China critica política externa dos EUA e da UE e espera que Bruxelas pare de "segurar a vela do diabo"

As bandeiras dos EUA, União Europeia e China.Ulrich Baumgarten / Gettyimages.ru


 Publicados: 26 de abril de 2022 01:14 GMT

Os Estados Unidos são o "mestre da desinformação" e o "maior sabotador" da paz mundial, denunciou  nesta segunda-feira o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin, criticando a interferência de Washington e da União Europeia nos assuntos internos do gigante asiático.

Os EUA alegam que são a favor da centralidade da Carta da ONU, mas na prática fazem "exatamente o contrário" , comentou o porta-voz. A este respeito, citou as invasões realizadas pelo país norte-americano e pela NATO contra a ex-Jugoslávia, Iraque, Síria e outras nações, "ignorando a ONU" , que anteriormente havia negado o uso da força contra aqueles estados soberanos.

O Ocidente afirma respeitar os direitos humanos, mas as "guerras de agressão" lançadas contra o Afeganistão e o Iraque "mataram mais de 300.000 civis e mais de 26 milhões de pessoas tiveram que fugir de seus países", continuou Wang Wenbin. No entanto, " ninguém é responsabilizado  por esses crimes de guerra e crimes contra a humanidade ", lamentou. Além disso, ele lembrou que em 2020 Washington impôs sanções contra funcionários do Tribunal Penal Internacional que investigavam crimes de guerra supostamente cometidos pelo Exército dos EUA em território afegão.

"Mestre da Desinformação"

"Os Estados Unidos alegam que se opõem à coerção econômica, mas também são quem inventou a 'diplomacia coercitiva' e se destacam por chantagear outros países", criticou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China. "O embargo e as sanções impostas contra Cuba duram meio século e as restrições aplicadas contra o Irã duram 40 anos. Quando se trata de esfaquear seus aliados pelas costas, como a UE e o Japão, Washington nunca hesitou, como nós vi. repetidamente", disse ele.

"Os fatos mostraram que os EUA são o mestre da desinformação e da diplomacia coercitiva, o maior sabotador da paz e estabilidade internacional e regional " com coalizões como AUKUS, Quad ou a aliança de inteligência Five Eyes , declarou o funcionário chinês. Washington "usa" a democracia e os direitos humanos como "pretexto para encobrir suas atividades obscuras de criar divisão e alimentar o confronto para obter benefícios à custa de outros", denunciou.

De acordo com Wenbin, não apenas os pequenos países são afetados como resultado de tais políticas, mas os próprios aliados dos EUA, incluindo a UE, “também estão pagando um alto preço pelos atos egoístas de Washington”. "Esperamos que a Europa possa ver a verdade e pare de segurar a vela para o diabo ", concluiu.

Comentários