EFE: Departamento de Justiça dos EUA investiga operações do Deutsche Bank AG

EFE - Washington,4 ago 2015


Departamento de Justiça dos Estados Unidos abriu investigação contra o Deutsche Bank AG. EFE/Sergei Ilnitsky

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos abriu uma investigação contra o banco alemão Deutsche Bank AG, por participação de supostas operações de lavagem de bilhões de dólares de clientes russos, informou nesta terça-feira o portal financeiro "Bloomberg".
As operações conhecidas como "espelho", os clientes poderiam movimentar grandes quantidades de dinheiro através da compra e venda de rublos e dólares entre Moscou e Londres, sem notificar as autoridades reguladoras. O montante envolvido seria de mais de US$ 6 bilhões (R$ 20,8 bilhões), entre 2011 e 2015.

Em 30 de julho, o banco alemão reconheceu em seu relatório anual que tinha iniciado uma investigação interna sobre um "volume significativo" de transações suspeitas na Rússia e o Reino Unido, e que tinha tomado ações disciplinares contra várias pessoas, sem oferecer mais detalhes.
Esta não é a primeira vez que o Deutsche Bank tem que lidar com uma investigação por parte das autoridades dos EUA, após outro processo recente pela participação na manipulação das taxas de juros da Libor e pelas operações na compra e venda de ativos financeiros de alto risco, respaldados por hipotecas.

Comentários