Justiça Russa multa a empresa Google em 98 milhões de dólares

Imagem ilustrativaShutterstock


Por RT

Um tribunal russo decidiu multar o gigante da tecnologia Google 7,221 milhões de rublos (US $ 98,3 milhões) por não cumprir a exigência dos reguladores de remover informações proibidas na Rússia.

Por ser um delito reincidente, o tribunal de Moscou № 422 determinou a aplicação de uma multa entre 5% e 10% do volume da receita no ano anterior ao ano em que a lei foi violada, que foi em 2021.

De acordo com dados da plataforma SPARK, a receita da subsidiária russa do Google no ano passado totalizou 85 bilhões de rublos , com lucro líquido avaliado em 1,73 bilhões de rublos, relata o  RBC.

É a primeira vez que uma medida punitiva com base no percentual da receita é aplicada a uma empresa de tecnologia na Rússia.

A Justiça russa considerou 16 processos contra o Google este ano por não remover informações ilegais, como links para materiais com conteúdo pornográfico, extremista e suicida, dentro do prazo estabelecido por lei.

Até outubro do ano passado, a empresa não conseguiu excluir cerca de 2.600 materiais , então a quantidade de sanções impostas contra a gigante da tecnologia desde o início do ano foi de 37,5 milhões de rublos ( US $ 510.000 ).

Comentários