidas como "espelho", os clientes poderiam movimentar grandes quantidades de dinheiro através da compra e venda de rublos e dólares entre Moscou e Londres, sem notificar as autoridades reguladoras. O montante envolvido seria de mais de US$ 6 bilhões (R$ 20,8 bilhões), entre 2011 e 2015.

Independência da Catalunha: o que Madri pode (ou não) fazer, e como o Brasil deveria agir

Imagem
Sputnik News - 04/08/2015 Depois de muitos anos, os habitantes da região autônoma da Catalunha entreveem agora, com as anunciadas eleições de setembro, uma nova chance de avançar a causa independentista. Em entrevista exclusiva à Sputnik, Mario Vendrell, presidente da Associação Cultural Catalonia, disse que Madri “não pode fazer nada” e defendeu o diálogo entre as nações. A  entidade  presidida por Vendrell, fundada em 1990 por imigrantes catalães e seus descendentes no Brasil, é reconhecida oficialmente pelo Governo Autônomo da Catalunha (Generalitat de Catalunya). 

AFP: Sorrentino inicia filmagens de série de TV sobre o Vaticano

Imagem
AFP / Valery Hache O diretor italiano Paolo Sorrentino durante o Festival de Cannes, no dia 21 de maio de 2015 AFP - 04/08/2015 O famoso cineasta italiano Paolo Sorrentino, que venceu o Oscar de 2013 com "A Grande Beleza", iniciou nesta terça-feira em Roma as filmagens para sua primeira série de televisão sobre um fictício primeiro papa ítalo-americano. A série, cujo título provisório é "Young Pope" (O Papa jovem), terá oito capítulos de 50 minutos e será coproduzido pela Sky Italia, a americana HBO e a francesa Canal +. As filmagens começaram em Villa Medicis, a histórica sede da Academia da França, onde segundo o jornal Il Messaggero foram reconstruídas as imponentes salas do Vaticano. O ator britânico Jude Law interpretará o papa da série, enquanto a americana Diane Keaton interpretará a freira Mary, mão direita do pontífice. A série, escrita por Sorrentino, contará com um elenco de estrelas, incluindo Javier Cámara, Cecile de

Paulo Nogueira: As preciosas reflexões de Xico Sá sobre a imprensa, a Justiça e Sérgio Moro

Imagem
Postado em   04 ago 2015 por :   Paulo Nogueira Clap, clap, clap Xico Sá é um exemplar do jornalista ideal: imparcial e apartidário. Fora estes atributos, é um sujeito inteligente. Por isso tudo, deve-se ouvi-lo com atenção. Poucas vozes captam com tamanha precisão o estado da mídia brasileira. Não só da mídia, a rigor – mas da cena política nacional. Nas últimas horas, Xico Sá produziu alguns haicais – como eram conhecidos os poemas sintéticos japoneses – que jogam luzes nas sombras da Lava Jato. Ele os postou no Twitter.

Pressão sobre BBC reflete debate global sobre emissoras públicas

Imagem
A BBC está em negociações para a renovação de sua concessão BBC - 04/08/2015 O governo britânico vem causando um grande debate no país sobre o futuro da BBC ao propor mudanças na programação e no modelo de financiamento da emissora pública. A Royal Charter (Carta Real), documento que regula as operações da BBC, está em processo de renegociação - o que ocorre a cada 10 anos - e o governo abriu um processo de consulta pública, sob a coordenação do ministro da Cultura, John Whittingdale. Whittingdale chegou a descrever a emissora pública de rádio, TV e internet como "inchada". O governo quer que a corporação, inteiramente financiada com dinheiro público através de uma taxa anual paga por cada domicílio que possui pelo menos uma TV, se concentre mais nas funções de 'informar' e 'educar' - e menos na de 'entreter'.

