Chanceler chinês resume cinco aspectos da diplomacia da China em 2021



Beijing, 31 dez (Xinhua)

O conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, resumiu nesta quinta-feira os êxitos da diplomacia da China em 2021 em cinco aspectos, elogiando-a como "escrever um novo capítulo da diplomacia de um grande país com características chinesas".

Wang fez os comentários em uma entrevista à Agência de Notícias Xinhua e ao China Media Group sobre a situação internacional e a diplomacia da China em 2021.

"Na frente diplomática, tiramos força dos 100 anos de conquistas do Partido Comunista da China (PCC), avançamos por competições e desafios com coragem e determinação, escrevendo um novo capítulo da diplomacia de um grande país com características chinesas", disse.

Primeiro, a diplomacia do chefe de Estado desempenhou um papel orientador na frente diplomática da China, disse o chanceler, observando que o presidente chinês Xi Jinping teve 79 ligações telefônicas com líderes de países e organizações internacionais, além de participação em 40 grandes eventos diplomáticos por videoconferência.

Segundo, a diplomacia anti-COVID atestou o forte senso de responsabilidade internacional da China, continuou.

Wang observou que a China sempre foi uma das primeiras a promover a cooperação global contra a pandemia, sempre defendeu a característica número um das vacinas como um bem público global e sempre esteve na vanguarda da distribuição justa de imunizantes.

Terceiro, a diplomacia orientada ao desenvolvimento da China contribuiu muito para essa causa global, afirmou.

"Em resposta aos graves desafios da COVID-19 para outros países em desenvolvimento, o presidente Xi Jinping apresentou a Iniciativa de Desenvolvimento Global, com o objetivo de construir sinergias globais para acelerar a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, de modo que nenhum país ou indivíduo será deixado para trás", assinalou.

Quarto, a China defendeu a justiça na diplomacia multilateral.

"A China tem defendido a bandeira do multilateralismo, os valores comuns da humanidade e o sistema internacional com a ONU como núcleo, assim como a ordem internacional sustentada pelo direito internacional", ressaltou Wang.

Quinto, a China cumpriu seu compromisso solene de diplomacia para o povo, disse ele, acrescentando que a China aderiu a uma abordagem centrada nas pessoas, construiu um sistema de proteção dos interesses das pessoas no exterior e alerta e prevenção de riscos, além de resgatar com sucesso dezenas de reféns chineses.

"'Onde quer que você vá, seu país de origem é sempre seu forte apoio.' -- Esta é a missão e o compromisso duradouros da diplomacia da China", acrescentou.

Comentários