Postagens

Mostrando postagens de junho 16, 2015

Moro e a “bastilha” (ao revés) da mídia, por Luciano Martins Costa

Imagem
22 de junho de 2015 | 19:27  Autor: Fernando Brito Um dos melhores e mais argutos olhares sobre a mídia, o de Luciano Martins Costa, aponta hoje, em seu programa no Observatório da Imprensa, um efeito evidente – mas pouco ou nada comentado –  da cobertura dada à prisão de dirigentes de empresas na “Lava Jato”: a execração pública que leva à condenação prévia dos acusados. Luciano mostra a mecânica ditatorial que funciona neste processo, ampliando – até o avassalamento, muitas vezes – o poder discricionário dos “agentes da lei” e de um juiz.

STF libera estudantes para acompanhar votação da PEC da maioridade

Imagem
Criado em  22/06/15 18h46  e atualizado em  22/06/15 18h45   Por  André Richter  Edição: Maria Claudia  Fonte: Agência Brasil A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), garantiu hoje (22) que representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) entrem na Câmara dos Deputados para acompanhar a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que trata da redução da maioridade penal. A votação está prevista para o dia 30 de junho.

Corrupção e contrabando quebram Segurança em Ucrânia

Imagem
Kiev, 21 jun (Prensa Latina) O mandatário Petro Poroshenko destituiu o primeiro vice-presidente do Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU), Yuri Artyuhov, e outros altos cargos desse corpo policial, confirmou hoje o site do titular com a publicação do decreto correspondente. Segundo o documento, a urgente necessidade de cortar a corrupção, o contrabando e o abuso nas aduanas por parte de membros do SBU provocou, assim mesmo, o cesse dos também vice-presidentes Vitaly Tsygan e Víctor Yagun, e do diretor do Departamento de Investigação, Vasily Vovk.

Lula: 'Democracia é bom na casa do outro. Aqui nem direito de resposta temos'

Imagem
Toda vez que você fala em regulação dos meios de comunicação vem bordoada, diz Lula, lembrando que atual regulação é de 1962. Para ex-presidente, desconstruir a política fragiliza a democracia por  Redação RBA   publicado  22/06/2015 18:12,  última modificação  22/06/2015 18:35 RICARDO STUCKERT/INSTITUTO LULA Ex-presidente não poupou nem a si mesmo: "Eu tô falando as mesmas coisas que eu falava em 1980" São Paulo – Em discurso dirigido ao ex-presidente da Espanha Felipe González, na Conferência “Novos desafios da democracia”, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva exortou o partido hoje (22) a repensar sua prática, voltar a dialogar com a juventude e falou “da necessidade de rediscutir as utopias, para que a gente possa fazer essa meninada sonhar ou aprender com eles como fazer a gente voltar a ter sonhos”. Lula também criticou o partido e o governo. “Não sei se o defeito é nosso, se é do governo. Eu acho que o PT perdeu um pouco a utopia. Hoje a gent

O despertar da Alemanha

Imagem
Alemanha passa pela maior onda de greves em décadas: o modelo econômico do país não cumpriu sua promessa de justiça social. Mark Bergfeld, do Jacobin - na Carta Maior Ao longo das últimas semanas, os sites de agências de notícias alemãs vêm publicando manchetes sensacionalistas como "Willkommen, Streikrepublik Deutschland" (Bem-vinda, República alemã da greve). O Süddeutsche Zeitung, o maior jornal diário da Alemanha, noticiou na capa o aumento vertiginoso na adesão sindical no país. E o The Guardian de Londres fez questão de publicar um artigo do famoso sociólogo alemão Wolfgang Streeck intitulado "As greves que varrem a Alemanha vieram para ficar". Mas o que exatamente está acontecendo na Alemanha?

Presidente da Andrade Gutierrez diz que operador do PMDB pediu doação oficial

Imagem
SEG, 22/06/2015 - 17:51 Jornal GGN -  O presidente da Andrade Gutierrez, Otávio Azevedo, preso na semana passada na 14ª fase da Operação Lava Jato, disse no último dia 19 que sua empresa não participou de formação de cartel para vencer licitações de obras da Petrobras. Segundo o depoimento publicado pelo Estadão, Azevedo admitiu que foi procurado por Fernando Baiano, considerado operador do PMDB no esquema de caixa 2 com recursos da estatal, e que este lhe solicitou doações oficiais para o partido, o que teria sido "rechaçado". O executivo afirmou que mateve "relações institucionais" com caciques do PMDB como Michel Temer e Eduardo Cunha, e negou qualquer irregularidade.

Moro: quem tem que reagir é o Supremo !

