Postagens

Mostrando postagens de julho 9, 2015

Alvos da nova fase da "lava jato" devem acessar autos, decide Lewandowski​

Imagem
GARANTIA CONSTITUCIONAL 15 de julho de 2015, 21h10 - no Conjur O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ricardo Lewandowski, determinou nesta quarta-feira (15/7) que a Secretaria Judiciária da corte forneça cópia integral dos autos aos advogados de políticos e demais pessoas que foram alvo de busca e apreensão na chamada  operação politeia  — desdobramento da famosa “lava jato” deflagrada na última terça (14). Parte dos advogados reclamou que não sabia o teor das investigações ou nem tinha visto a  decisão judicial que concedeu os mandados . Lewandowski aceitou pedidos das defesas com base na Súmula Vinculante 14 do STF, que garante ao defensor o acesso amplo aos elementos de prova já documentados em procedimento investigatório. Segundo o ministro, a decisão visa “assegurar a estrita observância das garantias constitucionais, em especial a da ampla defesa”.

Fernando Brito: Quem não merece continência é a imbecilidade da mídia com os atletas do Pan

Imagem
15 de julho de 2015 | 23:15  Autor: Fernando Brito Ridícula a reação da imprensa  explorando o fato de atletas brasileiros que são militares fazerem continência nos pódios do Panamericano de Toronto. Isso, sim, é exploração de preconceitos imbecis contra as instituições militares, que além de todas as suas outras enormes funções têm, naturalmente o papel de formar atletas em suas tropas, porque é obvia a pertinência de atividades físicas no cotidiano de Exército Marinha e Aeronáutica. São 130 militares atletas em nossa delegação de 600, uma marca que mostra a importância desta união entre o serviço militar e a prática esportiva, com benefícios para todos, sobretudo para a representação esportiva brasileira.

DCM: A defesa da “família tradicional” pelos evangélicos é uma perversão

Imagem
Postado em   15 jul 2015 por :   Diario do Centro do Mundo A bancada evangélica Por Fernando Dimer, psicólogo. O cristianismo, desde tempos remotos, teve papel preponderante na história brasileira. O Brasil sempre foi (a partir dos colonizadores, que impuseram seu capital cultural ao país e aos povos subjugados) cristão. Ao longo da história, inclusive, a separação entre Estado e Igreja nunca foi cristalina, esse entrelaçamento, esse entrecruzamento foi uma constante. A maioria cristã, na história moderna nacional, foi e continua sendo absoluta. Qualquer político com esperanças eleitorais, ainda hoje, tem calafrios ao sonhar que pode transparecer um certo ateísmo (para isso costumam ir, convenientemente, a igrejas em datas ainda mais convenientes). No entanto, a configuração, a distribuição dos cristãos vem paulatinamente mudando. O Censo de 2010 revelou que os católicos passaram de quase 83% da população em 1980 para 64,6%, enquanto os evangélicos cresc

Ativistas denunciam omissão venenosa nos transgênicos

Imagem
Em vez de proibir os transgênicos, o país caminha para banir dos rótulos de alimentos informações sobre a presença desses ingredientes perigosos. Cida de Oliveira - Rede Brasil Atual Quando percebeu que as embalagens de amido de milho trazem um T preto dentro de um triângulo amarelo – símbolo dos transgênicos usados no Brasil –, a professora de tecelagem Célia Regina de Macedo, 63 anos, da capital paulista, não pensou duas vezes. Substituiu o produto por polvilho, derivado da mandioca, em muitas receitas, como de sequilhos. E segue experimentando novas opções. Tofu, um queijo à base de soja, assim como o fubá, só se for orgânico. “Não sei direito o que são esses transgênicos. Dizem que são plantas alteradas para resistir a pragas. Mas se foram modificadas, será que têm os nutrientes de que preciso? Minha certeza é que não quero consumir”, afirma a artesã, que há mais de 20 anos optou por alimentos livres de produtos químicos.