Luis Nassif: A dificuldade em se montar o segundo tempo

Imagem
TER, 04/08/2015 - 18:58 Luis Nassif Há notícias de que a presidente Dilma Rousseff pretende desfechar um plano de marketing para conter a queda da popularidade. Na política, recorre ao marketing que não tem discurso. Exposição pública sem conteúdo é tiro no pé, tão grande quanto os passeios de bicicleta denotando uma (falsa) tranquilidade que não passa a ideia de solidariedade com as vítimas da crise. Não será percorrendo o país e relembrando o passado que Dilma conseguirá reverter sua impopularidade.

Planalto celebra dois anos do Mais Médicos

Imagem
'Faltava médico em tudo quanto era canto. Hoje, nós mudamos essa situação: todos os 5.570 municípios deste país possuem médicos.' Najla Passos - na Carta Maior Em meio ao agravamento da crise política, o Palácio do Planalto decidiu criar uma agenda positiva a partir da comemoração dois anos de implantação do Mais Médicos. Nesta terça (4), a presidenta Dilma Rousseff participou, acompanhada dos seus principais ministros, de uma cerimônia para celebração dos resultados do programa, que ostenta méritos como o de ter levado atendimento médico para os 700 municípios brasileiros e 34 distritos de saúde indígena que não contam com nenhum profissional da área.     Na cerimônia, uma presidenta altiva e sorridente lembrou os percalços enfrentados pelo seu governo para conseguir viabilizar o Mais Médicos, que hoje é unanimidade nacional. “Quero dizer para os senhores que, logo depois, que nós falamos que íamos lançar, e que começaram as críticas, eu recebi vários conselhos para

Rui Falcão defende direito de defesa de Dirceu e critica atuação da mídia

Imagem
Em entrevista coletiva após reunião da executiva nacional do PT, nesta terça-feira (4), o presidente da legenda, Rui Falcão, criticou a campanha da mídia para atacar a sigla e defendeu o respeito ao direito de defesa do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu nas investigações da Operação Lava Jato. Rui Falcão é presidente nacional do PT Para Falcão, é preciso garantir ao ex-ministro José Dirceu, preso na Operação Lava Jato, o direito de se defender. “Deve haver ônus (da prova) para quem acusa. Qualquer pessoa é inocente até que se prove o contrário. Dirceu é inocente até que se prove o contrário. Ele e todos os outros que foram acusados”, disse Rui Falcão, ressaltando que toda pessoa acusada tem que ter direito de ampla defesa e contraditória. “No Brasil, estão invertendo o princípio”, completou. Rui também comentou o ataque à bomba contra o Instituto Lula, na última quinta-feira (30), classificando o atentado como “fascista e terrorista”. Para ele, a forma superficial com que

Prisão de Dirceu enquanto cumpria pena divide opiniões no mundo jurídico

Imagem
OUTRA INVESTIGAÇÃO 4 de agosto de 2015, 13h58 - no Conjur Por  Sérgio Rodas O fato de o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu ainda estar cumprindo sua pena da Ação Penal 470, o processo do mensalão, em prisão domiciliar não impediu que ele fosse preso preventivamente por suspeita de ter cometido outros crimes. A decisão do juiz federal Sergio Moro, responsável pelos processos decorrentes da operação "lava jato" em primeira instância, de ordenar  a detenção do petista divide a opinião de especialistas ouvidos pela revista eletrônica  Consultor Jurídico .

Oposição quer impedir PT de assumir comando de novas CPIs na Câmara

Imagem
Deputado Mendonça Filho líder  do DEM Criado em  04/08/15 14h33  e atualizado em  04/08/15 15h15   Por  Carolina Gonçalves  Edição: José Romildo  Fonte: Agência Brasil As novas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) que ainda nem foram instaladas na Câmara - aguardam ainda a indicação de nomes de partidos - deram o primeiro sinal das tensões que devem marcar a relação entre governistas e oposição neste segundo semestre. Em encontros que ocorreram na casa do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e nas primeiras reuniões de trabalho desta terça-feira (4), oposicionistas costuraram acordo para tentar impedir que o PT assuma qualquer cargo de importância como o comando ou a relatoria das comissões investigativas que vão tratar de denúncias de irregularidades envolvendo os fundos de pensão e o Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

“Até o final do ano, tentarão prender o Lula”: um depoimento exclusivo!

