Com recorde de vendas, montadoras chinesas conquistam mercado russo

 

(Foto por Alexander Zemlianichenko Jr/Xinhua)
-                -

A Rússia tem registrado um crescimento contínuo nas vendas de carros chineses nos últimos anos. Os carros chineses são conhecidos por sua acessibilidade e qualidade cada vez mais competitiva, o que contribuiu para sua crescente popularidade entre os consumidores locais.

Por An Xiaomeng

São Petersburgo, 22 jan. (Xinhua) -- No ano passado, as vendas de carros chineses estabeleceram um recorde histórico na Rússia, conquistando quase metade da participação no mercado automotivo do país. As montadoras chinesas têm feito incursões no mercado russo com uma nova imagem.

A Rússia tem registrado um crescimento contínuo nas vendas de carros chineses nos últimos anos. Os carros chineses são conhecidos por sua acessibilidade e qualidade cada vez mais competitiva, o que contribuiu para sua crescente popularidade entre os consumidores locais.

Os especialistas acreditam que o aumento das vendas de carros chineses é o resultado de anos de esforços para melhorar a qualidade e a localização, embora as sanções ocidentais também tenham desempenhado um papel importante.

 

FORTE COMPETITIVIDADE

As montadoras chinesas começaram a entrar no mercado russo no início do século XXI, mas desafios como a fraca imagem da marca e a concorrência acirrada impediram que elas criassem raízes no mercado, e apenas algumas sobreviveram.

Nos últimos anos, as montadoras chinesas absorveram os principais especialistas do mundo na área automotiva e aprimoraram continuamente sua tecnologia. Investimentos substanciais em pesquisa e desenvolvimento (P&D) impulsionaram o setor automobilístico da China a crescer rapidamente, solidificando sua posição como uma potência de fabricação.

Igor Morzharetto, editor-chefe adjunto da revista automobilística russa "Behind the Wheel", disse que as empresas automobilísticas chinesas comprovaram seu desempenho impressionante. Os consumidores, antes céticos em relação aos carros chineses, estão começando a mudar suas atitudes depois de experimentá-los.

Visitantes observam um carro da marca chinesa Li Auto durante o fórum-exposição CarX em Moscou, Rússia, em 10 de outubro de 2023. (Foto por Alexander Zemlianichenko Jr/Xinhua)

Morzharetto disse que o setor automotivo da China alcançou "resultados surpreendentes" e, com melhorias contínuas na qualidade e na gama de produtos, os fabricantes chineses poderão competir com os líderes globais do setor.

Atualmente, a maioria dos carros chineses vendidos na Rússia está na faixa de preço médio. Os analistas apontaram que, em comparação com outros carros do mesmo nível de preço, os carros chineses geralmente apresentam designs externos mais modernos e configurações mais interessantes, alcançando um equilíbrio em termos de decoração, preço e tecnologia.

Além disso, as marcas chinesas se destacam por oferecerem períodos de garantia ou quilometragem mais longos, chegando a até 7 anos ou 200.000 km.

"Muitos clientes preferem as novas marcas chinesas às ultrapassadas marcas europeias e coreanas atualmente", disse Alejandro Carreno, CEO da RexRent, uma das maiores empresas de aluguel de carros da Rússia. "Estou confiante de que, dentro de dois ou três anos, a percepção das marcas chinesas e a confiança nelas serão ainda mais reforçadas."

 

PRODUÇÃO LOCALIZADA

O setor automobilístico russo há muito tempo depende fortemente de tecnologia estrangeira. Os produtores nacionais agora estão enfrentando dificuldades devido a interrupções na cadeia de suprimentos em meio às sanções. As empresas que assumiram as fábricas desocupadas pelas montadoras ocidentais também não conseguem retomar a produção.

A mídia local informou que a produção automotiva russa quase entrou em colapso em 2022, e a única maneira de salvar as fábricas foi localizar carros chineses.

A Haval é a única montadora chinesa com uma fábrica de ciclo completo de propriedade integral na Rússia. As empresas russas começaram a buscar cooperação com outras empresas chinesas para montar carros chineses.

Alguns modelos da Kaiyi e da BAIC da China foram colocados em produção no ano passado na fábrica russa Avitotor em Kaliningrado, que anteriormente produzia carros da BMW, Kia e Hyundai Motors; a antiga fábrica da Volkswagen em Kaluga iniciou a produção de carros da marca Chery.

A Moskvich, uma empresa de automóveis da era soviética há muito estabelecida, e a antiga fábrica da Nissan em São Petersburgo também começaram a montar carros chineses com suas próprias marcas. A Evolute, criada em março de 2022, também monta principalmente veículos elétricos chineses.

Várias outras antigas fábricas ocidentais na Rússia estão em negociações com parceiros chineses no momento e devem retomar a produção este ano.

As montadoras chinesas desempenham um papel fundamental na recuperação do setor automotivo russo. Analistas do setor russo afirmaram que, nos próximos anos, o futuro do setor automotivo russo estará vinculado aos fabricantes chineses.

 

AUMENTO DA DEMANDA

As sanções ocidentais contra a Rússia aumentaram a demanda por carros chineses desde o início da crise na Ucrânia. Após o êxodo em massa das montadoras sul-coreanas, japonesas, europeias e norte-americanas, o mercado automobilístico russo está pronto para adotar os produtos da indústria automotiva chinesa.

Um estudo recente da unidade de negócios automotivos do Otkritie Bank da Rússia mostrou que as montadoras chinesas atingiram um total recorde de vendas de 553.000 carros na Rússia em 2023, respondendo por 49% do mercado automotivo do país, com a participação dos carros chineses no mercado russo mais do que dobrando em relação ao ano anterior.

Visitantes verificam o interior de um veículo da marca chinesa de automóveis Zeekr durante o fórum-exposição CarX em Moscou, Rússia, em 10 de outubro de 2023. (Foto por Alexander Zemlianichenko Jr/Xinhua)

Marcas de automóveis chinesas surgiram na Rússia no ano passado. De acordo com a unidade de negócios automotivos do Otkritie Bank, 30 marcas de carros chineses foram importadas oficialmente por distribuidores e outras 15 a 17 marcas entraram no mercado russo por meio de importações paralelas, um canal de comércio por meio do qual produtos de marca são importados para um mercado e vendidos lá sem o consentimento do proprietário da marca registrada.

As marcas de automóveis chinesas mais vendidas continuaram sendo tradicionalmente Haval, Chery e Geely.

Além dos consumidores comuns, as principais empresas russas de táxi e de compartilhamento de carros, incluindo a Yandex, fizeram grandes compras de crossovers chineses para renovação da frota.

A RexRent informou que os carros chineses se tornaram os carros de aluguel mais populares da Rússia; a participação dos carros chineses em sua frota aumentou de 3,7% em 2022 para 40,8% em 2023.

Os carros chineses também dominam o segmento de veículos elétricos (VE) da Rússia. A marca mais vendida foi a ZEEKR da China, seguida pela marca local Evolute.

O governo russo começou a promover o uso de carros produzidos internamente como veículos oficiais no ano passado. Além das marcas nacionais, como Lada e Moskvich, o Ministério da Indústria e Comércio da Rússia também incluiu modelos da marca chinesa Haval na lista de compras prioritárias do governo.

Apesar do aumento nos preços dos carros chineses devido ao aumento dos custos, os analistas do setor ainda acreditam que as montadoras chinesas venderão mais carros na Rússia este ano.

Comentários