PIB da China cresce 7% no primeiro semestre

Imagem
Fonte: CRI Português 15.07.2015 O produto interno bruto (PIB) da China chegou no primeiro semestre deste ano aos 29,7 bilhões de yuans, um aumento anual de 7%, calculado a preços constantes, anunciou nesta quarta-feira (15) o Departamento Nacional de Estatísticas (DNE). Segundo os dados divulgados, a economia do país aumentou 7% no primeiro trimestre, ritmo igual ao registrado no segundo trimestre. O porta-voz do DNE, Sheng Laiyun, disse que a economia nacional tem estado num intervalo razoável, pois os principais indicadores econômicos têm recuperado gradualmente, o que indica uma estabilização e uma melhoria. Durante os primeiros seis meses, a produção agrícola manteve uma boa situação enquanto a produção industrial permaneceu estável. O investimento em ativos fixos cresceu a um ritmo desacelerado, e o consumo de produtos aumentou estavelmente.

Sem-terra negam ter alvejado avião que atacou acampamento em Minas: 'Mirabolante'

Imagem
VIOLÊNCIA NO CAMPO Dois aviões soltaram rojões sobre 200 famílias acampadas na tarde de ontem (14). Um deles caiu causando a morte do piloto, que era prefeito de Central de Minas, e de uma pessoa não identificada por  Sarah Fernandes, da RBA   publicado  15/07/2015 19:08,  última modificação  15/07/2015 20:18 MST/DIVULGAÇÃO Destroços do avião após a queda São Paulo – O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) negou hoje (15) que as famílias acampadas na Fazenda Casa Branca, em Tumiritinga (MG), tenham alvejado o avião que atacou acampamento na tarde de ontem. A aeronave caiu e duas pessoas morreram, uma delas o prefeito de Central de Minas, Genil Mata da Cruz, acusado de ser o responsável pelo ataque. Os motivos do acidente ainda não foram esclarecidos e a segunda vítima não foi identificada. A perícia começará ainda hoje. A assessoria de imprensa do MST informou, por telefone, que a acusação divulgada em alguns veículos de imprensa de que os sem-teto t

Vídeo: o Lula que o mundo vê e o PiG esconde

Imagem
Pobre não pode ser estatistica ! No  facebook de Lula : EXCLUSIVO: imagens das viagens internacionais do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo mundo, jamais mostradas por Veja, Época, O Globo, Folha, Valor, Estadão ou Jornal Nacional.  TV  AFIADA - PHA Só existe fome onde os governantes querem que exista (Clique na imagem para assistir)

Em baixa, Jornal Nacional dá menos audiência do que nova novela das 6

Imagem
William Bonner no Jornal Nacional de ontem; depois de dez meses, JN voltou a perder para novela das 6 Notícias da TV - Por Redação, em 15/07/2015 O Jornal Nacional desta terça (14) teve menos audiência na Grande SP do que a novela novela das seis. O telejornal marcou 22,1 pontos, contra 22,6 do segundo capítulo de Além do Tempo. O SP TV 2ª Edição (23,5) e I Love Paraisópolis (23,9) também pontuaram mais. A última vez que isso ocorreu foi em 11/9, quando o JN entrava às 20h e era mais curto por causa do horário eleitoral

Depoimento de Cardozo é o seu retrato: muito palavrório e…nada

Imagem
5 de julho de 2015 | 18:43  Autor: Fernando Brito Eu ia comentar o depoimento do Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, hoje, na CPI da Petrobras. A falta de conteúdo, de percepção, de ação e de exercício do poder legítimo foram tão evidentes que desisti. Preferi lembrar de um clássico do final dos anos 30,  Tout va très bien, madame la marquise. Em si, é uma brincadeira com uma marquesa que, ausente há 15 dias do castelo, telefona pedindo notícias de como vão as coisas.