Imagem
Assim como não existiria Dantas sem Gilmar, Moro só existe por causa do Gilmar.  O Judiciário, sob a liderança do Gilmar. O Ministério Público, sob a liderança do Moro. A Polícia Federal, sob a liderança do Moro. Todas as instituições se postaram de joelhos diante do PiG. À frente de todos, o Poder Executivo,  que endossa a Lava Jato . A reação mais enfática, agressiva, em defesa dos Direitos e da Lei teria que vir do Comando Supremo da Nação, a Presidenta eleita pelo povo em duas eleições livres e democráticas. Mas, daí não vem nem virá.

Pepe Escobar: S.Petersburgo, no coração dos acontecimentos

Imagem
Fórum Econômico Internacional de S. Petersburgo (SPIEF 2015) 20/6/2015, [*] Pepe Escobar , Asia Times Online SPIEF — St. Petersburg in the heart of the action: Esco bar Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu Vladimir Putin fala na abertura do SPIEF 2015 Os cães das sanções e do medo ocidental ladram, enquanto a caravana eurasiana passa. Nenhum caravanserai poderá jamais competir com a 19ª edição do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo [ St. Petersburg International Economic Forum (SPIEF) ]. Milhares de líderes de empresas globais – inclusive europeus, mas nenhum norte-americano; afinal, o presidente Putin seria “o neo-Hitler” – representando mais de mil empresas/corporações internacionais, inclusive os presidentes da British Petroleum, da Shell Holandesa e da Total, chegaram à cidade em grande estilo.

Maria Lucia Fattorelli discursa na abertura da Comissão de Auditoria da Dívida Grega no Parlamento Helênico, em 4/4/2015

Imagem
Publicado em 19/4/2015, [*] Maria Lúcia Fattorelli Tradução para o português: Rafael Machado Leia também o Relatório Preliminar do Comitê da Dívida Grega Boa Tarde a todos! Para mim, é uma grande honra poder participar desse momento histórico. Agradeço à Presidenta do Parlamento Grego, Zoe Konstantopoulou, por me convidar para integrar a Comissão de Auditoria da Dívida Grega. Minhas origens são populares. Venho da sociedade civil da América do Sul (Brasil), e por 15 anos coordeno o movimento pela Auditoria Cidadã da Dívida, lutando pela auditoria da dívida pública do meu país: um dos países mais ricos (sétima maior economia mundial), mas que também convive com desigualdade social das mais tristes. Nas últimas décadas, a principal responsável por isso tem sido a dívida; e é por isso que temos que lutar por que a dívida seja auditada.

Governo estuda projeto de taxação sobre heranças e doações

Imagem
O governo da presidenta Dilma Rousseff prepara um projeto para a implantação de imposto estadual sobre heranças e doações - e partilhar a receita com União e municípios, reservando a maior fatia para os governadores.   O governo vai aguardar a votação do ajuste fiscal para enviar o projeto ao Congresso. A proposta em debate é elevar a alíquota média nacional em 16%, o que aumentaria a arrecadação dos atuais R$ 4,5 bilhões para R$ 25,1 bilhões. A ideia discutida pela equipe econômica é de que esse tributo seja progressivo, com faixas de isenção e hipóteses de não incidência do imposto, como ocorre em alguns Estados.

Por que os atalhos para se condenar na Lava Jato vão contra garantias constitucionais

Imagem
Postado em   22 jun 2015 por :   Diario do Centro do Mundo Sergio Moro Publicado no  Conjur. O uso de uma “fórmula mágica” para resolver problemas complexos traz como resultado a criação de mais problemas. Na busca por atalhos para atingir o tão alardeado “fim da impunidade” no Brasil, atropelos têm colocado em risco o direito de defesa, essencial para que o cidadão não seja um refém do Estado e da “vontade popular” — que clama por punições mais graves a cada nova notícia de crime hediondo.

Polícia Federal começa a ouvir acusados da 14ª fase da Lava Jato

Imagem
Criado em  22/06/15 13h36   Por  Ivan Richard – Repórter da Agência Brasil  Edição: José Romildo  Fonte: Agência Brasil Os presos na 14ª fase da Operação Lava Jato começarão a prestar depoimento à Polícia Federal e ao Ministério Público Federal na tarde de hoje (22). As oitivas serão realizadas em Curitiba, onde se concentram os processos da Lava Jato na primeira instância. Os executivos das construtoras Norberto Odebrecht e Andrade Gutierrez, detidos na última sexta-feira (19), estão na carceragem da PF na capital paranaense.

Economista: perdas da Europa devido às sanções contra Rússia excedem todas previsões

Imagem
Sputnik News 22/06/2015 A previsão das consequências negativas das sanções europeias contra a Rússia foi subvalorizada – as perdas reais excederam os cálculos dos economistas, disse à Sputnik o vice-diretor do Instituto Austríaco de Investigação Económica WIFO, Marcus Scheiblecker.

