Postagens

Mostrando postagens de maio 1, 2015

Washington encara manter o Emirado Islâmico após a assinatura de acordo com o Irão

Imagem
REDE VOLTAIRE -  7 DE MAIO DE 2015  -  FRANÇAIS    ESPAÑOL    DEUTSCH   Interrogada pela PBS, a embaixatriz dos E.U. na Onu, Samantha Power, declarou: «A convicção íntima do presidente (Barack) Obama é que não é possível lidar de maneira duradoura com o problema do Emirado Islâmico enquanto o problema Assad não tiver sido resolvido». E prosseguiu : «Uma das razões pelas quais os combatentes terroristas estrangeiros afluem à Síria é que eles querem combater Assad, que eles vêem dedicar-se a ataques com barris de explosivos e de cloro. Não se podemos separar estas duas coisas».

Mensagem política forte do PT na TV tornou panelaço propaganda a favor

Imagem
Por:  Helena Sthephanowitz A propaganda partidária do PT exibida na televisão na noite de terça-feira (6) foi marcada pelo enfrentamento do debate político das grandes questões nacionais do momento. Foi tecnicamente bem feita, mas a política se sobrepôs ao marketing. Além de exibir o fio condutor da história mostrando as transformações conquistadas nos governos petistas, o foco foi na demarcação das pautas de lutas atuais do partido. Em dez minutos o PT combateu o projeto de terceirização ilimitada que precariza o trabalhador, defendeu impostos sobre grandes fortunas e defendeu a proibição do financiamento empresarial de campanhas eleitorais.

Mauro Santayana: A DISPUTA DO PRÉ-SAL

Imagem
Postado por   Mauro Santayana  - 07/0502015 (Hoje em Dia) - Os jornais voltam a anunciar que se discute, dentro e fora do governo, o fim da atuação da Petrobras como operadora exclusiva do pré-sal, com fatia mínima de 30%. Alegam, entre outras coisas, seus adversários que seria inviável para a Petrobras continuar a explorar o petróleo do pré-sal com a baixa cotação atual do barril no mercado global, quando a produção oriunda dessa área cresceu 70% em março e se aproxima de 500 mil barris por dia.

Muhammad Yunus: Brasil precisa de 'BNDES dos pobres'.

Imagem
Ruth Costas Da BBC Brasil em São Paulo Yunus encontra a presidente Dilma Rousseff em visita ao Brasil em 2011 Para o economista bengali Muhammad Yunus, ganhador do Prêmio Nobel da Paz, para avançar no combate à pobreza, o Brasil precisa de um "BNDES para os pobres" e de políticas que evitem que os beneficiários do Bolsa Família se tornem dependentes do programa.

Hezbollah avança em zona fronteiriça entre Síria e Líbano

Imagem
Mahmoud Zayyat/AFP Militantes do Hezbollah: canal disse que o Hezbollah e os soldados do regime de Bashar al Assad iniciaram uma operação em Asal al Ward, na região síria de Al Qalamoun Beirute – O grupo xiita libanês  Hezbollah  e o Exército sírio avançaram nesta quinta-feira por uma zona fronteiriça entre  Síria  e o  Líbano , onde morreram dezenas de insurgentes sírios, segundo a rede de televisão da organização “Al-Manar”.

Destroços da nave espacial russa podem cair no Brasil

Imagem
Sputnik News - 07/05/2015 A agência espacial russa, a Roscosmos, informou hoje que a nave russa Progress M-27M, que está caindo descontroladamente em direção à Terra, deve entrar na atmosfera na noite desta quinta-feira. Segundo previsão dos especialistas, o Brasil está em uma das regiões que podem ser atingidas por partes da Progress.

Darío Pignotti: Segundo promotor, FHC e Aécio são cúmplices do golpismo na Venezuela

Imagem
Em entrevista à Carta Maior, Tarek William Saab, Promotor do Povo da Venezuela, acusa FCH e Aécio de golpistas. Darío Pignotti @DarioPignotti - na Carta Maior “Eu respeito a autodeterminação dos povos, por isso peço o mesmo ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e a seu pupilo (Aécio) Neves. Gostaria de dizer a eles que, por favor, não se envolvam em assuntos internos da Venezuela, dando apoio a grupos extremistas responsáveis pela morte de mais de 40 pessoas”. A afirmação é de Tarek William Saab, que encabeça a Promotoria do Povo (órgão do Ministério Público especialmente ligado ao Poder Cidadão da Venezuela), em entrevista para  Carta Maior , a respeito do que ele descreveu como “o apoio de FHC e Aécio aos dirigentes golpistas do meu país à conspiração contra os esforços para o diálogo realizados pelo governo do presidente Nicolás Maduro”. Na última terça-feira (5), FHC recebeu as esposas de Leopoldo López e Antonio Ledezma, políticos “processados por seus vínculos com