"Nossa batalha para salvar a Grécia" Primeira entrevista de Yanis Varoufakis depois de demitir-se

Imagem
                  TLAXCALA - 15/07/2015 Traduzido por    Coletivo de tradutores Vila Vudu Harry Lambert:  Como o senhor se sente? Yanis Varoufakis:  Sinto-me no céu – não preciso mais seguir esse cronograma alucinado, absolutamente desumano, inacreditável. Há cinco meses, durmo duas horas por noite... Também estou aliviado. Não preciso mais suportar a incrível pressão de negociar por uma posição que, para mim, sempre foi difícil defender, mesmo que eu tivesse conseguido fazer o outro lado aceitar, se você me entende. HL: E como foi isso? O senhor não gostou de nada do que houve?

Cardozo garante à CPI que Dilma e Lewandowski não conversaram sobre Lava Jato

Imagem
Criado em  15/07/15 18h12  e atualizado em  15/07/15 18h38   Por  Luciano Nascimento  Edição: Armando Cardoso  Fonte: Agência Brasil O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo rebateu hoje (15) as críticas da oposição de que a presidenta Dilma Rousseff teve um “encontro secreto” com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, no dia 7, em Portugal, durante escala da viagem para Ufá, na Rússia, onde, nos dias seguintes, Dilma participou da VII Cúpula dos Brics, grupo de países emergentes que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Dilma: "Uma ponte une, fortalece e permite superar obstáculos"

Imagem
Blog do Planalto - 15/07/2015 O sucesso da construção da Ponte Anita Garilbaldi, situada no município de Laguna, a 120 km de Florianópolis, realizada por meio de uma parceria entre o governo federal e o estado de Santa Catarina, é um símbolo forte de união, que deve inspirar os brasileiros a superarem os desafios presentes, disse a presidenta Dilma Rousseff ao inaugurar a obra, nesta quarta-feira (15).  “Uma ponte une, fortalece, junta energia. Permite que você supere obstáculos. O que nós queremos no Brasil é que, entre nós, se construam pontes. Porque, juntos, nós somos capazes de superar todas as dificuldades”.

PHA: zé Cardozo confessa que não sabe nada!

Imagem
É uma esculhambação ! Em depoimento à CPI da Petrobras, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, foi questionado pelo relator Luiz Sérgio (PT-RJ) sobre as escutas instaladas nas celas do doleiro Alberto Youssef, e do ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, na PF do Paraná. Segundo o ministro, ele soube dos fatos e das providências tomadas, todavia, não tem conhecimento sobre o teor das sindicâncias realizadas pela própria Polícia Federal para esclarecer os acontecimentos. “A sindicância em curso está em sigilo. A investigação está em fase, razoavelmente, adiantada. Eu não sei o que foi apurado até agora”, admitiu Cardozo nesta quarta-feira (15).

Leia aqui o “acordo” de Bruxelas (anotado por Varoufakis)

Imagem
infoGrécia - 15/07/2015 O ex-ministro das Finanças grego decidiu dar a conhecer as suas notas pessoais sobre o texto que serviu de acordo em Bruxelas e no qual, poucos dias depois, já quase ninguém diz acreditar. A Cimeira do Euro sublinha a necessidade crucial de restabelecer a confiança com as autoridades gregas  [i.e. o governo grego deve introduzir austeridade severa que atinja os mais fracos, que já sofreram gravemente] ,  como pré-requisito para um eventual acordo futuro sobre um novo programa do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE) [i.e. para um novo empréstimo para adiar e fingir] . Neste contexto, é fundamental que as autoridades gregas assumam as suas responsabilidades  [i.e. o governo do Syriza deve assinar uma declaração a dizer que se passou para a “lógica” da troika]  e que os compromissos políticos sejam seguidos de uma aplicação bem sucedida.

