Postagens

Mostrando postagens de maio 26, 2014

Como o Condor também voava no Rio

Imagem
Um mês antes de morrer, Paulo Malhães falou por 23 horas diante da Comissão da Verdade e contou como perseguiram e sequestraram argentinos em 1980. Darío Pignotti (@DarioPignotti) Um mês antes de ser sequestrado e morto em seu sítio no Rio de Janeiro, o ex-coronel Paulo Malhães declarou, diante da Comissão da Verdade, que havia participado de operações contra guerrilheiros argentinos que operavam em seu país. Ao que parece, seriam membros da organização Montoneros que foram capturados quando tentavam voltar à Argentina para a Contraofensiva, uma operação contra a ditadura daquele país. Essa morte ainda não esclarecida, em que não pode ser descartada a queima de arquivo, sem dúvida beneficia os cúmplices brasileiros da Operação Condor. “O que surge da declaração de Malhães é que ele esteve envolvido no sequestro dos militantes argentinos Campiglia e Pinus, em 1980”, declarou ao Página/12 Nadine Borges, membro da Comissão da Verdade do Rio. “Não descarto que tenha alguma rel

Como o DCM fez o G1 mudar sua política de comentários

Imagem
por :   Paulo Nogueira Os editores da Globo ouviram o DCM. Foi estancada uma das maiores fontes de aberrações no mundo digital brasileiro: os comentários do G1. Isso aconteceu dias depois de termos dado algumas matérias sobre o tema. Tinha me chamado a atenção, particularmente, um comentário em que um leitor dizia, sem nenhum constrangimento, que já era hora de entrar na casa de políticos como Genoino e matar as pessoas. Escrevi um texto. Perguntei: os acionistas não lêem este tipo de coisa? E os editores? E os anunciantes? Que anunciante quer ver sua marca associada a leitores facínoras? E depois agi como repórter.

Bomba! O relatorio de 2014 da empresa de Joaquim Barbosa em Miami !

Imagem
Autor: Miguel do Rosário Os brasileiros que se limitam a se informar pela grande mídia ainda não sabem que Joaquim Barbosa, presidente do STF, comprou um apartamento em Miami usando uma “corporation”, aberta em seu nome. E que usou um apartamento funcional como endereço sede da empresa, uma prática terminantemente proibida pelo Estatuto do Servidor. No ano passado, essa denúncia correu nas redes sociais, a partir de blogs, que  divulgaram os documentos de Barbosa  em cartórios de Miami. O Globo não deu nada. Hoje o Globo diz que Barbosa renunciou porque recebeu um telefonema no qual uma voz diz a ele “que sua hora está chegando”.

Ucrânia: Relatório de Situação de Combate (SITREP) 31/5/2014 - 21h13 UCT/Zulu − por “Juan”

Imagem
POSTADO POR  CASTOR FILHO Por que a Junta de Kiev não pode tomar Slaviansk? 1/6/2014  The Saker ,  The Vineyard of the Saker “ Ukraine SITREP May 31st, 21:13 UTC/Zulu: why can't the junta take Slaviansk? ” Traduzido por  mberublue (Juan) Sistema portátil de míssil antiaéreo (IGLA-S) Confirmou-se que  sistemas IGLA-S   ( sistema de mísseis portáteis para defesa aérea   [NT] )  de mísseis antiaéreos foram encontrados “abandonados” perto de uma estrada rural pelo exército do Donbass. A quantidade é desconhecida. Existe um vídeo de um avião de ataque ao solo ucraniano, tipo Sukhoi, sendo abatido em 30/5/2014. Sem confirmação do incidente pela testemunha que teria visto o acontecido. É perfeitamente visível no vídeo quando o piloto ejeta. Em 30/5/2014 alguns edifícios governamentais foram tomados pela população em Ternopol. Um edifício administrativo foi queimado.

