Premiê chinês diz que China e Irlanda devem se considerar como parceiras-chave em cooperação

 

(Xinhua/Wang Ye)
-                 -

Dublin, 17 jan (Xinhua) -- A China e a Irlanda devem aderir ao benefício mútuo e sempre se considerar como parceiras-chave em cooperação e oportunidades de desenvolvimento, disse o primeiro-ministro chinês, Li Qiang, nesta quarta-feira.

Li fez as observações ao se reunir com o primeiro-ministro irlandês, Leo Varadkar, na Farmleigh House, a casa de hóspedes oficial do Estado irlandês, na capital irlandesa de Dublin.

Durante as conversas, Li disse que a China e a Irlanda mantiveram um desenvolvimento saudável e estável de seus laços desde o estabelecimento de suas relações diplomáticas, há 45 anos.

Nos últimos anos, especialmente sob a orientação estratégica do presidente Xi Jinping e do presidente Michael D. Higgins, a parceria estratégica China-Irlanda para cooperação mutuamente benéfica tem se aprofundado cada vez mais, e os intercâmbios e a cooperação em vários campos têm se expandido continuamente, trazendo benefícios tangíveis para os dois povos, disse Li.

A China está pronta para trabalhar com a Irlanda para levar adiante a amizade tradicional, consolidar a confiança política mútua, aprofundar a cooperação mutuamente benéfica e compartilhar mais plenamente as oportunidades de desenvolvimento, em uma tentativa de trazer mais benefícios para os dois países e os dois povos, observou Li.

Li expressou a disposição da China de trabalhar com o lado irlandês para aderir ao respeito e à confiança mútuos, esforçar-se para buscar pontos em comum e, ao mesmo tempo, arquivar e resolver as diferenças, aprofundar o entendimento mútuo e apoiar um ao outro em questões importantes.

A China e a Irlanda devem expandir continuamente o comércio, fortalecer a cooperação em desenvolvimento verde e de baixo carbono, agricultura sustentável, finanças e outros campos e expandir a cooperação em inovação em economia digital, biomedicina e inteligência artificial, ampliando o espaço de cooperação, disse ele.

A China aplicará uma política unilateral de isenção de vistos à Irlanda para facilitar o intercâmbio de pessoal entre os dois países, disse Li, expressando a expectativa de que a Irlanda ofereça um ambiente de negócios aberto, justo e não discriminatório para as empresas chinesas.

A China está disposta a fortalecer a coordenação e a cooperação com a Irlanda no âmbito das Nações Unidas e de outras estruturas multilaterais, praticar o verdadeiro multilateralismo, enfrentar conjuntamente os desafios globais e promover a construção de uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade, disse ele.

Espera-se que a Irlanda desempenhe um papel maior na promoção do desenvolvimento sólido e estável das relações China-Europa, disse Li.

Por sua vez, Varadkar disse que a China é uma importante parceira de cooperação da Irlanda, e os dois países sempre aderiram ao respeito e à confiança mútuos.

A Irlanda aprecia as grandes conquistas da China no desenvolvimento econômico e social, sempre respeita o princípio de Uma Só China e espera que a China alcance a reunificação pacífica em breve, acrescentou.

A Irlanda está pronta para expandir os investimentos bidirecionais com a China, fortalecer a cooperação bilateral em áreas como agricultura, alimentos, inovação e desenvolvimento verde e aprofundar os intercâmbios interpessoais em educação e cultura, continuou Varadkar.

O lado irlandês está disposto a considerar ativamente a possibilidade de oferecer mais conveniência para que os cidadãos chineses visitem a Irlanda e dá as boas-vindas a mais empresas chinesas para investir e fazer negócios no país, observou ele, acrescentando que a Irlanda apoia o aprofundamento da cooperação Europa-China.

Antes das conversas, Li participou de uma grande cerimônia de boas-vindas realizada por Varadkar e passou em revista a Guarda de Honra irlandesa.

Comentários