Rússia alerta a inclusão da Ucrânia na OTAN: Haverá um conflito massivo

Tropas do Exército Russo. (Foto: Zuma Press)


 

Por HispanTv

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, adverte que a adesão da Ucrânia à OTAN acarretaria riscos militares e conflitos em grande escala na Europa.

Em comentários oferecidos na sexta-feira, Lavrov apontou que a adesão da Ucrânia à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e a possível implantação de sistemas de mísseis perto das fronteiras russas podem acarretar riscos militares, até um conflito em grande escala na Europa., Conforme relatado por a agência de notícias estatal russa TASS .

“ A política de trazer Kiev para a OTAN com a perspectiva de sistemas de mísseis aparecerem perto de nossas fronteiras cria ameaças de segurança inaceitáveis ​​para a Rússia, causando sérios riscos militares para todas as partes envolvidas, até um conflito em grande escala na Europa ”, advertiu.

Após referir-se à reunião do Conselho Ministerial da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), realizada no dia 2 de dezembro em Estocolmo, Lavrov destacou que a crise na Ucrânia e a falta de progresso no cumprimento do Minsk para resolver a situação no leste da Ucrânia foi uma das questões importantes nas negociações com seu homólogo americano, Antony Blinken.

 

Em meio à crise desencadeada entre a Ucrânia e a Rússia na península da Crimeia e na área da fronteira oriental, o  presidente ucraniano pediu à Otan em 6 de abril que acelerasse o processo de adesão de seu país a  fim de enviar um "sinal real" à Rússia. e acabar com o conflito em Donbass, uma região pró-independência no leste da Ucrânia e na fronteira com a Rússia.

Por sua vez, Moscou adverte que a "adesão hipotética" da Ucrânia à Otan pode ter um efeito irreversível sobre o Estado ucraniano.

mgh / fmk

Comentários