Sisu: Inscrições começam na segunda-feira

Imagem
Candidatos terão apenas três dias para se inscrever no Sisu Mariana Tokarnia -  Agência Brasil 01.06.2014 - 09h38 | Atualizado em 01.06.2014 - 12h56 Começam amanhã (2) as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), pela internet . Os candidatos devem ficar atentos aos prazos. Este ano, eles terão apenas três dias para se inscrever, até quarta-feira (4). Para participar, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado e não ter zerado a redação. O  Sisu  oferce vagas em instituições públicas de ensino. O número de vagas nesta edição cresceu 29% em comparação ao mesmo período do ano anterior, chegando a 51.412 em 67 instituições. O número de cursos também teve aumento, passando de 1.179, em junho de 2013, para 1.447 em 2014.

Francês detido pelo ataque ao Museu Judaico belga combateu na Síria

Imagem
SOFIA LORENA   01/06/2014 - 18:02   (actualizado às  19:33 ) Desde o início da guerra síria, só de França terão partido 780 pessoas para ali combater em nome da “ jihad  global” – é impossível saber quantos regressaram à Europa. Da Bélgica, foram 200. Madrid já expulsou 100 jihadistas desde 2004. Imagem de uma câmara de vigilância durante o ataque ao museu de Bruxelas  AFP O suspeito autor do ataque ao Museu Judaico da Bélgica, que fez quatro mortos há uma semana, foi detido em Marselha: chama-se Mehdi Nemmouche este francês de 29 anos nascido em Roubaix (Norte de França), de “perfil jihadista”, que as autoridades acreditam ter-se radicalizado na prisão, onde esteve antes de partir para a Síria. Tinha consigo uma gravação onde reivindica o atentado.

Estadão baba contra o perigo vermelho

Imagem
O Estadão contra a participação O veículo que tem uma longa folha de serviços prestados ao País está pronto para defender a democracia de seu principal algoz: o povo Perigo vermelho por  Antonio Lassance,  em Carta Maior A turma do editorial do  Estadão  está em pânico. Apelou e perdeu a razão. Também, não era para menos. O jornal que ajudou a derrubar os governos Vargas, em 1954, e João Goulart, em 1964, não dorme em serviço.  Dilma que se cuide, pois estamos, de novo, em um ano de quatro. Mais uma vez, e antes que seja tarde, o veículo que tem uma longa folha de serviços prestados ao País está pronto para defender a democracia de seu principal algoz: o povo. O jornal descobriu e denunciou, em um editorial ( ‘Mudança de regime por decreto’, de 29/5 ), que o governo da presidenta Dilma Rousseff está cometendo um crime de lesa pátria.

Vídeo-paródia: ministro da Suíça tem ataque de riso lendo carta de Aécio no parlamento

Imagem
Postado em   01 jun 2014 por :   Kiko Nogueira Sobre o Autor Diretor-adjunto do Diário do Centro do Mundo. Jornalista e músico. Foi fundador e diretor de redação da Revista Alfa; editor da Veja São Paulo; diretor de redação da Viagem e Turismo e do Guia Quatro Rodas.

Ualid Rabah: Papa Franciso e a mediação honesta pela paz na Palestina

Imagem
Em virtude das manifestações e atitudes do Papa Francisco na Palestina, muitas delas paradigmáticas e, até mesmo, surpreendentes - destacando-se, dentre elas, a oração junto ao Muro do Apartheid, agora tornado o Muro das Lamentações Palestinas - e diante da possibilidade lançada pelo próprio líder católico quanto à mediação entre palestinos e israelenses com vistas à busca da paz, algumas considerações se tornam necessárias. Por Ualid Rabah* Palestine News Network Papa Francisco esteve em Belém, na Cisjordânia, recebido pelo presidente palestino Mahmoud Abbas . Estas são as que seguem, considerando preocupações e análise quanto ao que vem ocorrendo na Palestina, notadamente a incessante limpeza étnica que é mais brutal contra os palestinos cristãos, cuja importância é vital para toda a cristandade. Afinal, estamos falando do fim dos mais antigos cristãos, bem como da descristianização da Palestina, primeiro passo rumo à consecução do farisaico projeto sionista: a total judaiz

EXCLUSIVO: Lula fala sobre a Copa do Mundo e os protestos

Imagem

Video dos discursos de Lula e Dilma em MG

Imagem
Por:  Zé Augusto Do Blog Os Amigos do Presidente Lula O presidente Lula, no Encontro Estadual do PT-MG nesta sexta-feira (30), falou sobre a agressão e o desrespeito que estão sendo dirigidos à presidenta Dilma Rousseff ultimamente. Como resposta, afirmou ser necessário instituir a Dilminha Paz e Amor. Lula pediu que a militância petista não aja da mesma forma que a oposição raivosa e observou que os adversários não sabiam fazer oposição porque sempre foram situação, desde que Cabral pisou no Brasil.