AFP: Mitsubishi Materials pedirá perdão a prisioneiros de guerra americanos

Imagem
AFP / Roberto Schmidt - 15/07/2015 O grupo japonês Mitsubishi Materials pedirá perdão aos ex-prisioneiros de guerra americanos forçados a trabalhar para a gigante industrial na Segunda Guerra Mundial, um gesto muito esperado, que ocorre 70 anos após o fim do conflito. Um funcionário da empresa deve visitar neste fim de semana o Centro Simon Wiesenthal em Los Angeles, dedicado à memória do Holocausto, e encontrar James Murphy, de 94 anos, bem como parentes de ex-detentos, informou um porta-voz contactado pela AFP nesta quarta-feira em Tóquio. "Sr. Murphy irá representar todos os prisioneiros americanos forçados a trabalhar nas minas do grupo no Japão na época", explicou. Mitsubishi Materials, presente em áreas tão diversas como o cimento ou produtos eletrônicos, utilizou cerca de 900 detidos nessas condições, entre os milhares de outros prisioneiros americanos forçados a trabalhar em empresas japonesas durante a guerra. O governo japonês esperou, por sua

BBC: TV Globo nega racismo em foto sobre 'diversidade' só com mulheres louras

Imagem
Ricardo Senra - @ricksenra Da BBC Brasil em Londres Milhares de internautas alegaram racismo, pela ausência de negras, machismo, pelo termo "mulheres para todos os gostos" e "hipocrisia", pela aparente contradição entre a campanha #somostodosmaju e a representação majoritariamente caucasiana no balé do Faustão Dezessete mulheres louras, brancas, de cabelos lisos se enfileiram para a foto, como um time de futebol. Diz a legenda: "O concurso 'Bailarina do Faustão' tem mostrado a diversidade da beleza da mulher brasileira. Gatas para todos os gostos". Publicada no Facebook, a imagem gerou quase 30 mil comentários, compartilhamentos e curtidas em apenas dois dias. A maioria critica a ausência de negras na postagem que exalta a diversidade feminina - a proporção oficial de negros (pessoas que se declaram pretas ou pardas, segundo o IBGE) representa mais de metade (50,74%) da população brasileira.

Saul Leblon: Considerações do pescoço diante do garrote

Imagem
Esse papel que já foi do PT, resvalou em Morales, persegue Correa, agora pertence ao Syriza. 'Populistas', diz a direita; 'medrosos', assacam à esquerda... por: Saul Leblon - na Carta Maior   O acordo assinado entre a Grécia e a comissão do euro influenciará  a  luta pelo desenvolvimento em nosso tempo, inclusive no Brasil.   Assim deve ser analisado.   Não como um ponto fora da curva, mas  como a expressão da tirania financeira levada às últimas consequências contra um povo em busca de sua redenção.    Sua singularidade não consiste em escancarar o antagonismo sabido entre o poder do dinheiro e a democracia.    O que a tragédia evidencia é o desembaraço devastador de  um poder de coação ilimitado. Exercido com a virulência das tropas de ocupação. Sem qualquer pejo, escrúpulo ou restrição.

Paulo Nogueira: O que os carrões de Collor contam sobre o Brasil.

Imagem
Postado em   15 jul 2015 por :   Paulo Nogueira Que Mujica diria disso? O episódio dos supercarros de Collor é revelador das complexidades – e das misérias —  da política brasileira. Considere. No Twitter, o editor do Globoesporte, Gustavo Poli, postou uma foto em que Dilma aparece num palanque com Collor. Mas um momento.

Maioria dos dirigentes do Syriza está contra o acordo

Imagem
infoGrécia - 15/07/2015 Uma declaração subscrita por 109 dos 201 membros do Comité Central do Syriza exige uma reunião do órgão dirigente para recusar “o golpe contra a democracia e a soberania popular” por parte dos líderes europeus. A ministra adjunta das Finanças declara-se contra o novo ultimato e apresentou a demissão do governo. “Exigimos uma reunião urgente do Comité Central do Syriza e convidamos todos os membros a protegerem a unidade do partido, na base das decisões da conferência e dos seus compromissos programáticos”, diz a declaração subscrita pela maioria do Comité Central.

