China publicou propostas para resolver a crise na Ucrânia


PEQUIM, 24 de fevereiro. /TASS/. A China publicou propostas para uma solução política da crise na Ucrânia. O documento correspondente foi publicado na sexta-feira no site do Ministério das Relações Exteriores da China.

O plano de solução proposto pelo lado chinês inclui 12 pontos, incluindo um pedido de cessar-fogo e hostilidades.

"Todas as partes devem manter a racionalidade e a moderação, não colocar lenha na fogueira, intensificar o conflito, evitar uma nova escalada e a situação em torno da crise na Ucrânia fique fora de controle, ajudar a manter os contatos entre a Rússia e a Ucrânia, retomar o diálogo direto, promover gradual desescalada e distensão da situação até que um cessar-fogo completo e as hostilidades sejam alcançados", diz o documento.

"É necessário iniciar as negociações de paz. O diálogo e as negociações são a única forma de resolver a crise na Ucrânia. É necessário encorajar e apoiar todos os esforços que contribuam para a resolução pacífica da crise", diz o documento.

"É preciso abandonar a mentalidade da Guerra Fria. A segurança de um país não pode ser garantida prejudicando a segurança de outros países, e a segurança regional não pode ser garantida fortalecendo ou mesmo expandindo blocos militares", diz o documento. "É necessário levar em conta e abordar adequadamente os interesses legítimos e as preocupações de segurança de todos os países", observa a publicação. 


Comentários