Ucrânia: Relatório de Situação de Combate (SITREP) 30/5/2014 12:31 UTC/Zulu– por “Juan”

Imagem
POSTADO POR  CASTOR FILHO 30/5/2014,  The Saker ,  The Vineyard of The Saker May 30th combat SITREP by “Juan” Traduzido por  mberublue The Saker 1-)  Combates esporádicos e pesados, às vezes, em torno de Slaviansk e nas aldeias do entorno em 29/5/2014, sem acontecimentos dignos de nota para o exército local e da Guarda Nacional/Pravy Sektor. Foram relatadas algumas perdas para a Guarda Nacional/Pravy Sektor. 2-)  Meia bateria de lançadores de mísseis GRAD, tipo BM-21, se encontra em posição dentro do alcance para Mariupol. Desde essa manhã, mas não foram acionados os mísseis. O alcance dos Mísseis GRAD é de 35 quilômetros.

O país dos coronéis e a nova democracia social

Imagem
Luis Nassif O Brasil é um país com várias camadas arqueológicas. Tem o país dos novos mercados, das novas tecnologias, de uma sociedade civil pujante, de novos movimentos nascendo ao largo das velhas instituições, de novos direitos sociais sendo reconhecidos pela sociedade e pelo Supremo Tribunal Federal, novas políticas sociais amparando de minorias raciais a pessoas com deficiência. Ao mesmo tempo, é o país anacrônico, com manchas de trabalho escravo mas, principalmente, com um ranço insuperável, fruto da herança coronelística da Velha República, da visão de compadrio do "homem cordial", que não aceita nenhuma forma de mediação dos poderes que não passe pelo seu poder de arbítrio. Só isso para explicar as críticas anacrônicas da parte da mídia aos decretos da Presidente da República instituindo a Política Nacional de Participação Social, formalizando diversos conselhos para ampliar a participação social nas políticas públicas.

Quem é patético no Brasil: o terrorismo ou o jornalismo? É o “Programa do Gugu” impresso?

Imagem
Autor: Fernando Brito Estadão e Folha, ontem e hoje, deram uma mostra do nível de (ir)responsabilidade do jornalismo brasileiro. A  Folha “entrevista” pelo Twitter  um suposto ” hacker”, autodenominado “AnonManifest”, que diz ter obtido dados sigilosos sobre chegada de delegações estrangeiras e até do secretário-geral da ON, Ban Ki Moon. Nenhum documento, dos que teriam sido obtidos, é mostrado ou referido em detalhes, para provar que, de fato, houve uma violação de dados de alta sensibilidade. É a “palavra” tuitada do anônimo.

Janio de Freitas: Se Barbosa saiu por “ameaças” então é um covarde

Imagem
 Autor: Miguel do Rosário O Globo de sexta e sábado tentou salvar a reputação de Joaquim Barbosa, tisnada por seus arroubos autoritários, com a alegação de que ele teria saído por “causa de ameaças”. O jornal forçou a barra, porque a informação não veio de Barbosa. Como de praxe, o Globo montou uma teoria e  foi adiante. Desta vez, porém, nenhum outro jornal embarcou na palhaçada.

Rebelution - "Good Vibes" acoustic

Imagem

Guerra sem quartel entre as extremas direitas na Europa

Imagem
O que está em jogo não é uma mera disputa simbólica, mas sim um pacote de privilégios que se obtém no parlamento europeu para a constituição de um grupo. Eduardo Febbro Paris  - Os partidos da extrema direita – também chamados de “eurófobos” – que subiram ao topo com as eleições para renovar o parlamento europeu (22 a 25 de maio) sacaram das urnas a machadinha da guerra. Ainda que na França, Inglaterra, Dinamarca, Suécia, Itália, Hungria e Grécia, os extremistas tenham conseguido uma legitimidade jamais alcançada até hoje, e ainda que professem a mesma oposição à União Europeia e alguns tenham ideias similares, hoje eles combatem entre si palmo a palmo para ver quem é capaz de formar primeiro um grupo parlamentar no parlamento europeu.

