Incêndios no Colorado queimam centenas de casas e forçam dezenas de milhares de pessoas a evacuar
Os residentes de Loiusville tentam apagar as chamas do Fogo Marshall na quinta-feira, 30 de dezembro de 2021.CHRISTIAN MURDOCK (AP) |
POR ANTONIA LABORDE - no El País - Washington - 31 DE DEZEMBRO DE 2021
Uma série de incêndios florestais destruiu pelo menos 500 casas, um hotel e um shopping center nos subúrbios de Denver, capital do estado do Colorado (EUA). O incêndio, que começou na quinta-feira, forçou dezenas de milhares de residentes a evacuar o condado de Boulder, uma área duramente atingida pela seca . A situação obrigou o governador do Colorado, Jared Polis, a declarar estado de emergência, uma ação que lhe permite desbloquear fundos de emergência e mobilizar recursos do estado, incluindo a Guarda Nacional do Colorado. As autoridades informaram que até o momento não houve mortes.
Os incêndios se espalharam em alta velocidade devido a rajadas de vento que atingiram 177 quilômetros por hora na quinta-feira, causando centenas de cortes de energia e o fechamento de várias estradas, informou a Patrulha Estadual do Colorado no Twitter. Polis, que descreveu o desastre como "absolutamente devastador", enviou uma mensagem de calma às vítimas em uma entrevista coletiva na quinta-feira: "Para aqueles que perderam tudo o que tinham, saibam que estaremos lá para ajudá-los a reconstruir suas vidas. "
Rajadas de vento arrancaram linhas de energia que caíram na grama seca e geraram as primeiras chamas por volta das 11 horas da manhã de quinta-feira (19 horas na Espanha continental) ao sul de Boulder, um condado onde a maioria das áreas está sofrendo de seca extrema ou severa, de acordo com o United Monitor de Secas dos Estados. O incêndio se espalhou rapidamente pelas cidades de Louisville e Superior, explicou o xerife Joe Pelle, acrescentando que ele acreditava que os dois principais incêndios foram causados por linhas de alta tensão derrubadas.
Comentários