Brasil suspende extradição para a Itália de Rocco Morabito, o 'rei da cocaína de Milão'

 

Evaristo SA / AFP / O italiano Rocco Morabito, procurado por tráfico de drogas e atividades mafiosas, chega a Brasília no dia 25 de maio de 2021 após sua prisão.

RT - 30 de junho de 2022 02:33 GMT

O governo brasileiro suspendeu nesta terça-feira a extradição do chefe da máfia calabresa, ou 'Ndrangheta, Rocco Morabito, porque há um processo em vigor no país que impede sua transferência para a Itália, informou a Veja . 

O Ministério da Justiça e Segurança Pública do Brasil informou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que  foi recentemente expedido  uma "mandado de prisão temporária" contra o italiano Morabito, considerado o "rei da cocaína de Milão", por uma causa que tem a Justiça do Sul país americano. 

O STF autorizou a extradição de Morabito em maio. No entanto, a lei brasileira impede a extradição de uma pessoa para outro país se ela estiver sendo processada criminalmente ou tiver sido condenada no Brasil, a menos que o sistema de justiça brasileiro o autorize ou o extraditado o solicite.

Rocco Morabito estava foragido desde 2019, quando fugiu de uma prisão em Montevidéu, no Uruguai, junto com outros três cidadãos estrangeiros. No entanto, em maio de 2021 ele foi detido pela Interpol em João Pessoa, cidade do nordeste do Brasil, no estado da Paraíba.  

O italiano é acusado de fazer parte da 'Ndrangheta, uma das maiores organizações criminosas da Itália. 

O pedido de extradição foi apresentado pela Itália, onde foi condenado a mais de 100 anos de prisão por tráfico internacional de drogas e ligações a uma organização criminosa que ocorreu em Milão.

Comentários