Fernando Brito: Quando a “baderna institucional” é feita pelas instituições, precisa-se de um líder

Imagem
15 de julho de 2015 | 12:31  Autor: Fernando Brito A  manchete da Folha  retrata o que ontem se disse aqui: é questão de tempo – e pouco – uma ação do Ministério Público contra Eduardo Cunha e Renan Calheiros. E prossegue com o retrato da baderna institucional que as instituições, elas próprias, se encarregaram de impor ao país: a Justiça (Moro e os que não lhes puseram os freios que mereciam sua espetaculosidade e métodos prisionais “medievais”, para ficar na expressão, verdadeira mas oca e inútil do Ministro Teori Zavascki); a Polícia Federal desgovernada, transformada em máquina de conspiração e um Ministério Público que adota métodos de persecução da verdade – ou do conveniente – com o espírito da Inquisição, onde o encarceramento e a opressão do acusado levam à produção da declaração do que se quer ouvir.

Ferrari do Collor leva crise política para o colo do Aécio e inviabiliza o golpe tucano.

Imagem
Por Zé Augusto - 15/07/2015 A crise política, na verdade, já estava também dentro do Congresso Nacional há algum tempo, apesar da imprensa demotucana ter blindado este tempo todo e fingido que só havia crise política no Planalto. Era a propaganda que interessava ao golpe tucano. Com a  Operação Politeia da Polícia Federal  fazendo busca e apreensão em endereços de senadores e deputados não tem mais jeito da imprensa demotucana esconder que a crise política atravessou a praça dos Três Poderes e se instalou na Câmara dos Deputados e no Senado.

FGTS investe R$ 56 bi e lucra 40% mais

Imagem
Por Helena Sthephanowitz - 15/07/2015 O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) registrou, em 2014, rentabilidade de R$ 12,9 bilhões, representando crescimento de 39,8% em relação a 2013, quando o fundo lucrou R$ 9,225 bilhões. O resultado foi aprovado, por unanimidade, em reunião do Conselho Curador do FGTS. Foram contratados R$ 43,1 bilhões em habitação no ano passado, que beneficiaram 480 mil famílias por meio do Programa Minha Casa Minha Vida e contribuíram para a geração ou manutenção de mais de 3,4 milhões de postos de trabalho. Houve ainda investimentos de R$ 6,7 bilhões em saneamento e R$ 6,2 bilhões em infra-estrutura, totalizando R$ 56 bilhões no período. O Fundo fechou 2014 com um volume de ativos que totalizaram R$ 410,4 bilhões, além de patrimônio líquido de R$ 77,5 bilhões. A contratação de subsídios chegou a R$ 7,89 bilhões, sendo a maior parte destinada aos trabalhadores com conta vinculada. O Fundo de Investimento do fundo (FI-FGTS) investi

Notas Vermelhas nos bastidores de O Globo

Imagem
  Além de portar licença especial para roubar impunemente, o PSDB, partido líder do consórcio oposicionista, tem uma blindagem da mídia que tudo lhe garante e em tudo lhe favorece. Assim, sem precisar se defender de nada nas páginas amigas de jornais como  O Globo (antigo jornal golpista que apoiou a ditadura militar de 1964), os políticos tucanos têm direito de resposta praticamente instantâneo até em relação a artigos de opinião, nas raras vezes em que são contestados. 

Senado aprova projeto que permite internação de menores por até dez anos

Imagem
Criado em  14/07/15 23h15  e atualizado em  14/07/15 23h19   Por  Mariana Jungmann  Edição: Jorge Wamburg  Fonte: Agência Brasil O plenário do Senado aprovou hoje (14) o projeto de lei do senador José Serra (PSDB-SP), na forma do substitutivo do senador José Pimentel (PT-CE), que altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para permitir o aumento do tempo de punição para menores de idade que cometerem crimes hediondos, exceto tráfico de drogas.