Imagem
Moro, o juiz camisa preta, faz tabelinha com a Globo por Rodrigo Vianna - 04/08/2015 A frase que dá título a esse texto não foi dita por um militante petista desvairado. Nem por um jornalista (como esse que escreve) afeito a teorias da conspiração. Saiu da boca de um advogado paulistano, bem-sucedido, com sólida formação acadêmica (é também professor de Direito), sócio de um escritório na região da avenida Paulista. Detalhe: ele votou em Aécio no ano passado, mas não disse a frase em tom de “comemoração”, mas de alerta. A conversa aconteceu num encontro social privado, há alguns dias, antes portanto da prisão de José Dirceu. O advogado, a quem conheço há mais de 30 anos, tem na sua carteira de clientes alguns empreiteiros. Um deles está em prisão domiciliar, por causa da Lava-Jato, e algumas semanas atrás foi obrigado a depor algemado em Curitiba – como forma de pressão.

DW: Caso "Netzpolitik" vira batalha política na Alemanha

Imagem
Data 04.08.2015 Autoria Ben Knight (cn) - DW Após denunciar blogueiros por "traição" e abrir debate sobre liberdade de expressão no país, procurador-geral diz que governo Merkel interfere no Estado de direito e acaba afastado do cargo pelo ministro da Justiça. Apesar de politicamente isolado, o procurador-geral da Alemanha, Harald Range, decidiu que não cairia sem lutar. Ao acusar o governo de "intromissão intolerável", o jurista transformou a controvérsia sobre as  acusações de traição  contra os jornalistas do blog  Netzpolitik  em uma disputa política e constitucional, que acabou lhe custando seu cargo nesta terça-feira (04/08). "Influenciar as investigações porque o possível resultado pode não ser politicamente oportuno é uma intervenção intolerável à independência da Justiça", declarou Range a jornalistas, antes de desaparecer sem responder nenhuma pergunta.

Janio de Freitas: José Dirceu poderia evaporar por aí sem dificuldade, mas escolheu ficar. Por quê?

Imagem
publicado em 04 de agosto de 2015 - no  Viomundo Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil  Dirceu outra vez Sob suspeita, ex-ministro teve várias chances de fugir, mas escolheu ficar; por qual motivo, só ele poderá dizer JANIO DE FREITAS, na Folha de S. Paulo A prisão de José Dirceu foi a menos surpreendente de quantas a Lava Jato faz desde março do ano passado. Se justificada ou não, vamos saber quando os integrantes da Lava Jato apresentarem em juízo o que veem como provas convincentes. A carga pesada de acusações apenas verbais, feitas pelo procurador Carlos Fernando dos Santos Lima, desde logo criou uma imprecisão sujeita a reparo histórico e atual. Foi quando definiu Dirceu como “o instituidor e beneficiário” do “esquema” de corrupção na Petrobras. Dizê-lo instituidor é aliviar de um grande peso acusatório os empreiteiros e ex-dirigentes da Petrobras que têm feito delação premiada e, por isso, são chamados pelos componentes da Lava Jato de “colaboradores”. Ain

VANNUCHI: 'Lava Jato é operação política e partidária disfarçada de operação policial e judicial'