Já vivemos em um mundo multipolar?

Imagem
Os acordos entre a China e a Rússia, o fortalecimento dos Brics e os processos de integração na AL são elos do que pode chegar a ser um mundo multipolar. por Emir Sader  A mais importante virada da história contemporânea foi propiciada pelo fim da guerra fria, momento em que um dos campos da era bipolar desapareceu, abrindo caminho para um mundo unipolar, sob a hegemonia imperial norteamericana. De imediato os EUA passaram a se valer de sua inquestionável superioridade, buscando transferir os conflitos para o enfrentamento miliar. O ápice dessa política de militarização dos conflitos se deu no Afeganistão, no Iraque e na Líbia. Ainda que sob formas relativamente distintas, o desenlace dos conflitos se deu pela via militar – invasão, ocupação, bombardeio, derrubada dos governos.

‘O pior analfabeto é o analfabeto político’: a atualidade de Bertold Brecht

Imagem
por :   Camila Nogueira Bertold Brecht é nosso convidado em mais uma etapa da série Conversas com Escritores Mortos. “Muitos juízes são absolutamente incorruptíveis; ninguém consegue obrigá-los a fazer justiça.” Bertolt Brecht foi um poeta, dramaturgo e diretor de teatro alemão, conhecido principalmente pela Ópera dos Três Vinténs. A obra foi adaptada para o cinema três vezes. A música “Mack the Knife”, vinda do musical, é um clássico do jazz, e foi gravada por artistas como Frank Sinatra, Louis Armstrong, Bobby Darin, Ella Fitzgerald, Robbie Williams e Michael Buble.  Brecht, um socialista fervoroso, é nosso convidado para mais uma “Conversa com Escritores Mortos”.  Herr Brecht, o senhor foi um entusiasta das ideias marxistas e sempre se manteve muito ligado com a política, não é mesmo? Eu sempre fui politizado, pois acredito que apenas quando somos instruídos pela realidade podemos mudá-la. Devo acrescentar que, para mim, o pior analfabeto é o analfabeto político.

Faz sentido o governo premiar a Globo pela exportação de suas novelas?

Imagem
por :   Kiko Nogueira “Avenida Brasil” O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, através de sua Secretaria de Comércio e Serviços, premiou a Globo pela exportação de novelas. A emissora ganhou o troféu Destaque na Exportação de Serviços numa cerimônia em São Paulo. Foi uma iniciativa em conjunto com a Associação de Comércio Exterior do Brasil, AEB. É um reconhecimento pelo licenciamento de 63 títulos para 72 países em 2013. Ninguém da assessoria do ministério ou da AEB soube explicar quais foram os critérios para a premiação, quem votou etc.

Lula na Carta Capital: “mídia lambia as botas da ditadura”

Imagem
Autor: Miguel do Rosário Lula: A mídia lambia as botas da ditadura, deu apoio a FHC e contra o meu governo e o de Dilma LULA EM CAMPANHA Entrevista de Lula a Luiz Gonzaga Belluzzo e Mino Carta, em Carta Capital, via e-mail de Julio Cesar Macedo Amorim (no blog  Viomundo ) Antes de mais nada, impressiona a paixão. Aos 68 anos, Luiz Inácio Lula da Silva não perdeu o vigor com que arengava à multidão reunida no gramado da Vila Euclides no fim dos anos 70. E nos momentos em que sustenta algo capaz de empolgá-lo, ocorrência frequente, aperta com força metalúrgica o pulso do entrevistador mais próximo, como se pretendesse transmitir-lhe fisicamente sua emoção. Assim se deu nesta longa entrevista que o ex-presidente Lula deu a CartaCapital. No caso de Mino, esta foi mais uma das inúmeras, a começar pela primeira, em janeiro de 1978.

