China ameaça 'ação forte' se Pelosi visitar Taiwan


Presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, em Washington, EUA, 14 de julho de 2022. (Foto: Reuters)  -  


 Por HispanTV  -  

A China adverte os EUA a tomarem "medidas fortes" se Nancy Pelosi visitar Taiwan e insta Washington a interromper as trocas oficiais com Taipei.

Esta terça-feira, o jornal britânico Financial Times , citando fontes familiarizadas com o assunto, noticiou a possibilidade da viagem de Pelosi, presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, à frente de uma delegação política de alto escalão em Taiwan. lugar em agosto.

"Se o lado dos EUA teimosamente seguir esse curso, a China definitivamente tomará medidas resolutas e fortes para defender firmemente sua soberania nacional e integridade territorial", disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian.

Segundo o chefe chinês, qualquer visita à ilha sem o consentimento da China equivale a uma violação do princípio de uma só China e se a visita for adiante, Washington será totalmente responsável pelas consequências resultantes.

A notícia da suposta visita de Pelosi vem depois que a China pediu na segunda-feira aos Estados Unidos que cancelassem imediatamente uma possível venda de um pacote militar para Taiwan, no valor estimado de US$ 108 milhões .

 

Interações e trocas entre Taipei e Washington são comuns, assim como visitas de autoridades norte-americanas à ilha, apesar das críticas da China ao apoio dos EUA e à aproximação com Taiwan, ilha autônoma que Pequim considera parte integrante do gigante asiático.

Autoridades chinesas enfatizaram repetidamente que a ilha é a questão mais sensível e importante em seus laços com os Estados Unidos e se opuseram abertamente às tentativas de Washington de fortalecer o apoio às forças taiwanesas.

Além disso,  eles se opuseram à manutenção de seus próprios laços diplomáticos formais com um Estado soberano  e repetidamente deixaram claro que o único futuro de Taiwan está na unificação com a China continental.

mmo/rba

Comentários