Imagem
Prevista já há algum tempo, prisão de José Dirceu alimenta o ódio da mídia e das elites, em espetáculo sem novidades, às vésperas de uma nova manifestação contra o governo, diz analista por  Redação RBA   publicado  04/08/2015 13:13,  última modificação  04/08/2015 13:50 REPRODUÇÃO/TV BRASIL Comentárista critíca 'espalhafato' em torno da prisão de José Dirceu São Paulo – A mídia criou um espetáculo em torno da prisão de José Dirceu, o que mais uma vez coloca em questão a credibilidade da operação Lava Jato, que "se revela uma grande operação política e partidária, disfarçada de operação policial e judicial", afirmou hoje em seu comentário à  Rádio Brasil Atual  o analista político Paulo Vannuchi. "A grande notícia de hoje (4) é todo o espetáculo, o espalhafato, em torno da prisão de José Dirceu, a prisão de uma pessoa que já estava presa. Era uma prisão absolutamente antevista. Ele sabia, todo mundo sabia. O noticiário vem há semanas e meses

Grécia: “Terceiro 'resgate' foi desenhado para fracassar”- Yanis Varoufakis, entrevista a El País, Espanha

Imagem
Claudi Pérez  "Consegui mudar a opinião de 6, em 8. Perdemos. Foi uma boa luta." Dois dias, uma noite  (2015), dir. Jean-Pierre e Luc Dardenne  [epígrafe acrescentada pelos tradutores]) "Em 1967, foram os tanques; em 2015, foram os bancos. (...) O que se tem é uma força que ninguém consegue fazer parar, batendo contra objeto que até agora ninguém conseguiu mover. O que ninguém até agora conseguiu mover é a lógica fixa, paralisada, a irracionalidade do Eurogrupo. A força que ninguém consegue deter é a história. O confronto sempre gerará muito calor e fúria. Há de gerar também alguma luz" [YV,  El Pais ]. El País :  Por que todas as entrevistas suas que já li começam com uma pergunta sobre se o senhor está bem, se, como se vê, o senhor está realmente muito bem? Yanis Varoufakis:  Suponho que os jornalistas assumam que eu teria de estar deprimido, de algum modo, por já não ser ministro. Mas não entrei na política como carreira. Entrei na política para te

Eduardo Guimarães: Blog irá a Lewandowski por paralisação de representação contra Moro

Imagem
Posted by  eduguim  on 04/08/15 • Categorized as  Ativismo político   Na tarde da segunda-feira 4 de maio de 2015, foi protocolada no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) representação disciplinar de autoria deste blogueiro contra o magistrado Sergio Fernando Moro, que oficia perante a 13ª Vara da Justiça Federal do Paraná. A reclamação contra o magistrado deveu-se a fatos como a recente prisão temporária da cunhada do ex-tesoureiro do Partido dos Trabalhadores João Vaccari Neto, senhora Marice Corrêa Lima. A reclamação também foi feita contra a omissão de Moro no que diz respeito à investigação dos vazamentos (seletivos) da Operação Lava Jato; contra a investigação apenas do tesoureiro do PT apesar de partidos como PMDB e PSDB terem recebido as mesmas doações de empreiteiras pelas quais o Partido dos Trabalhadores está sendo investigado; contra uso da pena de prisão para obter “delações premiadas”, que têm que ser objeto de ação voluntária dos que se candidatam a obter esse ben

O que a defesa de Dirceu diz sobre os 39 milhões

Imagem
Postado em  4 de agosto de 2015 - no  DCM A defesa de Dirceu se manifestou. Abaixo, um trecho sobre os 39 milhões de reais citados pela PF. “Roberto Podval [advogado de Dirceu] alerta para o cálculo equivocado apresentado pela Polícia Federal sobre os supostos recebimentos ilícitos por meio da JDA. Na coletiva pela manhã, o delegado Márcio Anselmo afirmou que o montante chegaria a R$ 39 milhões. “Esse é o total faturado pela empresa em 8 anos de atividade, quando atendeu a cerca de 60 clientes de quase 20 setores diferentes da economia”, diz Podval. “Não há qualquer razoabilidade imaginar que os pagamentos de multinacionais de diversos setores da indústria teriam relação com o suposto esquema criminoso na Petrobras.”