Fernando Brito: Odebrecht enfrenta Moro

Imagem
22 de junho de 2015 | 10:24  Autor: Fernando Brito Recomenda-se aos advogados do Sr. Marcelo Odebrecht que levem ao preso do Dr. Sérgio Moro uma boa dose de passiflorina, se “Sua Prendocência” for interrogá-lo. Porque, pelo tom da nota da empresa divulgada hoje pela empresa, a disposição do seu dirigente não será por “delação premiada”, mas por enfrentamento, mesmo com risco de punição vingativa.

Paulo Moreira Leite: É HORA DE REAGIR EM DEFESA DE LULA

Imagem
por  Paulo Moreira Leite  -  22 de junho de 2015 Ameaças de prisão de ex-presidente repetem comportamento da ditadura de Figueiredo em 1980 e ameaçam 2018 A ideia de que a prisão de Luiz Inácio Lula da Silva será a próxima etapa da Operação Lava Jato encontra-se em todas as mentes. O que falta para a prisão de Lula, pergunta-se, depois da absurda prisão do presidente da maior empreiteira brasileira?

“SP tem hoje o prefeito que deveria ter tido há mais de uma década”, diz urbanista

Imagem
No DCM Postado em  21 de junho de 2015 -  Do urbanista Antonio Risério, na  Folha : São Paulo tem, hoje, o prefeito que deveria ter conhecido há mais de uma década. A engenharia antiurbanística da ditadura militar, que se apresentava como solução para o futuro, era, na verdade, um atraso de vida, uma obsessão viarista de olhos fechados para a qualidade de vida na cidade. As administrações de Luiza Erundina (1989-93) e Marta Suplicy (2001-05) se voltaram para realizações sociais, mas não exatamente citadinas. José Serra (2005-06) e Gilberto Kassab (2006-2013) deixaram correr solto o barco da urbe neoliberal. E perdemos tempo.

James K. Galbraith: O paciente grego

Imagem
A Grécia está em estado terminal. Mas os médicos discutem apenas se a máquina que a mantém viva deve ser desligada ou não. Esqueceram-se do Juramento de Hipócrates, opina o economista americano James K. Galbraith. DW - 21/06/2015 James K. Galbraith é economista e professor de Estudos Governamentais na Universidade do Texas, em Austin Um hospital moderno tem uma série de departamentos especializados. Um deles é a unidade de terapia intensiva. Lá chegam os pacientes cujo estado de saúde está particularmente debilitado e que exige cuidados mais intensivos. A existência de unidades de terapia intensiva é um indicativo de que doenças e formas de tratamento não são iguais para todos os seres humanos. Pessoas robustas se recuperam rapidamente. Pacientes mais fracos, mais velhos ou mais doentes são conduzidos a outros métodos de tratamento e a cuidados adicionais.

As três grandes mentiras da mídia sobre a Venezuela

Imagem
Leia a declaração do Ministério do Poder Popular para as Relações Exteriores da República da Venezuela. Ministério para as Relações Exteriores da República da Venezuela Carta Maior - 21/06/2015 O Governo da República Bolivariana de Venezuela manifesta seu repúdio à manobra midiática que alguns setores da direita nacional e internacional pretenderam construir, a partir de mentiras sobre a viagem de um grupo de senadores brasileiros que aterrizaram no país com o único propósito de desestabilizar a democracia venezuelana e gerar confusão e conflito entre dois países irmãos.

GGN: Diplomata que trouxe senador boliviano estava na comitiva de Aécio

Imagem
DOM, 21/06/2015 - 20:13 ATUALIZADO EM 21/06/2015 - 22:53 Do Jornal GGN  - A comitiva dos senadores que foi até Caracas tinha um acompanhante especial, que foi ignorado pela reportagem do  Jornal Nacional , apesar de ter enviado repórteres até a cidade para cobrir o evento e de tê-lo filmado de relane no ônibus ( http://migre.me/qnwjq ). Trata-se do diplomata Eduardo Saboia o mesmo que, dizendo-se movido por sentimentos humanitários, trouxe da embaixada da Bolívia para o Brasil o senador  boliviano Roger Molina ( http://migre.me/qnvBL ).