Francisco Fonseca: As três crises do governo Dilma

Imagem
Por que vivemos uma onda tão intensa de reacionarismo, inconsequência, elitismo patronal e obscurantismo? Francisco Fonseca* - na Carta Maior Há enorme perplexidade entre os progressistas e a esquerda quanto à “crise política” que o país está vivenciando desde o início deste ano.   Há sensação generalizada de que não se sabe o que está acontecendo. Afinal, a presidente Dilma foi reeleita, contrariamente à vontade e ao esforço de poderosos interesses, caso do capital financeiro internacional, amplamente articulado ao rentismo interno; de frações poderosas do capital produtivo; da grande mídia privada; e de vastos segmentos das classes médias.   A vitória da presidente, e de seu partido, por diferença muito pequena, até o momento configura-se como de “pirro”, uma vez que a capacidade de garantir o que, desde a redemocratização, se chamou de “governabilidade”, por meio do “presidencialismo de coalizão”, não se aplica a cada dia que passa. Derrotas e mais derrotas no Congresso,

"Lava Jato", 'jornalismo zumbificado' e a psicologia da crise

Imagem
Pravda - 14/07/2015 A questão verdadeira é se essas ações para paralisar o país, exacerbar uma diminuição no ritmo da atividade econômica, desencorajar investimentos externos diretos, levar à falência setores inteiros da economia, como construção e energia, gerando, no processo, nova onda de desemprego... Doutrina do Choque aplicada ao Brasil -  "Ninguém está questionando a corrupção institucional histórica nem a indignação ante a escala da corrupção e da ação desses cartéis até hoje, em 2015. A questão verdadeira é se essas ações para paralisar o país, exacerbar uma diminuição no ritmo da atividade econômica, desencorajar investimentos externos diretos, levar à falência setores inteiros da economia, como construção e energia, gerando, no processo, nova onda de desemprego, poderiam de algum modo visar ao melhor interesse nacional, mais do que à  promoção  eleitoral de um determinado partido ou faixa específica do espectro político. (...) O Departamento de Justiça dos EUA

AFP: Obama defende sistema judiciário mais justo nos EUA

Imagem
AFP / Saul Loeb O presidente americano, Barack Obama, na Filadélfia, no dia 14 de julho de 2015 O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, defendeu nesta terça-feira um sistema judiciário mais justo, ao denunciar o aumento do número de detenções nas últimas décadas e as flagrantes desigualdades perante a lei. "Há uma longa história de desigualdades no sistema judiciário americano (...) não podemos mais fechar os olhos", declarou, em um discurso na Filadélfia diante de 3.000 delegados do movimento de defesa dos negros NAACP. No discurso, o presidente pediu ao Congresso que aja, em função do aumento no número de prisões nas últimas décadas - com uma taxa quatro vezes superior à da China - em muitos casos, com penas "desproporcionais em relação aos delitos". "Os Estados Unidos contam com 5% da população mundial, mas 25% da população mundial carcerária", alegou. "Nem sempre foi assim. Nossa população carcerária duplicou nas últ

Kiko Nogueira: O jabá e o “jornalismo” da Jovem Pan.

Imagem
Postado em   14 jul 2015 por :   Kiko Nogueira Ela A Piauí conta que a Jovem Pan veicula propaganda do governo Alckmin disfarçada de reportagem. O ouvinte é premiado com “publieditoriais” sem qualquer aviso. O Metrô, lê-se na revista, investiu 235 mil reais na Pan neste ano. Em 2014, esse valor chegou a um milhão de reais. O valor pago pela Sabesp não é revelado. Mas a emissora cobre a crise de falta d’água em São Paulo de uma maneira original: só boas notícias, como se pode verificar  no site oficial da rádio. Em abril, o jornalista Luiz Antonio Cintra publicou no  Viomundo  um relato didático de como as coisas funcionam. Cintra estava ajudando a dar sustentação aos comentários do publicitário Mauro Motoryn (mais conhecido por servir de escada para Marco Antonio Villa num programa em que os dois debatem).