Fernando Brito: Destruam os líderes e destruirão um povo

Imagem
4 de agosto de 2015 | 09:58  Autor: Fernando Brito A prisão de José Dirceu é – exceto, talvez, para o songamonga do Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo –  um passo no objetivo cuidadosamente traçado – e faz muito tempo – de chegar-se ao “grande prêmio” da Operação lava-Jato: o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva. Só um tolo não vê que estamos diante de um jogo de “bombas” noticiosas que, como o artefato atirado semana passada contra os portões do Instituto Lula, vão sinalizando estrepitosamente onde se quer chegar, muito mais do que onde os fatos levam. Dito isso, não preciso dizer qual é o meu conceito sobre o núcleo burro do governo.

Jacques Wagner diz que prisão de José Dirceu pode prejudicar ambiente de negócios do país

Imagem
Sputnik News - 03/08/2015 A prisão do ex-ministro da Casa Civil e ex-presidente do PT – Partido dos Trabalhadores, José Dirceu, num dos desdobramentos da 17.ª fase da Operação Lava Jato, poderá repercutir negativamente no ambiente de negócios do país. A opinião é do ministro da Defesa, Jaques Wagner. O Ministro Jaques Wagner falou à imprensa após reunião da Coordenação Política, na manhã desta segunda-feira (3) em Brasília, com a Presidenta Dilma Rousseff. Ele disse estar pessoalmente preocupado, pois no momento é preciso apresentar aos investidores um ambiente de estabilidade para a retomada do crescimento do Brasil.

Luis Nassif: Sobre Anastasia e Eduardo Cunha

Imagem
SEG, 03/08/2015 - 20:03 Luis Nassif Disse na época e reafirmo agora minha plena convicção na seriedade do senador e ex-governador de Minas Gerais Antonio Anastasia. Não há termos de comparação, na biografia, no passado, nas atitudes, entre ele e o presidente da Câmara Eduardo Cunha. A inclusão de Anastasia nos inquéritos foi uma tentativa da Lava Jato em mostrar isenção e justificar a exclusão de Aécio Neves. A tentativa de misturar ambos os inquéritos, de Cunha e Anastasia - por terem partido de um mesmo delator - é manobra da defesa de Cunha. Anastasia é uma figura pública de primeira linha que não pode ser misturado no mesmo caldeirão da política tradicional.

GGN; PMDB deve assumir Casa Civil e mercado já espera "virada de mesa" de Dilma

Imagem
EG, 03/08/2015 - 20:06 Jornal GGN -  Após notícias dando conta de que a presidente Dilma Rousseff (PT) pretende repaginar o governo com uma reforma ministerial, o colunista Ilimar Franco (O Globo) escreveu, nesta segunda (3), que a redução de pastas implicará em "menos PT, mais PMDB". A ideia é que o partido do vice-presidente Michel Temer, que comanda a articulação política em nome do Planalto, assuma a chefia da Casa Civil. "Consultores políticos avaliam que ela [Dilma] tem de reinventar sua gestão. Os petistas vão torcer o nariz, mas o PMDB terá um peso maior. O aliado, que já tem a coordenação política, pode assumir a Casa Civil. Para esses consultores, a reforma virá depois que se saiba quem ficará a salvo das denúncias do procurador Rodrigo Janot [que deve entregar ao Supremo Tribunal Federal uma nova lista de políticos a serem investigados na Operação Lava Jato]."

