Cai a confiança em todos os setores da indústria brasileira

 

 Brasília, 29 set - portuguese.xinhuanet.com

Todos os setores da indústria brasileira mostraram uma queda de confiança em setembro, de acordo com o Índice de Confiança do Empresário Industrial - Resultados Setoriais, divulgado nesta quarta-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Segundo a pesquisa, é a primeira vez desde março de 2021 que uma forte queda da confiança afeta a todos os setores.

Não obstante, a CNI destacou que apesar da "forte queda da confiança", o indicador setorial se mantém acima da linha de corte de 50 pontos.

O índice vai de 0 a 100, com os valores superiores a 50 mostrando otimismo sobre as condições dos negócios.

Na avaliação do gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, o resultado mostra que os empresários continuam confiando, mas essa confiança foi "mais fraca e menos generalizada em setembro em comparação com agosto."

"Os setores que registraram as maiores quedas de confiança foram os seguintes: produtos de limpeza, perfumaria e higiene pessoal, que passou de 62,5 pontos para 53,4 pontos; produtos farmaquímicos e farmacêuticos, que passou de 63,4 para 54,9 pontos; e maquinaria, aparelhos e material elétrico, que registrou 65,1 pontos em agosto e baixou para 57,2 pontos", explicou.

Os setores que apresentaram maior confiança foram metalurgia (63,2 pontos), máquinas e equipamentos (61), calçado e peças de calçado (61), confecção e acessórios (60,8) e produtos de madeira (60,1).

O setor que mostrou menos confiança foi o de obras de infraestrutura, que registrou 53 pontos.

A CNI entrevistou 2.373 empresários de grandes, médias e pequenas indústrias entre 1º e 15 de setembro.

Comentários