Xi e Putin testemunham cerimônia de lançamento de projeto de cooperação em energia nuclear

  Beijing, 19 mai (Xinhua)

 O presidente chinês, Xi Jinping, e seu homólogo russo, Vladimir Putin, testemunharam por videoconferência nesta quarta-feira a cerimônia de lançamento de um projeto bilateral de cooperação em energia nuclear, a usina de eletricidade nuclear de Tianwan e a usina de eletricidade nuclear de Xudapu.

Xi chegou ao salão principal do Grande Palácio do Povo por volta das 17h, horário de Beijing, e saudou Putin, que se uniu ao evento do salão principal do Kremlin.

He Lifeng, vice-presidente do Comitê Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês e chefe da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, copresidiu a cerimônia com o vice-primeiro-ministro russo, Alexander Novak.

Os chefes dos departamentos pertinentes, funcionários locais e representantes dos construtores da China e Rússia assistiram à cerimônia da subsede da usina de eletricidade nuclear de Tianwan na cidade de Lianyungang, na província oriental chinesa de Jiangsu, da subsede da usina de eletricidade nuclear de Xudapu na cidade de Huludao, na província nordeste de Liaoning, e de duas subsedes russas. Os diretores das empresas de ambos os países informaram sobre os avanços do projeto aos dois chefes de Estado.

Tanto Xi como Putin pronunciaram discursos.

Na cerimônia, Xi expressou suas felicitações pelo lançamento do projeto de cooperação de energia nuclear China-Rússia e manifestou um grande respeito aos construtores dos dois países.

Ao assinalar que este ano marca o 20º aniversário da assinatura do Tratado de Boa Vizinhança e Cooperação Amistosa China-Rússia, Xi disse que ele e o presidente Putin concordaram em impulsionar o desenvolvimento das relações bilaterais para um nível superior e expandir os laços para áreas mais amplas.

Ante a pandemia de COVID-19 não vista em um século, a China e a Rússia se apoiaram firmemente entre si e cooperaram estreita e eficazmente, o que é uma demonstração vívida da parceria de coordenação estratégica abrangente para uma nova era entre a China e a Rússia, acrescentou.

Xi sublinhou que a cooperação em energia sempre foi a área mais importante da cooperação prática que gera os maiores êxitos e abrange a esfera mais ampla entre os dois países.

Indicando que a energia nuclear é a prioridade estratégica para a cooperação bilateral e que se completou e foi posta em operação uma série de importantes projetos, Xi disse que as quatro unidades de eletricidade nuclear cuja construção começou nesta quarta-feira representam outro marco importante na cooperação em energia nuclear entre a China e a Rússia.

Xi apresentou uma proposta de três pontos na cerimônia. Primeiro, pediu que ambas as partes adiram ao princípio de dar prioridade à segurança e estabeleçam um modelo para a cooperação mundial em energia nuclear.

É necessário construir e operar as quatro unidades com alta qualidade e padrões elevados, criar uma referência global em segurança nuclear, pôr em pleno uso as vantagens complementares, expandir e aprofundar a cooperação bilateral e multilateral em energia nuclear e contribuir mais para o desenvolvimento da indústria global da energia nuclear, afirmou.

Segundo, Xi sugeriu que os dois países aprofundem a cooperação científica e tecnológica em energia nuclear aderindo à força motriz de inovação.

Ele pediu uma cooperação mais profunda em pesquisa básica, pesquisa e desenvolvimento de tecnologia chave e transformação dos êxitos inovadores na área da energia nuclear, como a proteção do meio ambiente nuclear, a medicina nuclear, o combustível nuclear e a tecnologia de eletricidade nuclear avançada, com o fim de promover a profunda integração da indústria da energia nuclear e a nova geração de tecnologia digital, e contribuir com mais sabedoria ao desenvolvimento inovador da energia nuclear a nível global.

Terceiro, Xi pediu a adesão à colaboração estratégica para promover o desenvolvimento coordenado do sistema de governança da indústria energética global. É necessário promover a construção de um sistema de governança energética global com justiça, equidade, equilíbrio, inclusão, abertura e benefícios compartilhados, e contribuir mais soluções à governança energética global, disse.

"Responder à mudança climática é uma tarefa comum para todos os países", disse Xi, acrescentando que a China e a Rússia devem promover mais projetos de cooperação com baixas emissões de carbono e desempenhar um papel construtivo no realização das metas globais de desenvolvimento sustentável.

Por sua parte, Putin expressou uma cálida felicitação pelo início da construção da usina de eletricidade nuclear de Tianwan e da usina de eletricidade nuclear de Xudapu. Ele disse que a Rússia tem a confiança de trabalhar com a China para impulsionar estável e seguramente a construção do projeto.

Ao assinalar que este ano marca o 20º aniversário da assinatura do Tratado de Boa Vizinhança e Cooperação Amistosa entre os dois países, Putin disse que as relações Rússia-China chegaram ao melhor nível de sua história. Putin acrescentou que o consenso alcançado entre o presidente Xi e ele foi bem implementado com áreas de cooperação cada vez mais amplas.

Putin disse ainda que a cooperação no uso pacífico da energia nuclear marca uma parte significativa da parceria de coordenação estratégica abrangente para a nova era entre os dois países, e que o início das quatro unidades de energia nuclear não só injetará nova vitalidade ao desenvolvimento das relações Rússia-China, mas também ajudará a atingir as metas de redução das emissões de dióxido de carbono e a obter a neutralidade de carbono.

Também contribuirá à abordagem da mudança climática e à realização do desenvolvimento sustentável da humanidade, acrescentou Putin.

Os representantes chineses nas subsedes da usina de eletricidade nuclear de Tianwan e da usina de eletricidade nuclear de Xudapu informaram depois aos dois chefes de Estado que os preparativos para o início da construção tinham concluído.

O presidente Xi deu a instrução: "Comecem!"

Depois que os representantes russos informaram aos dois chefes de Estado que o equipamento estava preparado para ser instalado, o presidente Putin deu a instrução: "Comecem!"

O projeto deu início de maneira oficial quando o primeiro tanque de cimento foi vertido no local de construção das usinas de eletricidade.

Yang Jiechi e Wang Yi assistiram à cerimônia.

As unidades 7 e 8 da usina de eletricidade nuclear de Tianwan e as unidades 3 e 4 da usina de eletricidade nuclear de Xudapu são projetos significativos de um conjunto de acordos de cooperação em energia nuclear assinados com a testemunha dos dois chefes de Estado em junho de 2018. Quando as construções terminarem e entrarem em operação, a geração de eletricidade anual subirá para 37,6 bilhões de quilowatts-hora, o que equivale a reduzir as emissões de dióxido de carbono em 30,68 milhões de toneladas por ano.

Comentários