Em nota de repúdio, PMs afirmam que Francischini é “inimigo número um”

Imagem
blog do esmael -  07 MAI 2015 - 20:51 - Nove entidades representativas de policiais militares da ativa e reversa, em nota de repúdio conjunta, apontaram o secretário de Segurança Pública do Paraná, Fernando Francischini, como “inimigo número um” da corporação. Esta é a segunda nota contra o titular da pasta,  que ontem foi alvejado por um manifesto de 16 coronéis . De acordo com o manifesto, Francischini é merecedor do repúdio porque culpa os policiais, que viajaram do interior como se fossem animais amontoados em micro-ônibus, tiveram suas diárias pagas com atraso, e rigorosamente cumpriram as ordens do próprio secretário.

Deputado que ameaçou Jandira responde por guarda de munição pesada. No total, 1440 balas, só…

Imagem
Autor: Fernando Brito Alberto Fraga, deputado do DEM que disse que Jandira Feghalli deveria “apanhar como homem” foi poupado, no noticiário, de seu currículo “pacifista”. Só  O Globo   o divulgou: “Fraga, ex-policial, foi o deputado mais votado no DF. Ele é réu em ação de improbidade, em ação penal por peculato, é investigado por crime previsto na Lei de Licitações e já foi condenado por porte ilegal de armas.

Lula: “Uma nação, um país, a gente não constrói se não tiver esperança”

Imagem
07/05/2015  |  Diogo Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente da Bolívia, Evo Morales e o governador do Acre, Tião Viana, visitaram nesta quinta-feira (7) o projeto Peixes da Amazônia, um frigorífico e criador de alevinos especializado em produzir peixes típicos da região amazônica para o mercado nacional e exportação. Também participaram da visita o governador do Piauí, Wellington Dias, o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre (chamado por Lula de “o melhor prefeito desse país”) e o senador Jorge Viana.

O Significado da Comuna de Paris

Imagem
4/5/2015,  [*] Kristin Ross (KR) , entrevistada por  Manu Goswami  do  Jacobin Magazine  (JM) The Meaning of the Paris Commune   Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu    O que a Comuna de Paris oferece às atuais lutas por emancipação? Communards  sobre barricadas durante a Comuna de Paris A seguir, duas epígrafes acrescentadas pelos tradutores:

CUT afirma que política econômica é incoerente com projeto vencedor

Imagem
Central convoca paralisações para o próximo dia 29 'em defesa dos direitos, da democracia e do projeto vitorioso nas últimas eleições', critica alta de juros e MPs 664 e 665, e volta a falar em greve geral por  Redação RBA   publicado  07/05/2015 19:17 FETESSESC A preocupação com direitos dos trabalhadores esteve presente nos debates eleitorais e ainda não saiu da pauta São Paulo – A CUT, em nota divulgada hoje (7), orienta as entidades filiadas a se dedicar com “intensidade” a convocar um dia nacional de paralisação no próximo dia 29. A direção nacional da central qualifica a agenda de protestos como um movimento “em defesa dos direitos, da democracia e do projeto de desenvolvimento vitorioso nas últimas eleições”. De um lado, o chamado da entidade repele os gestos reiteradas vezes considerado “golpe”, como as manifestações pelo “fora Dilma!” e as articulações pelo impeachment da presidenta eleita.

Grécia: Pelo direito dos povos a auditar a dívida pública

Imagem
Um manifesto internacional, divulgado no último dia 4 de maio, apela à solidariedade com a resistência da Grécia à Europa neoliberal, apoiando a Comissão pela Verdade sobre a Dívida Pública Grega. O documento é assinado por personalidades como Immanuel Wallerstein, Noam Chomsky, Ken Loach, Tariq Ali, Etienne Balibar, Frei Betto, Francisco Louçã, Jaime Pastor, Michael Lowy, Farooq Tariq, István Mészáros, entre outros. ESQUERDA.net - 07/05/2015 "Participai ativamente nos processos de auditoria cidadã da dívida que se estão a desenvolver em muitos lugares, na Europa e fora dela". Apelo em apoio à Grécia que resiste e à sua Comissão pela Verdade sobre a Dívida Pública Grega Aos povos da Europa e do mundo. A todas e todos os que rejeitam as políticas de austeridade e não aceitam pagar uma dívida pública que nos estrangula, que foi contraída sem nós e contra nós.

