Os líderes do Partido dos Trabalhadores criticaram duramente a posição do atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro. | Foto: Sputnik |
O líder do Partido dos Trabalhadores convocou as Forças Armadas a colaborar na fase de recuperação após as últimas chuvas torrenciais.
El exmandatario de Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, solicitó este lunes la colaboración de las Fuerzas Armas (FF.AA.) en las acciones recuperativas en el estado de Bahía, dañado severamente a causa de las inundaciones ocurridas entre los pasados 23 y 25 de dezembro.
LEIA TAMBÉM:
Inundações no nordeste do Brasil deixam milhares de desabrigados
Assim, as chuvas começaram no início de novembro de 2021; no entanto, eles se intensificaram quando chegaram os últimos dias de dezembro, principalmente entre quinta-feira, 23 e sábado, 25 de dezembro.
Nesse sentido, no passado domingo as barragens das regiões de Itambé e da zona fronteiriça entre Anagé e Vitória da Conquista transbordaram, o que obrigou à evacuação imediata do pessoal da área, após 14 horas de chuvas torrenciais.
De acordo com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia, cerca de 20 mil pessoas foram afetadas pelas fortes tempestades, que provocaram deslocamento de terras na cidade, resultando em 16 mil pessoas desalojadas.
Da mesma forma, as autoridades da província relatam 20 vítimas mortais dos acontecimentos, bem como 72 cidades, em 37 municípios soterrados sob as águas; Além disso, muitas localidades serão afetadas no serviço elétrico, sem contar os carrinhos que foram desligados.
“O governador da Bahia, Rui Costa, está trabalhando muito para aliviar o sofrimento do povo, enquanto a posição de Bolsonaro é vergonhosa, ele aproveita suas férias, como se não estivéssemos vivenciando uma tragédia no Brasil, esse homem é inútil”, disse o presidente do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann.
Diante da catástrofe, regiões vizinhas como Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Rio Grande do Norte, Maranhão, Paraíba e Sergipe enviaram bombeiros e socorristas, organizados pela Polícia Militar da Bahia, para colaborar nas operações de resgate.
Cabe destacar que o Ministro das Relações Exteriores da Argentina no Brasil, Daniel Scioli, anunciou que os Capacetes Brancos, entidade do Itamaraty; bem como 10 especialistas em saneamento e ajuda psicossocial serão enviados para apoiar os esforços de recuperação no estado brasileiro afetado.
Comentários