China critica EUA e nega que Rússia tenha pedido ajuda militar

Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian, em entrevista coletiva, Pequim, 8 de abril de 2020. (Foto: AFP)



 HISPANTV

A China critica os Estados Unidos por desinformação contra ela e nega que a Rússia tenha pedido ajuda militar em meio ao conflito na Ucrânia.

Vários meios de comunicação, incluindo o Financial Times e  o New York Times , citando fontes norte-americanas, disseram no domingo que a Rússia solicitou equipamentos militares da China desde o início da operação na Ucrânia , acrescentando que Moscou também solicitou ao governo chinês assistência econômica adicional. para compensar o golpe na economia russa da onda de sanções dos EUA e seus aliados.

Em reação, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian, disse na segunda-feira que os Estados Unidos estão apenas tentando espalhar informações falsas contra a China.

De acordo com as declarações de Lijan, o gigante asiático está fazendo todos os esforços para desempenhar um papel construtivo na promoção das negociações de paz entre a Rússia e a Ucrânia.

Os EUA devem explicar sua atividade em laboratórios biológicos na Ucrânia

Em outra parte de suas declarações, o funcionário chinês afirmou que Washington deve explicar sua atividade biológica-militar no exterior, especialmente na Ucrânia, informando que dezenas de laboratórios biológicos na Ucrânia operam sob a ordem do Departamento de Defesa dos EUA.

“Se os EUA querem provar a sinceridade de sua atividade, por que não abrir seus laboratórios biológicos para especialistas internacionais para investigação independente?” enfatizou Lijan.

Por sua vez, o Ministério da Defesa russo anunciou no domingo passado que, durante sua operação militar na Ucrânia, iniciada em 24 de fevereiro, Moscou conseguiu descobrir que Kiev está desenvolvendo componentes de armas biológicas em laboratórios próximos à fronteira com a Rússia, com ajuda financeira de os EUA

Comentários