Receita da bilheteria da China ultrapassa US$ 7,75 bilhões em 2023

Pessoas passam pelos cartazes fora de um cinema no distrito de Yubei, em Chongqing, sudoeste da China, em 30 de julho de 2023. (Xinhua/Chu Jiayin)

 -       -

 Beijing, 2 jan (Xinhua) -- O mercado cinematográfico chinês mostrou um impulso de recuperação robusto, com as receitas totais de bilheteira para 2023 ultrapassando 54,91 bilhões de yuans (mais de US$ 7,75 bilhões).

   A cifra é menor do que os recordes de mais de 60 bilhões de yuans em 2019 e 2018, mas perto do nível de 2017, tornando-se a quarta maior bilheteria anual na história do cinema chinês.

   Dados divulgados pela Administração de Filmes da China nesta segunda-feira mostraram que quase 1,3 bilhão de ingressos foram vendidos ao longo do ano.

   As produções nacionais geraram mais de 46 bilhões de yuans em receita de bilheteria, representando 83,77% do total nacional.

   Os 10 primeiros lugares na tabela de bilheteria foram dominados por títulos domésticos, com a comédia de suspense "Full River Red" em primeiro lugar, seguida pelo blockbuster de ficção científica "The Wandering Earth II" e o drama policial "No More Bets" em segundo e terceiro lugares.

   Zhi Feina, professora da Academia Nacional de Artes da China, observou que no ano passado os filmes nacionais tiveram uma melhoria notável na qualidade, pois refletem a cultura tradicional chinesa e a vida real, relacionando-se emocionalmente com o público.

   Olhando para o ano passado, o desempenho das bilheterias durante as principais temporadas de cinema teve destaque, incluindo a Festa da Primavera e as férias de verão.

   No último ano, um bom número de jovens cineastas, atores e roteiristas chineses emergiram como uma força importante por trás do crescimento da indústria.

   De acordo com especialistas, suas obras têm mostrado grande promessa e potencial.

   O diretor Guo Fan e sua equipe por trás da franquia de sucesso "The Wandering Earth" trabalharam incansavelmente para colocar a ficção científica chinesa nas telonas. A equipe que produziu o longa animado "Chang An" trabalhou para representar a vida do "Poeta Imortal" Li Bai, na Dinastia Tang (618-907). O filme de ação "Born to Fly" oferece uma representação dramática dos pilotos de elite da China testando novos caças.

   "As histórias são contadas de forma relacionável, mas enérgica", comentou um internauta.

   "Mal posso esperar para assistir o próximo episódio do 'The Wandering Earth'", disse outro.

   Como meio de intercâmbio cultural, a indústria cinematográfica tem desempenhado um papel crucial na promoção da comunicação e do aprendizado mútuo entre várias civilizações.

   No ano passado, blockbusters importados com gêneros diversos enriqueceram o mercado cinematográfico da China, enquanto uma série de produções nacionais que "se tornaram globais" surpreenderam o público estrangeiro com o charme da cultura chinesa.

   O sucesso de ficção científica "The Wandering Earth II" e a obra-prima mitológica épica "Creation of the Gods I: Kingdom of Storms" chegaram às telonas de vários países.

   Produções nacionais como "Hidden Blade", "One and Only" e "Lost in the Stars" também chegaram aos cinemas estrangeiros.

   Além disso, a China sediou festivais ou exibições de cinema chinês em países como Quênia, África do Sul, Nigéria e Rússia em 2023, permitindo que cineastas estrangeiros entendam filmes chineses em profundidade.

   A China revelou o primeiro Prêmio Panda de Ouro no ano passado, que homenageia realizações globais de cinema, TV, documentário

Comentários