Seymour Hersh: O Nord Stream foi destruído pelos EUA e pela Noruega

 

Rede Voltaire | 11 de Fevereiro de 2023   


Deutsch English Español français italiano Nederlands   -  
 

O jornalista norte-americano Seymour Hersh, que esteve já na origem das informações sobre o massacre de Mỹ Lai no Vietname (Vietnã-br), ou sobre os actos de tortura em Abu Ghraib, ou ainda sobre o falso ataque com gás sarin na Síria, acaba de revelar como os gasodutos Nord Stream foram sabotados [1].

Mergulhadores da US Navy (Marinha de guerra EUA-ndT) colocaram explosivos sob os gasodutos Nord Stream no Verão passado (durante a « Operação Baltops 22 » da OTAN, de 5 a 17 de Junho de 2022), que três meses mais tarde os Noruegueses activaram, em 26 de Setembro, largando uma bóia a partir de um avião que os fez explodir.

A operação foi dirigida por Jacob Sullivan (Conselheiro de Segurança Nacional), Antony Blinken (Secretário de Estado) e Victoria Nuland (Sub-secretária de Estado para os Assuntos Políticos). Estas três personalidades fazem parte do círculo muito restrito de discípulos do filósofo Leo Strauss. A sua planificação (planejamento-br) começou em Dezembro de 2021, quer dizer, dois meses antes da intervenção militar russa na Ucrânia em aplicação da Resolução 2202 do Conselho de Segurança (apresentada como uma «invasão» pela propaganda da OTAN).

Em 7 de Fevereiro de 2022, recebendo o Chanceler alemão Olaf Scholz, o Presidente Joe Biden tinha declarado : « Se a Rússia invadir… não haverá mais Nord Stream 2. Poremos fim a isso ».

Em Junho de 2022, o Parlamento norueguês adoptou um acordo militar com os Estados Unidos concedendo-lhe direitos de acesso e de uso ilimitados em quatro zonas do seu território.

A operação foi executada pela US Navy de maneira a não ter que prestar contas ao Congresso, quando o Comando de Forças Especiais (SoCom) a tal é obrigado.

Esta sabotagem é a mais grave acção terrorista cometida desde a Segunda Guerra Mundial.

As vítimas são os proprietários dos gasodutos, a sociedade russo-alemã-holandesa-francesa com sede na Suíça, Nord Stream AG. O impacto desta sabotagem devastou a economia da União Europeia, causando um aumento vertiginoso dos preços da energia e falências em cadeia.

Tradução
Alva 
 
***
 [1« How America Took Out The Nord Stream Pipeline », Seymour Hersh, Substrack, February 8, 2023.

Comentários