Aécio aposta na direita do PMDB

Imagem
Autor: Miguel do Rosário A eleição está ficando meio doida no Rio de Janeiro. Hoje saiu a seguinte nota na coluna do Ilimar Franco, do Globo. Aécio manda PSDB ir de Pezão – Os tucanos do Rio vão se coligar com o PMDB nas eleições estaduais e apoiar a reeleição do governador Luiz Fernando Pezão. Esta, segundo um dirigente regional, foi a orientação superior que receberam. O candidato ao Planalto, Aécio Neves, quer colar sua campanha com a de Pezão. O presidente do PMDB no Rio, Jorge Picciani, já está com sua candidatura. Os estrategistas tucanos avaliam que essa é a melhor alternativa para alavancar Aécio no estado. Os candidatos à Câmara e à Assembleia do partido estão vibrando com a adoção dessa linha. Eles eram contrários ao apoio ao vereador Cesar Maia, do DEM, porque ele não tem máquina e estaria muito isolado.

“Voz das ruas” só interessa à direita quando é a “voz da mídia”

Imagem
Autor: Fernando Brito O Globo, o Estadão e o DEM, não por acaso, investem contra o  - bem pouco divulgado -  decreto assinado pela Presidenta Dilma Rousseff instituindo a  a Política Nacional de Participação Social. Entre outras coisas, ele obriga os órgãos públicos a: Art. 5 º   Os órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta deverão, respeitadas as especificidades de cada caso, considerar as instâncias e os mecanismos de participação social, previstos neste Decreto, para a formulação, a execução, o monitoramento e a avaliação de seus programas e políticas públicas.

Ucrânia: Relatório de Situação (SITREP), 29/5/2014, 16:06 UTC/Zulu - Poroshenko e sua guerra esquisita

Imagem
POSTADO POR  CASTOR FILHO   29/5/2014,  The Saker ,  The Vineyard of the Saker “ Ukraine  SITREP May 29th, 16:06 UTC/Zulu: Poroshenko’s weird war ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu The Saker Introdução: o contexto mais amplo da crise ucraniana Antes de examinar os desenvolvimentos mais recentes na Ucrânia, parece-me importante mencionar, pelo menos, dois grandes eventos recentes que envolvem a Rússia. Primeiro , Rússia, Cazaquistão e Bielorrússia assinaram a constituição da  União Econômica Eurasiana, UEE  [orig.  Eurasian Economic Union  (EEU) ]   à qual em breve também se unirão Armênia e Quirguistão.

Pepe Escobar: “Bravo antiquado (excepcionalista) mundo”

Imagem
POSTADO POR  CASTOR FILHO 30/5/2014,  [*] Pepe Escobar ,  RT - Moscou “ Brave old (exceptionalist) world ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu “Nada a perguntar. Não, não, nunca explicar coisa alguma. E removeram os ossos e a pele de Harry para o necrotério, na Ala Oeste” [King Diamond, em “To The Morgue”/Para o necrotério] “Acrescente-se o risco real de guerra nuclear, e a questão se impõe: por que nós, cidadãos do mundo, toleramos os EUA?”. John Pilger, em  “ Temos que quebrar o silêncio contra a guerra dos EUA ” Barack "excepcional" Obama discursando para cadetes de West Point em 28/5/2014 “Acredito com cada fibra do meu ser no excepcionalismo dos EUA”   [1] . Pois foi isso. Saído diretamente da boca do leão, quer dizer, do presidente Barack Obama dos EUA.

O gás de xisto vai de mal a pior

Imagem
POSTADO POR  CASTOR FILHO   29/5/2014,  [*] Nick Cunningham  −  Testosterone PIT “ The Fracking Shakeout ” Traduzido por  mberublue "Fraccking" - fraturação da rocha xistosa. Processo de extração O setor de extração de gás/petróleo do xisto dos Estados Unidos pode ser bem menos forte do que muita gente pensa. Em análise mais recente,  Bloomberg News  descobriu  um elevado nível de endividamento das indústrias do setor, com muitas companhias se endividando mais e mais, desapontadas com suas receitas. Nos últimos quatro anos, relata a pesquisa, quase dobrou a dívida contraída pelas empresas de petróleo e gás de xisto. Enquanto as companhias perfuradoras necessitaram dobrar os empréstimos para se expandir, suas receitas nesses quatro anos não seguiram o mesmo ritmo, crescendo meros 5,6%.