JN deu um jeito de vincular Lula à prisão de Dirceu

Imagem
Posted by  eduguim  on 03/08/15 • Categorized as  Reportagem Chega a ser inacreditável o que está acontecendo no país. José Dirceu e Eduardo Cunha foram acusados pelo delator Julio Camargo. O primeiro está preso, o segundo sai distribuindo ameaças, sofre acusações de pressionar testemunhas e nada acontece. O Estado de Direito não existe mais. Pessoas são presas sem flagrante, sem provas, sem julgamento, sem juiz e sem júri. O absurdo é tanto que José Dirceu conseguiu ser preso enquanto cumpre pena de prisão, ainda que domiciliar, mas tendo telefones grampeados, visitas e locomoção controlados, sem qualquer possibilidade de interferir em nada. Mas se alguém pensava que o auge do absurdo tinha sido atingido, o impensável aconteceu. Na edição do Jornal Nacional desta segunda-feira, 3 de agosto de 2015, uma “reportagem” trata de vincular o ex-presidente Lula a Dirceu.

Causa Mortis: Dívida Minha resposta ao Ministério das Finanças da Alemanha

Imagem
Jeffrey Sachs   Traduzido por    Coletivo de tradutores Vila Vudu   Dr. Ludger Schuknecht, economista sênior no Ministério das Finanças da Alemanha,  explica o ponto de vista de seu Ministério sobre a Grécia . O núcleo desse ponto de vista é que os países da Eurozona devem viver dentro do limite de seus meios reais; ajustar-se ao peso das próprias dívidas; e tomar todas as doses do remédio da reforma, como lhes sejam prescritas. Se o fizerem, terão sucesso, como se vê nos casos de Irlanda, Espanha e Portugal. A culpa por a Grécia estar como está é dela mesma. Já estava até em vias de se recuperar, o que teria acontecido se, no final de 2014, não se tivesse desviado da rota certa. 

Charge de Laerte, no Facebook

Imagem

RBA: Deputado entra com pedidos para esclarecer acordo do governo paulista com PCC

Imagem
Delegado, ex-secretário de Administração Penitenciária e advogada que representava os presos serão chamados a prestar esclarecimentos na Assembleia Legislativa sobre negociações com organização criminosa por  Redação RBA   publicado  03/08/2015  ROGÉRIO CASSIMIRO/FOLHAPRESS Objetivo do acordo seria o fim dos ataques contra policiais em maio de 2006 São Paulo – O deputado estadual Raul Marcelo (Psol) deu entrada hoje (3) nos requerimentos para convocar ou convidar, dependendo do caso, ex-membros do governo do estado em 2006,  para prestar esclarecimentos, na Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de São Paulo, sobre as supostas negociações com o Primeiro Comando da Capital (PCC), em 2006. O objetivo era o fim dos ataques contra policiais em maio daquele ano.

Por Kiko Nogueira: Faz sentido os procuradores da Lava Jato dizerem que vão “refundar a república”?

Imagem
Postado em   03 ago 2015 por :   Kiko Nogueira O procurador Carlos Fernando dos Santos Lima quer “refundar a república” O procurador Deltan Dallagnol se define assim nas redes sociais: “Seguidor de Jesus, Marido e Pai Apaixonado, Procurador da República por Vocação e Mestre em Direito por Harvard”. Tudo com maiúsculas. Dallagnol está tendo seus 15 minutos de fama e adorando. Numa igreja batista, apresentou as célebres “10 medidas contra a corrupção”, iniciativa do Ministério Público Federal. Não viu problema nenhum em fazer esse tipo de pregação ali.

"Advogado diz que Dirceu é 'bode expiatório' no processo da Lava Jato"

Imagem
Criado em  03/08/15 21h28  e atualizado em  03/08/15 22h05   Por  Marcelo Brandão e André Richter  Edição: Aécio Amado  Fonte: Agência Brasil O advogado Roberto Podval, que defende o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, disse hoje (3), em entrevista à imprensa, em Brasília, que vai tentar reverter a prisão de seu cliente determinada nesta segunda-feira (3) pelo juiz federal Sérgio Moro. “Nós vamos recorrer e tentar reverter uma decisão, a meu ver, equivocada. A prisão foi para dar um exemplo, e não pelos fins de uma prisão preventiva”.