Sarkozy condenado por financiamento ilegal

 

Sarkozy à entrada do julgamento em que estava acusado de corrupção, novembro de 2020- Foto de Julien de Rosa/EPA/Lusa

 Por Esquerda.net - 30/09/2021

O ex-Presidente da França, Nicolas Sarkozy, foi condenado esta quinta-feira, 30 de setembro de 2021, por ter usado um esquema de dupla contabilidade, para ultrapassar os limites de despesas, impostos pela lei da França. Sarkozy foi Presidente da República, eleito pela direita, entre 2007 e 2012.

Segundo a Lusa, Sarkozy, que não esteve presente no tribunal no anúncio da sentença, foi acusado de ter gastado quase o dobro do valor máximo legal (22,5 milhões de euros) na candidatura à reeleição em 2012, que perdeu para François Hollande. O ex-presidente condenado negou responsabilidade de qualquer irregularidade.

O esquema usado para ocultar as despesas excessivas de campanha foi o das faturas falsas, mas Sarkozy não foi acusado pelo esquema, mas sim de ter ignorado alertas claros sobre os riscos de ultrapassar o limite e de ter beneficiado com a fraude.

Segundo o Público (link is external), “o tribunal considerou que o valor excedente [das contas da campanha] foi de 16.247.509 euros” e que "Nicolas Sarkozy sabia o valor das contas da campanha”, tendo até sido avisado por duas vezes dos riscos de ultrapassar os valores permitidos pela lei. “E continuou com os comícios nas mesmas condições”, afirmou a juíza presidente, Caroline Viguier.

O processo envolve ainda mais 13 arguidos, acusados de fraude ou cumplicidade.

Em março passado, Nicolas Sarkozy foi condenado, em primeira instância, a três anos de prisão, um dos quais efetivo em prisão domiciliária, por corrupção e tráfico de influências, estando, no entanto, em liberdade até decisão do recurso interposto. O ex-presidente da França também recorreu da sentença hoje decidida e, se a pena não for agravada, poderá cumpri-la com pulseira eletrónica. Ele tem ainda outros processos em fase de investigação.

Termos relacionados Internacional
 
 

Comentários