CEO da Apple, Tim Cook, promete aumentar investimento na China
(Xinhua/Cai Yang)
Beijing, 23 out (Xinhua) -- O CEO da Apple, Tim Cook, prometeu nesta quarta-feira aumentar o investimento na China durante sua visita a Beijing, o que analistas acreditam destacar a importância do mercado chinês para a gigante de tecnologia americana.
Em sua segunda viagem ao continente chinês este ano, Cook se reuniu com o ministro chinês da Indústria e Informatização, Jin Zhuanglong, nesta quarta-feira, discutindo tópicos como o desenvolvimento da Apple na China, gestão de segurança de dados online e serviços em nuvem.
Cook disse que a Apple está ansiosa para aproveitar as oportunidades apresentadas pela abertura da China e continuará a aumentar seus investimentos no país, contribuindo assim para o desenvolvimento de alta qualidade das cadeias industriais e de suprimentos.
Na terça-feira, Cook se reuniu com Yang Jie, presidente da gigante de telecomunicações China Mobile. Os dois lados trocaram opiniões sobre o avanço da cooperação em aplicativos 5G, música e vídeos de realidade virtual (RV), com base em programas cooperativos existentes em áreas como conteúdo digital, de acordo com um comunicado da China Mobile.
Cook também se reuniu com estudantes universitários chineses em um "quintal de ciência e tecnologia" no distrito de Shunyi, em Beijing, para aprender sobre como eles estão usando os dispositivos da Apple para ajudar os agricultores a adotar práticas mais eficientes e sustentáveis.
Em agosto de 2023, a Fundação Chinesa para o Desenvolvimento Rural criou um projeto para ajudar "quintais de ciência e tecnologia" com suporte social. A Apple foi a primeira empresa a apoiar o projeto.
Li Huimin, uma estudante da Universidade Agrícola da China, e sua equipe de pesquisa têm desenvolvido um aplicativo iOS para fornecer alertas climáticos extremos, identificação de pragas e avisos de pragas para aumentar a produção de frutas.
O aplicativo foi aprovado para testes e estará disponível após mais melhorias.
"Os projetos que acabei de ver são incríveis, e os alunos que conheci hoje estão realmente motivados a gerar um impacto positivo nas comunidades rurais. Adorei ver como eles estão usando a tecnologia para ajudar os agricultores a aumentar a produção", disse Cook.
Os desenvolvedores chineses prosperaram na App Store. Em 2022, aproximadamente como nos anos anteriores, a China foi responsável por 51% dos faturamentos e vendas facilitados pelo ecossistema da App Store, de acordo com um estudo do Analysis Group.
Durante sua viagem a Beijing, Cook também visitou uma loja de varejo da Apple no centro de Beijing e se encontrou com desenvolvedores da empresa de jogos chinesa Gala Sports.
Em sua visita a Shanghai em março, Cook reiterou o compromisso de longo prazo da empresa com o mercado chinês quando abriu a maior loja de varejo da Apple no continente chinês.
"Não há cadeia de suprimentos no mundo que seja mais crítica para nós do que a China", disse Cook, observando que a Apple fortalecerá sua cooperação de longo prazo com seus parceiros chineses da cadeia de suprimentos e trabalhará em estreita colaboração com eles na fabricação verde e inteligente para alcançar resultados vantajosos para todos.
Sua visita reflete a ênfase da Apple no mercado chinês e a estratégia de mercado da empresa de combinar características locais com pensamento global, disse Wu Shu, sócio fundador da Potential Capital, sediada em Beijing.
"Isso pode ser considerado como a ênfase aprimorada da Apple no mercado chinês, refletindo o forte magnetismo do mercado chinês", disse Wu.
A nova linha do iPhone 16 da Apple teve um forte começo no mercado chinês, com vendas 20% maiores nas primeiras três semanas após o lançamento em comparação com a série do iPhone 15 em 2023, mostraram dados da empresa de pesquisa de mercado Counterpoint Research.
À medida que o evento de compras online "Duplo 11" da China se aproxima, espera-se que itens eletrônicos, juntamente com outros produtos, experimentem um salto nas vendas.
Com a introdução de uma série de políticas incrementais, a economia da China continua a mostrar resiliência e continua sendo um destino atraente para investimento estrangeiro, disse Wu. A política de abertura da China e o grande mercado fornecem oportunidades importantes para empresas de todo o mundo, incluindo os Estados Unidos, acrescentou.
(Xinhua/Cai Yang)
(Xinhua/Cai Yang)
Comentários