Papéis de Pandora: vazados dados de alegado envolvimento de líderes mundiais em esquemas de offshore

 


 Por Sputnik Brasil - 03/10/2021

Um grupo de jornalistas investigativos publicou neste domingo (3) um novo relatório sobre o suposto envolvimento de vários líderes mundiais e outras personalidades de alto perfil em esquemas ligados a paraísos fiscais.

O Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ, na sigla em inglês) apelidou o relatório de "Papéis de Pandora", sendo a "exposição mais extensa de sigilo financeiro até hoje", apontando que a investigação envolveu mais de 600 jornalistas de 117 países, bem como o vazamento de mais de 11,9 milhões de arquivos "cobrindo todos os cantos do globo".

 De acordo com a BBC, 35 líderes e ex-líderes e mais de 300 funcionários públicos são referidos nos Papéis de Pandora.


Por exemplo, o relatório menciona o envolvimento do rei da Jordânia Abdullah II, do ex-premiê do Reino Unido Tony Blair e sua esposa, e do primeiro-ministro tcheco Andrej Babis.

Do mesmo jeito, mais de 100 bilionários constam nos dados vazados, bem como celebridades, estrelas musicais e líderes de companhias. Muitos usam empresas de fachada para manter itens de luxo, como propriedades e iates, junto com contas bancárias incógnitas.

 Tamanha investigação chega cinco anos após o ICIJ ter revelado os Papéis do Panamá, onde foram citados documentos supostamente pertencentes ao escritório de advocacia panamenho Mossack Fonseca, que afirmavam que alguns líderes nacionais e pessoas de sua confiança usariam paraísos fiscais para esconder suas fortunas.

DETALHES A SEGUIR

Comentários