Pelo menos 73 mortos e feridos em outro ataque no Afeganistão



Por HispanTV

 Pelo menos 33 mortos e 43 feridos deixaram uma nova explosão mortal em uma mesquita na cidade afegã de Kunduz (norte).

O incidente ocorreu nesta sexta-feira após a explosão de uma bomba na mesquita Mawlavi Sikandar, no distrito de Imam Sahib, em Kunduz, enquanto dezenas de pessoas se reuniam no local sagrado para celebrar orações.

Conforme relatado pelo porta-voz do Talibã, Zabiolá Muyahid, em sua conta no Twitter, o trágico ataque deixou pelo menos 33 mortos e 43 feridos, incluindo estudantes de uma escola religiosa. Outras fontes locais anunciam que o ataque causou a morte de 60 pessoas e feriu outras 30.

Nenhum grupo ou indivíduo atribuiu ainda a responsabilidade pelo ataque, que é um novo episódio de uma trágica série de ataques terroristas nos últimos dias no Afeganistão, cuja autoria na maioria dos casos é reivindicada pelo grupo terrorista Daesh.

De fato, o ramo afegão do grupo terrorista Daesh realizou recentemente ataques mortais contra muçulmanos xiitas, matando civis e espalhando o terror no Afeganistão.

O ataque de sexta-feira ocorre um dia depois que o Daesh realizou um ataque a bomba em uma mesquita xiita na cidade de Mazar Sharif, no norte , matando e ferindo dezenas de fiéis.

Além disso, várias explosões abalaram Cabul, a capital afegã, na terça-feira. Segundo especialistas, os interesses hegemônicos de alguns governos imperialistas para desestabilizar novamente o Afeganistão  estão por trás da espiral de violência que assola o país asiático .

É a primeira vez que o terrorismo atinge a nação afegã em larga escala, desde agosto passado, o Talibã assumiu o controle do país, em paralelo com a saída criticada dos Estados Unidos e seus aliados.

O governo talibã, por sua vez, vê por trás de todo o caos as armas executoras de projetos coloniais e os mercenários de países que formam e oferecem apoio a quadrilhas terroristas, que buscam romper a estabilidade e a segurança do Afeganistão.

nkh/mrg

Comentários