A Rússia não está fechando, a Rússia está se adaptando. Putin discutiu sanções com o governo

© Mikhail Klimentyev/Serviço de Imprensa do Presidente da Federação Russa/TASS


 MOSCOU, 10 de março. /TASS/.

(TRADUÇÃO DO GOOGLE TRADUTOR)

A economia russa está se adaptando à situação que surgiu após a introdução de novas sanções ocidentais, e isso só aumentará a independência do país, disse o presidente russo, Vladimir Putin, em uma reunião com membros do governo.

Ele apoiou a ideia de transferir os empreendimentos fechados de empresas ocidentais para "aqueles que querem trabalhar", expressou confiança de que todos os problemas com aumento da demanda por produtos seriam resolvidos "silenciosamente" e enfatizou que a Rússia não quer fechar e continua a cumprir as suas obrigações.

A TASS coletou as principais declarações da reunião.

Rússia 'não vai fechar'

O presidente está confiante de que as sanções contra a Rússia "ainda serão impostas de uma forma ou de outra, como foram introduzidas nos últimos muitos e muitos anos". Agora, a pressão das sanções é complexa e cria certos problemas para a Rússia, mas assim como superou essas dificuldades nos anos anteriores, vai superá-las agora, disse Putin.

O chefe de Estado enfatizou que a Rússia "não vai se fechar para ninguém", e os direitos dos investidores estrangeiros que permanecem para trabalhar no país devem ser protegidos de forma confiável. Ao mesmo tempo, Putin concordou com o chefe do governo da Federação Russa, Mikhail Mishustin, que as empresas estrangeiras que desejam deixar a Rússia sem motivo razoável precisarão introduzir gerenciamento externo. Isso deve ser feito legalmente, usando instrumentos legais apropriados.

A tarefa fundamental neste caso será a preservação dos postos de trabalho e do perfil da organização. Ao mesmo tempo, Mishustin observou que a maioria das empresas estrangeiras anunciou uma suspensão temporária de suas atividades, mantendo empregos e salários, e prometeu "monitorar cuidadosamente essa situação".

guerra econômica

Falando na reunião, o ministro das Finanças russo, Anton Siluanov, disse que os Estados Unidos e seus aliados lançaram uma guerra financeira e econômica contra a Rússia.

Ele chamou o congelamento das reservas da Rússia no exterior como uma inadimplência do Ocidente nas obrigações com a Rússia e descreveu as tentativas por todos os meios de impedir o comércio exterior russo como um desejo de prejudicar o comércio mundial.

Comentando o relatório do Ministro, o Presidente enfatizou a necessidade de desenvolver mecanismos adicionais para aumentar a sustentabilidade dos orçamentos regionais. "Em geral, tudo está estável em relação aos orçamentos regionais, tudo está calmo", acrescentou Putin, enfatizando que "no decorrer do trabalho com calma", as autoridades resolverão todos os problemas. “Aos poucos, as pessoas vão se orientando, vão entender que simplesmente não há eventos que não possamos fechar, decidir”, disse ele.

A situação na esfera orçamental da Federação Russa

Siluanov salientou que a situação no setor público da Federação Russa está sob controle, apesar do declínio esperado nas receitas não petrolíferas e de gás. Isso, em sua opinião, deve ser compensado por um aumento nas receitas de petróleo e gás, que aumentarão, entre outras coisas, devido ao aumento dos preços da energia.

Falando sobre a situação atual do mundo, Putin observou que o Ocidente está tentando culpar a Federação Russa pelo aumento dos preços da energia. "Este é o resultado de seus (países ocidentais - nota TASS) seus próprios erros de cálculo", disse o chefe de Estado, ressaltando que a Rússia cumpre absolutamente todas as obrigações para o fornecimento de recursos energéticos para a Europa e outros países, incluindo o uso do gás ucraniano sistema de transporte, que é carregado em cem%.

Ao mesmo tempo, Putin alertou que as tentativas dos países ocidentais de impedir o fornecimento de fertilizantes, petróleo, gás e metais russos teriam sérias consequências no mundo. "No que diz respeito aos fertilizantes, então, é claro, se isso continuar, terá sérias consequências para este segmento do mercado mundial e para os alimentos em geral", disse ele. Os acordos da Rússia com países amigos sobre o fornecimento de fertilizantes minerais serão cumpridos.

Esperando a colheita na Rússia

O ministro da Agricultura, Dmitry Patrushev, disse na reunião que este ano está planejado obter boas colheitas de todas as culturas agrícolas na Rússia. O Ministério da Agricultura da Federação Russa também planeja realizar intervenções de compras no mercado de grãos e açúcar em 2022 por meio do mecanismo de investimento estatal.

Putin lembrou que os parceiros estrangeiros estão demonstrando interesse em manter o fornecimento de produtos agrícolas russos, pois "será muito difícil para eles resolverem suas tarefas, inclusive fornecer alimentos aos seus cidadãos", sem a participação direta da Federação Russa.

Bens socialmente significativos e obrigações sociais

De acordo com Denis Manturov, chefe do Ministério da Indústria e Comércio da Federação Russa, existem estoques suficientes dos produtos mais socialmente importantes nas lojas russas e algumas interrupções estão associadas à reestruturação dos canais de fornecimento.

Ele acredita que a tarefa prioritária em um futuro muito próximo é garantir o fornecimento rítmico de bens essenciais às prateleiras. As autoridades introduzirão a regulamentação estatal dos preços de bens socialmente significativos apenas como último recurso - no caso de um aumento não razoável dos preços.

O ministro do Trabalho e Proteção Social da Federação Russa, Anton Kotyakov, garantiu que o Estado continuará prestando a devida atenção ao apoio às famílias russas com crianças, incluindo o trabalho de fornecer pagamentos adicionais a famílias de baixa renda com crianças de 8 a 16 anos, inclusive. Todas as medidas de apoio às famílias com crianças estão asseguradas financeiramente, sublinhou o ministro. Putin o instruiu a garantir a continuidade do programa de reembolso para turistas infantis.

Construção como motorista

O chefe de Estado exortou ainda a fazer tudo o que for necessário para garantir que os projectos de construção não sejam interrompidos no país, os accionistas enganados não reapareçam e o ritmo de emissão de hipotecas seja mantido. O vice-primeiro-ministro da Federação Russa Marat Khusnullin, por sua vez, observou que nenhum dos programas de hipotecas preferenciais na Rússia foi reduzido, apesar do aumento da taxa básica, e em apenas uma semana o aumento na emissão de empréstimos para eles variou de 30% a 60%.

A indústria da construção, sublinhou, será um dos motores da recuperação e desenvolvimento da economia russa: “Esta situação é uma janela de oportunidade”.

Apoio aos evacuados

Durante a reunião, o presidente da Federação Russa agradeceu aos cidadãos da Rússia que ajudam as pessoas evacuadas do Donbass que precisam de ajuda e apoio.

"Era realmente nosso dever apoiar essas pessoas, ajudá-las. Não havia outra maneira, não nos restava outra chance de resolver essa questão de outra maneira", enfatizou Putin. Segundo ele, o apoio das pessoas sugere que a Rússia está fazendo a coisa certa ao ajudar o Donbass.


Comentários