Juca Ferreira: Direita quer que o Brasil retroceda à Idade Média

Imagem
Vermelho - 21/06/2015 A onda conservadora bateu no teto e o a sociedade brasileira já começa a reagir. Quem aposta nisso é o ministro da Cultura, Juca Ferreira. Em entrevista exclusiva ao 247, ele aponta o que seria o início de um processo de "tomada de consciência" por parte da elite pensante. Lia de Paula O ministro da Cultura, Juca Ferreira  "A direita encontrou uma base social, que lhe dá uma coerência nessa agenda conservadora. Uma agenda que envolve flexibilização dos direitos dos trabalhadores, redução da maioridade penal, ataques aos direitos civis dos gays e da população LGBT, além de intolerância religiosa. Há um ataque a todo o ambiente de costumes bastante tolerantes no Brasil. Isso tudo assusta a sociedade e mostra que a movimentação não é apenas contra o PT e contra o governo. É contra as conquistas que foram afiançadas pelo governo Lula, pelo governo Dilma e pelo PT", diz ele. Segundo Juca Ferreira, as bancadas "da bala, da bola, da bíb

Grécia: Praça Syntagma volta a encher para recusar mais austeridade

Imagem
A manifestação convocada por sindicatos e apoiada pela esquerda grega juntou algumas dezenas de milhares de pessoas em frente ao parlamento da Grécia. Dezenas de milhares de pessoas na Praça Syntagma este domingo Com mensagens contra a austeridade e a chantagem dos credores, esta manifestação pretendeu dar um sinal ao governo grego de que a sua base não aceitará um mau acordo na cimeira desta segunda-feira e está preparada para dizer “não” a qualquer exigência de reforço da austeridade.

A seleção pode ser mais que um bando dependente de um menino e liderado por um anão?

Imagem
Postado em   21 jun 2015 por :   Kiko Nogueira Thiago Silva contra a Venezuela Esta seleção brasileira é a confirmação de que Felipão não teve culpa no 7 a 1. O gaúcho desequilibrado foi substituído por outro gaúcho desequilibrado, resultando num time desequilibrado. Especialmente do ponto de vista emocional. A falta de caráter fica explícita no caso Neymar. Como é que Thiago Silva pode achar razoável fazer um belo gol na Venezuela e, na comemoração, apontar para o camisa 10, que via a partida num camarote, como se estivesse prestando tributo a um santo?

Stick Figure - Hard Drugs

Imagem

Os Sauditas farão a Putin “uma oferta que ele não poderá recusar”?

Imagem
DOMINGO, 21 DE JUNHO DE 2015 19/6/2015, [*] Ulson Gunnar – Land Destroyer Report- original NEO Saudis to Offer Putin a Deal He Can't Refuse? [1] Traduzido por mberublue Relatos da grande mídia dão conta que a Arábia Saudita enviará uma delegação até Moscou com o objetivo de, mais uma vez, tentar atrair a Rússia a desistir de seus interesses no Oriente Médio e alinhar-se ao lado de Riad e seus subscritores em Washington. Vladimir Putin e Abdulrahman Al-Rassi, embaixador Arábia Saudita na Rússia fazem um brinde em Moscou (19/6/2015) No entanto, oscilando no passado entre ameaças vazias e acordos econômicos mirabolantes os sauditas conseguiram até agora apenas uma coisa em sua série de manobras diplomáticas: dar demonstração de uma imensa fraqueza e desesperação antes de sua próxima visita.

Poroshenko reconhece que seu antecessor foi destituído ilegalmente.

Imagem
Sputnik News - 21/06/2015 O presidente da Comissão de Assuntos Internacionais da Duma de Estado russa, Aleksei Pushkov, disse que o presidente da Ucrânia Pyotr Poroshenko reconheceu a inconstitucionalidade da remoção de Viktor Yanukovich do poder e a legitimidade da posição russa de que na Ucrânia foi cometido um golpe de Estado.

Papa critica exclusão dos pobres e dos doentes

Imagem
Criado em  21/06/15 15h00  e atualizado em  21/06/15 18h01   Por  Da Agência Lusa  Edição: Lílian Beraldo  Fonte: Agência Brasil O papa Francisco criticou hoje (21) a exclusão dos pobres e dos doentes da sociedade, um fenômeno que se deve, na sua opinião, a uma “crise antropológica” para a qual é preciso desenvolver anticorpos.

Sérgio Ferro: O silêncio da USP e da FAU-USP faz delas aliadas dos crimes da ditadura

Imagem
por   Sérgio Ferro, enviado Caio N. de Toledo Viomundo - 21/06/2015 Caio N. de Toledo é do comitê do  blog marxismo 21  e membro da Comissão da Verdade Memória da Unicamp. Foi quem nos enviou o texto de Sérgio Ferro, logo abaixo. Admirador de Ferro, Toledo fez questão de apresentá-lo aos mais jovens:  Radicado na França, Sérgio Ferro é um arquiteto e artista plástico internacionalmente reconhecido. Formado pela FAU-USP, passou a integrar, em 1962, o quadro docente dessa unidade de ensino da USP.  Neste breve texto, relata episódios relativos às violências sofridas por ele e colegas, logo após o golpe de 1964 e nos anos 1970.  Seu depoimento é um veemente libelo contra silêncio ominoso da USP e, particularmente, da FAU-USP que, até o presente, nunca condenaram oficialmente os inquéritos, prisões, torturas e assassinato perpetrados contra professores, alunos e funcionários de sua comunidade acadêmica.