Baseado na obra de Tchekhov, filme 'Acidente de Caça' aproxima Brasil e Rússia neste fim de semana

Cena do filme soviético Acidente de Caça, baseado na obra de Anton Tchekhov
© Foto / Mosfilm (1978)


Filme baseado na obra do gênio russo da dramaturgia, Anton Tchekhov, será disponibilizado de graça neste fim de semana. Mistério, paixão e assassinato envolvem essa trama muito à frente do seu tempo.

A Sputnik Brasil convida seus leitores a assistir ao filme "Acidente de Caça", baseado na obra do mestre da dramaturgia russo Anton Tchekhov, que será disponibilizado de graça durante este fim de semana.

O filme é uma adaptação do romance "Drama na Okhote" (Drama durante uma caçada, em tradução livre) de Anton Tchekhov e dirigido pelo aclamado diretor soviético Emil Loteanu.

"O [escritor russo] Tchekhov fez duas peças fundamentais para a história do teatro mundial: 'A Gaivota' e o 'Tio Vânia'", explica o crítico de cinema Felipe Boso Brida à Sputnik Brasil. "Já esse filme é baseado no único romance do autor, inicialmente publicado em folhetim."

Um retrato da aristocracia decadente do fim do século XIX, o filme se passa nas florestas da Rússia central, onde a filha de um servo, Olga Skvortsova, é cortejada por três homens de meia-idade, que disputam seu controle e amor.

Sedenta por um romance que a retire da pobreza e da monotonia da vida interiorana, Olga é introduzida em uma complexa trama amorosa envolvendo poder, paixão e assassinato.

Filme soviético Acidente de Caça, que conta com trilha sonora original de Eugen Doga
© FOTO / MOSFILM (1978)
Filme soviético "Acidente de Caça", que conta com trilha sonora original de Eugen Doga

Filme "enigmático", no qual "todos os personagens guardam um mistério", nos deixa "vidrados tentando desvendar quem é o autor do crime", relatou Brida.

Segundo ele, Tchekhov foi o precursor da técnica de "fluxo de consciência, que consiste em narrar o pensamento do personagem [...] como se estivéssemos dentro da sua mente".

"Inspirado por Tchekhov, o diretor incorpora essa técnica ao filme", contribuindo para o clima de suspense e mistério que perpassa a película.

Cena do filme soviético Acidente de Caça, dirigido por Emil Loteanu em 1978
© FOTO / MOSFILM (1978)
Cena do filme soviético "Acidente de Caça", dirigido por Emil Loteanu em 1978

O caráter inovador de Tchekhov também se manifesta na trama do filme, que se desenrola a partir do assassinato da cobiçada Olga.

"Temos uma moça simples, empenhada em sair da pobreza, objeto de desejo de três homens, que tentam manipulá-la. É um caso de clássico de feminicídio, sendo relatado há mais de 130 anos atrás", notou o crítico de cinema.

Estar à frente de seu tempo é uma característica do escritor russo Anton Tchekhov. Na peça "Tio Vânia", o personagem Astrov aborda a questão do meio ambiente com seus pares, ainda em 1897.

Olga Skvortsova, interpretada pela atriz soviética Galina Belyaeva, em cena do filme “Acidente de Caça”, de 1978
© FOTO / MOSFILM (1978)
Olga Skvortsova, interpretada pela atriz soviética Galina Belyaeva, em cena do filme “Acidente de Caça”, de 1978

Apesar de ser baseado em obra literária, "Acidente de Caça" "consegue ter uma identidade própria, graças ao trabalho do diretor e do produtor", disse Brida.

De origem moldava, Loteanu também assina a cinebiografia da bailarina russa Anna Pavlova, que contou com a participação do diretor norte-americano Martin Scorsese, e a adaptação da obra do escritor russo Maxim Gorky "Os Ciganos vão para o Céu".

O também moldavo compositor Eugen Doga compôs uma valsa inesquecível para o “Acidente de Caça”, classificada pelo presidente norte-americano Ronald Reagan como "a valsa do século". Em 2014, a composição foi considerada pela UNESCO como a quarta obra-prima musical do século XX.

A personagem Olga Skvortsova em cena do filme Acidente de Caça, de 1978
© FOTO / MOSFILM (1978)
A personagem Olga Skvortsova em cena do filme "Acidente de Caça", de 1978

Em "Acidente de Caça", o diretor demonstra notável capacidade técnica: "Em uma das cenas finais, na qual personagens cantam na sala de um palácio em ruínas, a câmera completa dois giros a 360 graus, uma coisa muito difícil de ser feita", disse Brida.

Além disso, "a cópia do filme está em excelentes condições, pois foi recentemente restaurada pelos estúdios Mosfilm", lembrou o crítico de cinema.

O filme "Acidente de Caça" será disponibilizado de graça por 48 horas pela CPC-Filmes, em parceria com a Mosfilm, a partir das 19h00 no horário de Brasília desta sexta-feira, 7 de agosto. Acesse aqui a obra-prima. A Sputnik Brasil deseja a todos uma ótima sessão de cinema.

Comentários