DIREITO DE GREVE: Justiça paulista manda Alckmin pagar salários de professores grevistas

Imagem
Magistrada entendeu que somente após uma declaração de ilegalidade da greve é que os dias parados poderiam ser descontados. Audiência de conciliação terminou sem acordo entre docentes e governo por  Rodrigo Gomes, da RBA   publicado  07/05/2015 18:09 Cerca de cem professores levaram faixas à frente do TJ-SP cobrando que o governo negocie com a categoria São Paulo – A juíza titular da 4ª vara da Fazenda Pública do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), Celina Kiyomi Toyoshima, concedeu hoje (7) liminar favorável aos professores paulistas, impedindo o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), de descontar os dias parados em virtude da greve iniciada em 16 de março, até que haja julgamento da paralisação. Assim, após ser oficiado, o governo paulista terá de efetuar o pagamento da parte faltante dos salários de abril dos docentes. “A greve é um direito assim previsto pela Constituição Federal. Até que haja solução sobre a legalidade ou não do movimento, afigur

Luciano Martins Costa: A mão que segura a bengala

Imagem
Por Luciano Martins Costa em 07/05/2015 - no Observatório da Imprensa Ouça aqui   Download Uma nota na coluna Panorama Político, do  Globo , publicada nesta quinta-feira (7/5), esclarece o que as manchetes do dia anterior escondiam: a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional 475/05, a chamada PEC da Bengala, não representa apenas uma manobra para atingir a presidente Dilma Rousseff, como alardeia a imprensa. Como se sabe, a norma estende de 70 para 75 anos a idade para a aposentadoria compulsória de integrantes do Supremo Tribunal Federal, e vale para os atuais ministros, tirando da presidente o direito de nomear cinco novos membros da Suprema Corte até o fim do seu mandato.

Paulo Nogueira: E Moro não teve resposta para Cerveró.

Imagem
Postado em   07 mai 2015 por :   Paulo Nogueira Alguém tem que deter este da direita Detesto a palavra “chocante”. Os sábios sempre disseram que ela é tola, porque não há nada de novo sob o sol, tudo se repete, e nada portanto deve chocar ou provocar perplexidade. Isto posto, é um documento histórico o  vídeo  que está circulando na internet em que Nestor Cerveró, ex-Petrobras, se dirige ao juiz Sérgio Moro. Por ser um tremendo dum clichê, não gosto de citar Kakfa e seu clássico Processo, em que um personagem é posto num tribunal sem ter a menor noção do que fez. Mas é kafkiana a situação de Cerveró.

DW: Reino Unido vai às urnas em eleição acirrada

Imagem
Pesquisas de opinião apontam disputa apertada entre o Partido Conservador, de David Cameron, e o rival Trabalhista, de Ed Miliband, mas nenhum deles deve obter maioria. Eleitores do Reino Unido começaram a votar na manhã desta quinta-feira (07/05) na eleição parlamentar de resultado mais imprevisível das últimas décadas no país. O pleito pode deixar a quinta maior economia do mundo um passo mais perto de deixar a União Europeia (UE) e fortalecer sentimentos nacionalistas na Escócia.

A CIA e sua simpatia pela campanha contra Dilma

Imagem
Sibá Machado falou da proximidade entre Aécio Neves e venezuelanos acusados de conspiração e de sua desconfiança do envolvimento da CIA no Brasil. Darío Pignotti - Página/12 - na Carta Maior Brasília -  Washington apoia o movimento de desestabilização do governo de Dilma? Foi que o este diário perguntou a políticos e acadêmicos brasileiros que, invariavelmente, responderam que “sim”, mas quase todos sob condição de anonimato. Alguns solicitaram o sigilo alegando carecer de provas, outros, possivelmente, por temor às chicotadas da imprensa, que ridiculiza esse tipo de especulação relacionada à intervenção norte-americana.

Depoimento de cinegrafista da Band atacado por pitbull emociona Congresso Nacional; assista

Imagem
Blog do Esmael O depoimento do cinegrafista Luiz Carlos de Jesus, da Band, conseguiu emocionar senadores e deputados que participaram na manhã desta quarta-feira (6), em Brasília, da audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), que discutiu o massacre dos professores pela Polícia Militar no último dia 29 abril, em Curitiba.

