Comércio entre Rússia e China bate recorde

Um centro de distribuição de encomendas em Chongqing (China).CFOTO / Future Publishing / Gettyimages.ru   -   


 Por RT   -   

O comércio entre a Rússia e a China nos primeiros 11 meses de 2022 aumentou 32%, atingindo um valor recorde de 172,406 milhões de dólares , revelou esta segunda-feira a Administração Geral das Alfândegas do gigante asiático.

Os dados publicados mostram que as exportações da China para a Rússia aumentaram 13,4% em relação ao mesmo período do ano anterior, totalizando 67,333 milhões de dólares; enquanto as importações de bens e serviços russos registaram um aumento maior, 47,5%, atingindo 105,072 milhões de dólares.

Em 2021, o volume de comércio entre os dois países cresceu 35,8%, para 146,887 milhões de dólares.

A China exporta uma grande variedade de produtos para a Rússia: aparelhos eletrônicos , equipamentos industriais, brinquedos , calçados, veículos e condicionadores de ar , entre outros.

O gigante asiático compra da Rússia  principalmente  petróleo , gás natural, carvão , cobre, madeira , combustível e frutos do mar .

O primeiro-ministro russo, Mikhail Mishustin, manteve  uma reunião por videoconferência com o seu homólogo chinês, Li Keqiang, na segunda-feira, na qual sublinhou que cerca de metade das operações comerciais entre os dois países são realizadas em moedas nacionais , algo que — disse - ganhará ainda mais impulso. “Essa é a lógica de uma política econômica e financeira soberana em um mundo multipolar”, destacou.

De sua parte, Li assegurou que Pequim está disposta a "aprofundar a cooperação total" com Moscou "para o benefício de nossos povos, em prol da paz mundial, estabilidade regional, desenvolvimento e prosperidade de todos os Estados".

Comentários