Rússia nomeia novo comandante para liderar operações na Ucrânia
O presidente russo Vladimir Putin e o general Sergei Surovikin em uma cerimônia no Kremlin, em 28 de dezembro de 2017. - |
A Rússia nomeou um novo comandante para liderar suas operações militares especiais na Ucrânia.
“O ministro da Defesa russo nomeou o general do Exército Sergei Surovikin comandante do grupo combinado de tropas [forças] na área da operação militar especial”, anunciou o porta-voz do Ministério da Defesa, Igor Konashénkov, no sábado.
Até agora, Surovikin era o comandante do grupo sul da operação russa. Além disso, ele está no comando das Forças Aeroespaciais Russas.
O general russo de 55 anos já liderou forças russas na Síria. Ele também tem experiência de participação na segunda campanha militar na Chechênia e no conflito do Tajiquistão na década de 1990.
Surovikin será a primeira pessoa a assumir o comando exclusivo da operação militar desde que foi lançada em 24 de fevereiro. Enquanto isso, o nome do antecessor de Surovikin, como comandante da operação, nunca foi revelado oficialmente, mas alguns meios de comunicação russos disseram que era o general Alexander Dvornikov, também general da segunda campanha militar na Chechênia e comandante na Síria.
Comentários