PML: JORNADA DE TOLOS NA CÂMARA

Imagem
7 de maio de 2015 por  Paulo Moreira Leite Oposição aprova PEC da Bengala para atingir Dilma e agradar ao STF mas quem se diminui é o Congresso A noite em que a Câmara de Deputados fez a mudança constitucional batizada como PEC da Bengala constitui uma típica jornada de tolos, episódio célebre da corte de Luis XIII no qual a rainha-mãe Maria de Medicis tentou dar um golpe palaciano mas terminou humilhada por uma manobra do Cardeal Richielieu, sendo forçada a mudar-se para o exílio.

Segredos da máquina mediática de Bruxelas

Imagem
Em Bruxelas existe uma máquina de comunicação bem oleada que consegue distribuir informação às principais agências de comunicação numa questão de horas, e que opera com base na manutenção do anonimato das fontes jornalísticas. A cobertura das reuniões do Eurogrupo e das negociações com o governo grego são um exemplo desse sistema.   Artigo de Nikos Sverkos, reproduzido pelo Aventar. -  7 de Maio, 2015 - 01:25h Foto Left.gr. Na política, dizem os  insiders  dos órgãos de comunicação políticos, está sempre em vantagem quem melhor conseguir influenciar os  media  internacionais para que veiculem as suas posições. E isto não acontece apenas durante os períodos de campanha eleitoral: na União Europeia, o poder de decisão depende não apenas da força da economia de um dado parceiro, mas também do modo como ele lida com os órgãos de comunicação internacionais.

Sayyed Hassan Nasrallah: fala sobre rumores e guerra psicológica

Imagem
Comentários do Secretário Geral do Hezbollah, Sayyed Nasrallah, falando ao vivo no canal de televisão Al Manar nesta terça-feira à tarde. Agora para a Síria: Depois da ocupação de Idlib por grupos armados, tivemos que lidar com UMA CAMPANHA DE BOATOS MENTIROSOS nas redes sociais. Uma guerra psicológica foi lançada para se beneficiar de cada conquista do inimigo buscando danificar a moral da população síria. Após a queda de Jisr al Shugur, eles alegaram que o “regime” estava acabado, que o exército estava afundando, que os aliados da Síria a tinha abandonado, que a situação era muito complicada. Eles disseram que um grande número de alawitas estavam se dirigindo para a fronteira com o Líbano e o Hezbollah estava pressionando o governo libanês para deixá-los entrar. Nada disso tem fundamento.

Miro Borges, sobre a alta da taxa de juros: Festa de rentistas e oposição midiática, preocupação para Dilma

Imagem
A alta dos juros e a queda de Dilma por Altamiro Borges, em seu blog Na semana passada, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central voltou a elevar a taxa básica de juros – de 12,75% para 13,25%. Foi o quinto aumento seguido da perversa Selic, que trava o crescimento da economia e reduz o ritmo da geração de emprego e renda no país. No lacônico comunicado sobre o novo arrocho monetário, o órgão apenas justificou que, “avaliando o cenário macroeconômico e as perspectivas para a inflação”, decidiu subir os juros.

Quando panela de rico bate, panela de pobre esvazia

Imagem
Posted by  eduguim  on 06/05/15 • Categorized as  Crônica É incrível como, no Brasil, basta rico soltar um peido que o país para. Na noite da última terça-feira, um bando de moradores de bairros “nobres” de algumas capitais combinou pela internet de fazer um “panelaço” durante o programa partidário do PT, garantido ao partido e aos seus simpatizantes, militantes e eleitores pela Carta Magna. Esse protesto, impossível de quantificar, foi parar no Jornal Nacional.

Maria Inês Nassif: Os protagonistas da polarização não são os melhores atores da cena política

Imagem
PT e PSDB estão envelhecidos, mas ainda são os dutos de comunicação das bases oposicionistas e governistas com o poder institucional. Maria Inês Nassif - na Carta Maior O sistema político brasileiro vive grandes impasses. A sociedade radicalizou posições políticas e esticou a corda da disputa ideológica na sua base social no limite, sem encontrar dutos institucionais para transformar essa luta em poder político de forma equilibrada. Os veículos definidos pela democracia brasileira como os apropriados para transformar hegemonias sociais em poder político estão esgarçados. A conversa entre instituições e luta política está muito difícil.

