Três razões pelas quais aumentos de tarifas da UE sobre veículos elétricos chineses são errados

Trabalhador verifica a qualidade de um veículo de nova energia numa fábrica da BYD, principal fabricante de veículos elétricos da China, em Zhengzhou, Província de Henan, no centro da China, em 24 de abril de 2024. (Xinhua/Li Jianan)-                  -

 

Beijing, 13 jun (Xinhua) -- O mais recente plano da Comissão Europeia (CE) de impor tarifas extras provisórias de até 38,1% sobre veículos elétricos (VEs) fabricados na China baseia-se em alegações infundadas, gerando sérias preocupações sobre o protecionismo comercial e a aplicação de padrão duplo.

   O aumento de tarifas ocorreu oito meses após a CE ter iniciado uma investigação antissubsídios sobre os veículos elétricos a bateria importados da China, incluindo as marcas chinesas como BYD, Geely e SAIC, bem como Tesla, BMW e outras marcas estrangeiras.

   A medida foi motivada pelas acusações da CE de que a China estava "inundando" o bloco com veículos elétricos mais baratos como resultado de uma "superprodução", que a CE atribuiu a subsídios estatais significativos na China.

   No entanto, a lógica que justifica o aumento da tarifa parece estar longe de ser convincente, conforme evidenciado por vários fatores: a investigação antissubsídios e seu resultado foram ambos politicamente motivados; o setor de VEs da China, na verdade, enfrenta subprodução, e não superprodução, no processo de eletrificação do transporte; e a acusação feita contra a China em relação aos subsídios estatais é exagerada e aplica um padrão duplo.

   Em primeiro lugar, a investigação antissubsídios foi anunciada pela presidente da CE, Ursula von der Leyen, em seu discurso sobre o Estado da União em setembro de 2023, momento antes de ela pedir a "eliminação de riscos" da China, um reflexo de como o comércio, a economia e a política se tornaram interligados.

   De acordo com as regras da UE, uma investigação antissubsídios geralmente é iniciada apenas quando uma reclamação é apresentada por um setor ou por um Estado-membro. No entanto, nesse caso, a CE iniciou a investigação por iniciativa própria.

   A investigação e os aumentos tarifários coincidiram com o aumento do protecionismo comercial por parte da UE. Desde janeiro de 2024, a UE introduziu pelo menos 33 medidas de proteção comercial contra a China.

   A investigação e os aumentos tarifários subsequentes constituem um abuso de poder, são injustos para as empresas chinesas, geraram uma controvérsia significativa e dividiram a opinião pública europeia.

   Vários CEOs automotivos europeus proeminentes, incluindo os da Mercedes-Benz, Stellantis e VW, expressaram oposição aos aumentos de tarifas. Além disso, alguns empresários europeus influentes na China informaram à Xinhua que o setor não solicitou os aumentos de tarifas e não gostou nem um pouco deles.

   A Câmara de Comércio da China na UE, sediada em Bruxelas, disse à Xinhua que descobriu que os fabricantes de automóveis da UE acreditavam que tais aumentos de tarifas não aumentariam a competitividade das marcas europeias. Em vez disso, eles sentiram que isso poderia prejudicar seus esforços de transformação e prejudicar as metas de neutralidade de carbono da UE.

   Em segundo lugar, a alegação da UE de "superprodução" no setor de veículos elétricos da China é, em grande parte, um equívoco, convenientemente usado como pretexto para o protecionismo comercial e padrão duplo.

   Em 2023, cerca de 80% dos automóveis da Alemanha foram vendidos no exterior. Em comparação, apenas 12,7% dos veículos de nova energia da China foram vendidos no exterior. Não há motivo para acusar a China de "superprodução".

   Em vez disso, o setor de veículos elétricos da China enfrenta uma subprodução no longo prazo. À medida que a eletrificação do transporte avança, a crescente demanda por VEs está levando as montadoras a expandir a capacidade de produção.

   As estatísticas do setor mostraram que, em 2023, mais de 9 milhões de veículos de nova energia foram vendidos na China, ultrapassando uma taxa de penetração de mercado de 30%. Até 2035, espera-se que as vendas ultrapassem 38 milhões, com uma taxa de penetração de 90%.

   Apesar da adoção generalizada de VEs nas maiores cidades da China, um potencial de crescimento substancial permanece nas cidades de terceiro e quarto níveis da China, bem como nos mercados rurais, garantindo uma demanda sustentada por VEs no longo prazo.

   Em um relatório investigativo publicado em abril de 2024, a Bloomberg não encontrou dados que sustentassem as alegações de "excesso de capacidade" da China no setor de veículos elétricos, e os estoques das montadoras chinesas também não pareciam altos.

   Notavelmente, o boom de produção de veículos elétricos da China também ajudará o mundo a atender à demanda global cada vez mais forte por veículos elétricos se o mundo quiser atingir emissões líquidas zero.

   Por último, mas não menos importante, com relação aos subsídios, as acusações da UE são exageradas. O vice-ministro do comércio chinês, Ling Ji, disse no início deste mês que a China descobriu que muitos dos "subsídios" alegados pela UE na investigação não são considerados subsídios nos termos das regulamentações da OMC.

   Entre os vários subsídios disponíveis na UE e na China, constatou-se que os subsídios em alguns setores da UE eram mais altos do que os da China, acrescentou Ling.

   Os subsídios são práticas comuns usadas para apoiar setores específicos. Tanto a UE quanto os Estados Unidos aumentaram significativamente seus subsídios nos últimos anos. A "Lei de Redução da Inflação" dos EUA ofereceu centenas de bilhões de dólares em subsídios para energia limpa, incluindo US$ 12 bilhões em subsídios e empréstimos para fabricantes de veículos elétricos.

   A UE tem sua "Lei da Indústria Zero Líquida", com o objetivo de ampliar a fabricação de tecnologias limpas, sem mencionar os colossais subsídios do bloco para seu setor agrícola, que representa cerca de 20% do orçamento anual total da UE.

   Alguns políticos europeus afirmam que os subsídios estatais da China resultaram em uma competitividade significativa no setor de veículos elétricos. No entanto, especialistas do setor na China atribuíram esse fato ao progresso tecnológico impulsionado pela concorrência acirrada, cadeias de suprimentos completas, infraestrutura totalmente nova, bem como custos mais baixos de energia e terra, em vez de subsídios excessivos.

   "Os subsídios governamentais desempenham um papel importante, mas podem ser secundários em relação à inovação: A China lidera a UE e os EUA em publicações revisadas por pares sobre tecnologia verde", observou o relatório da Bloomberg.

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