Um dos principais candidatos está concorrendo para substituir Boris Johnson como primeiro-ministro do Reino Unido
Publicado por RT - 8 de julho de 2022 01:31 GMT -
Tom Tugendhat, presidente do Comitê de Relações Exteriores da Câmara dos Comuns do Reino Unido, se tornou o primeiro candidato do Partido Conservador a concorrer para substituir Boris Johnson como primeiro-ministro.
"Boris Johnson entregou o Brexit para nós, lançou o programa de vacinação de maior sucesso na Europa e liderou o mundo quando se trata da Ucrânia. Mas as últimas semanas mostraram que agora é a hora [de ele] se afastar", escreveu o legislador. um artigo para o The Telegraph.
Embora o político clame por construir sobre as conquistas de Johnson, ele também enfatiza que o país precisa de mudanças e um "novo começo, não manchado pelos eventos do passado , mas também com experiência e liderança comprovadas".
"Já trabalhei antes: no Exército e agora no Parlamento. Agora espero responder ao chamado novamente como primeiro-ministro . É hora de um novo começo. É hora de renovação", disse ele.
Segundo Tugendhat, seu futuro governo - uma "ampla coalizão de colegas" - se esforçará para "manter e fortalecer" o Brexit e "consertar" o Protocolo da Irlanda do Norte, que estipula a manutenção de fronteiras abertas entre as duas Irlandas, mas prevê controlo fronteiriço de alguns produtos com o resto do Reino Unido. "Os benefícios totais do Brexit ainda não foram divulgados", disse ele.
Até agora, Tugendhat, 49, não está na lista dos pretendentes mais bem posicionados para o cargo de primeiro-ministro, de acordo com uma pesquisa do YouGov, que aponta o ministro da Defesa Ben Wallace como possíveis candidatos ; a Ministra do Comércio Penny Mordaunt ; ex-chanceler do Tesouro Rishi Sunak ; A Secretária de Relações Exteriores Liz Truss e demitiu o Secretário de Estado do Planejamento, Habitação e Comunidades Michael Gove .
O procedimento
Boris Johnson, que na quinta-feira anunciou sua renúncia como líder do Partido Conservador, anunciou que continuará como primeiro-ministro até que o novo líder seja eleito, processo cujos detalhes serão anunciados na próxima semana.
As eleições terão início após os conservadores que aspiram ao cargo apresentarem suas candidaturas com o apoio de oito parlamentares. Na primeira fase, os membros conservadores da Câmara dos Comuns votam, sendo descartados os candidatos com menos de 18 votos. Na segunda etapa, são eliminados aqueles com menos de 36 apoios. Se todos os candidatos ultrapassarem esse limite, o candidato com o menor número de votos será excluído. O procedimento continuará até que restem dois rivais .
Seguir-se-á uma votação em que um número maior de conservadores escolherá um dos dois candidatos restantes. O vencedor liderará o partido e, consequentemente, assumirá o controle do governo, já que os 'tories' têm a maioria necessária na Câmara dos Comuns do Parlamento.
Comentários