Luis Nassif: As mudanças no mercado de mídia

Imagem
Luis Nassif Nos próximos meses haverá mudanças expressivas no mercado publicitário para a Internet, com a implantação progressiva das análises socioeconômicas de audiência. Até agora, vigorava apenas a audiência, o pageview. Esse modelo promoveu distorções em relação ao que vigorava no mercado impresso. Por lá, a qualificação do leitor vale mais do que a mera tiragem. É o que faz, por exemplo, a publicidade em O Globo custar mais do que no Extra – do mesmo grupo. Ou o segundo no Jornal Nacional mais do que em um programa de auditório.

EUA bombardeiam Iêmen e depois oferecem ‘ajuda humanitária’

Imagem
O secretário de Estado dos EUA, John Kerry, anunciou, nesta quarta-feira (6), em Djibouti, que Washington vai destinar mais de US$ 68 milhões para ajudar as organizações humanitárias a atender às necessidades de quase 16 milhões de pessoas que precisam de assistência no Iêmen, incluindo 300 mil recém-deslocados internamente. © AP Photo/ Hani Mohammed   O que o chefe da diplomacia norte-americana não menciona, entretanto, é a responsabilidade de seu país na assustadora crise humanitária vivida pelo país árabe. Em relatório divulgado no último domingo (3), por exemplo, a ONG de direitos humanos Human Rights Watch denunciou o uso de bombas de fragmentação fabricadas pelos EUA nos bombardeios aéreos liderados pela Arábia Saudita contra as posições houthis no Iêmen, em uma ofensiva ilegal que conta com o apoio de Washington, mesmo sem o aval do Conselho de Segurança da ONU. E, além de tudo, mesmo que exista um tratado de 2008, assinado por 116 países, que proíbe esse tipo de armame

Kiko Nogueira: A cracolândia e o Helicoca.

Imagem
Postado em   06 mai 2015 por :   Kiko Nogueira A cracolândia Dos problemas aparentemente insolúveis do Brasil, um dos mais dramáticos é a cracolândia. Desde pelo menos 2005, quando a prefeitura de São Paulo fechou bares e hoteis naquela região, a situação apenas piorou. Um novo programa retirou barracos e “favelinhas”. Cada investida desse tipo serve para espalhar viciados pelo centro.

Tribunal italiano suspende extradição de Pizzolato

Imagem
Criado em  06/05/15 18h15  e atualizado em  06/05/15 19h47   Por  Da Agência Brasil*  Edição: Fábio Massalli  Fonte: Agência Brasil O ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato teve a extradição para o Brasil suspensa após decisão do Tribunal Administrativo Regional (TAR) do Lacio. A corte acatou recurso da defesa de Pizzolato contra a decisão do ministro da Justiça da Itália, Andrea Orlando.

Paraná: Comando do massacre começa a cair; Professores seguem em luta

Imagem
Após uma semana do massacre ocorrido no Paraná, cai o secretário de Educação Fernando Xavier Ferreira, já o secretário de Segurança Pública, o deputado federal licenciado Fernando Francischini (SDD), está sendo pressionado para entregar o cargo. Em declaração exclusiva à  Rádio Vermelho , Ramon Bentivenha, que presta assessoria jurídica aos professores atacados no Paraná, disse que "a queda é importante, mas ainda não pode ser considerada uma vitória",. Por Joanne Mota   O advogado informa que os professores seguem firmes na luta, tanto para garantir a revogação da lei que ataca os direitos da categoria, como na luta pela justiça aos professores brutalmente massacrados. O comando do movimento informou que ficou estabelecida uma audiência pública no dia 29 de maio para divulgar os primeiros resultados das pessoas que estão prestando informações aos promotores.

Excessos de Sergio Moro são discutidos no STF e no CNJ pelo menos desde 2005

Imagem
Por: Helena Sthephanowitz - 06/05/2015 Se é recente o primeiro julgamento de mérito de  Habeas Corpus  da operação “lava jato” pelo Supremo Tribunal Federal, o trabalho do juiz federal Sergio Fernando Moro, responsável pelos processos da operação, já é discutido pelo STF e pelo Conselho Nacional de Justiça há alguns anos. Ao longo de sua carreira, Moro foi alvo de procedimentos administrativos no órgão por conta de sua conduta, considerada parcial e até incompatível com o Código de Ética da Magistratura. Todos os procedimentos foram arquivados e correram sob sigilo. Sergio Moro oficiou companhias aéreas para que informassem sobre todos os voos de advogados de investigado. Entre as reclamações há o caso em que ele mandou a Polícia Federal oficiar todas as companhias aéreas para saber os voos em que os advogados de um investigado estavam. Ou quando ele determinou a gravação de vídeos de conversas de presos com advogados e até familiares por causa da presença de traficantes no