A UE sanciona vários funcionários russos de alto nível, incluindo o ministro da Defesa, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores e o diretor do grupo RT
Publicado por RT - 23 de fevereiro de 2022 23:46 GMT
A União Europeia aprovou um novo pacote de sanções que afeta várias autoridades russas de alto nível, incluindo o ministro da Defesa Sergei Shoigú, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores María Zajárova e a diretora do grupo RT, Margarita Simonián .
As penas pessoais foram adaptadas esta quinta-feira em resposta à decisão de Moscovo de reconhecer a independência das Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk e incluíram quase 400 personalidades políticas, militares e económicas da Federação Russa, bem como jornalistas e figuras públicas.
"Medidas restritivas sobre violações da integridade territorial da Ucrânia serão aplicadas com as listas adicionais de hoje para um total de 555 pessoas e 52 entidades ", diz o comunicado oficial da agência.
Porque eles?
De acordo com o documento, o ministro da Defesa russo foi colocado na lista negra porque a UE o acusa de ser “ o responsável final por todas as ações militares contra a Ucrânia . e independência da Ucrânia, bem como a estabilidade ou segurança na Ucrânia."
Por sua vez, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia foi sancionada por se considerar uma " figura central da propaganda do governo russo" , que "promoveu o envio de forças russas na Ucrânia". Enquanto isso, o chefe do governo do presidente russo, Antón Vaino, foi nomeado por seu "papel ativo no processo decisório do Kremlin" , sua influência "na preparação de decisões do presidente no campo da defesa e segurança nacional", bem como para participar de "reuniões sobre o desenvolvimento socioeconômico da Crimeia".
Quanto à diretora do grupo RT, Margarita Simonian, ela foi acusada de usar seu papel na mídia para apresentar uma "atitude positiva em relação à anexação da Crimeia e às ações dos separatistas em Donbass". "Ações e políticas apoiadas que minam a integridade territorial, a soberania e a independência da Ucrânia ", disse a UE.
As novas entidades bancárias na lista negra
A lista negra estendida neste dia pela UE não foi apenas acompanhada por indivíduos, mas também por entidades bancárias como o Banco Rossiya, Promsvyazbank e VEB.RF, ou a Agência de Pesquisa da Internet .
"A Internet Research Agency é uma empresa russa envolvida em operações de influência on-line em nome da Rússia. Seu objetivo final é manipular a opinião pública. A empresa realiza campanhas de desinformação visando a agenda da Ucrânia influenciando eleições ou percepções da anexação da Crimeia ou do conflito na Donbass", diz o documento.
Por sua vez, o Banco Rossiya foi chamado de " o banco pessoal de altos funcionários da Federação Russa ", que "apóia e se beneficia dos tomadores de decisão russos responsáveis pela anexação da Crimeia ou pela desestabilização do leste da Ucrânia". Entre outras coisas, a entidade também foi responsabilizada por “ apoiar financeiramente ações que minam e ameaçam a integridade territorial da Ucrânia ”.
Paralelamente, o Promsvyazbank foi submetido a sanções por ser "um banco estatal russo que fornece apoio financeiro ao setor de defesa russo e ao Exército russo, responsável pelo envio massivo de tropas russas ao longo da fronteira com a Ucrânia e pela presença de tropas russas na península da Crimeia", bem como por receber " instruções diretas do Presidente da Federação Russa, Vladimir Putin ".
"O VEB.RF é uma importante instituição de desenvolvimento financeiro cujo presidente é indicado diretamente pelo presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, e recebe instruções diretamente dele", diz a UE, acusando o VEB.RF de "apoiar ativamente, material ou financeiramente , ou se beneficiar dos tomadores de decisão russos responsáveis pela anexação da Crimeia ou pela desestabilização do leste da Ucrânia ".
O que se sabia até agora?
Horas antes, a União Europeia já havia anunciado que expandirá suas medidas restritivas para incluir os 351 membros da Duma russa que votaram a favor do apelo do presidente Vladimir Putin para reconhecer a independência das repúblicas de Donetsk e Lugansk.
Além disso, foi anunciado que “medidas restritivas seletivas serão impostas a outros 27 indivíduos e entidades de alto nível que contribuíram para minar ou ameaçar a integridade territorial, a soberania e a independência da Ucrânia ”.
As sanções incluem o congelamento de ativos e a proibição de disponibilizar fundos para indivíduos e entidades listadas. Além disso, uma proibição de viagem, que os impede de entrar ou transitar pelo território da UE.
Restrições às relações econômicas
restrições financeiras
Foi decidido introduzir uma proibição sectorial para financiar a Federação Russa, o seu Governo e o seu Banco Central. Ao restringir a capacidade do Estado e do governo russos de acessar os mercados e serviços financeiros e de capitais da UE, pretende-se "limitar o financiamento de políticas escaladas e agressivas".
- O presidente russo, Vladimir Putin , anunciou na segunda-feira sua decisão de reconhecer a independência das Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk , após o que foram assinados acordos de amizade, cooperação e assistência mútua entre a Rússia e ambas as repúblicas.
- Putin lembrou que atualmente "praticamente não passa um único dia sem bombardear as localidades do Donbass ". "A matança de civis, o cerco, o assédio de pessoas, incluindo crianças, mulheres, idosos, não param", lamentou, acrescentando que "o chamado mundo civilizado, do qual os colegas ocidentais se autodenominam os únicos representantes , prefere não dar conta disso, como se todo esse horror, genocídio, ao qual estão submetidas quase 4 milhões de pessoas, não existisse"
- Ao mesmo tempo, o presidente russo ordenou ao Ministério da Defesa que garantisse a manutenção da paz em ambas as repúblicas com a ajuda das Forças Armadas russas .
- Por sua parte, o presidente dos EUA, Joe Biden, informou na terça-feira sobre um primeiro pacote de medidas contra a Rússia , que inclui sanções contra duas grandes instituições bancárias russas, bem como outras "abrangentes" com relação à dívida soberana da Rússia. elites e seus parentes. Além disso, anunciou nesta quarta-feira que ordenou que seu governo imponha sanções contra a empresa Nord Stream 2 AG, operadora do gasoduto, e seus membros corporativos.
Comentários