Banco central chinês estuda regras normativas para bitcoin e stablecoin
Imagem ilustrativa |
Para que qualquer tipo de stablecoin se torne um instrumento de pagamento amplamente utilizado no futuro, deverá estar sujeito a uma supervisão rigorosa como instituições financeiras como bancos ou quase-bancos, observou Li em um discurso por vídeo.
"Stablecoins" referem-se a iniciativas de moeda digital apoiadas por grandes empresas de tecnologia ou financeiras e construídas com base na tecnologia de blockchain.
Li destacou a necessidade de se adotar medidas para que a especulação sobre os ativos criptográficos não provoque grandes riscos financeiros. Esses ativos são opções de investimento e não são moedas por si só, acrescentou.
Se os ativos criptográficos tiverem um papel a desempenhar, serão utilizados como ferramentas de investimento ou investimentos alternativos. Muitos países, incluindo a China, estão estudando o ambiente regulatório para eles, explicou Li.
Ainda não existe um cronograma para a implantação do yuan (moeda chinesa) digital em todo o país, afirmou.
A internacionalização do RMB (moeda chinesa) é um processo natural que não visa substituir o dólar americano ou qualquer outra moeda, mas deixar o mercado decidir, ressaltou.
Comentários