YouTube exclui o mais recente documentário de Michael Moore de sua conta oficial e libera acusações de censura

O material audiovisual, intitulado 'O planeta dos seres humanos', foi denunciado por um ativista ambiental, porque imagens dele foram usadas sem permissão.

YouTube exclui o mais recente documentário de Michael Moore de sua conta oficial e libera acusações de censura
Diretor Michael Moore.Carlo Allegri / Reuters
Publicados por RT - 27 de maio de 2020 09:43 GMT

O YouTube decidiu remover o último documentário produzido por Michael Moore de sua conta oficial, e o diretor do material acusa a plataforma de vídeo de praticar "censura flagrante".

"O planeta dos seres humanos" acumulou mais de 8 milhões de reproduções desde sua estréia há um mês e é baseado em críticas ao movimento ambientalista, que os autores acusam de não defender o meio ambiente, mas o modo de vida atual.
Jeff Gibbs, diretor do documentário, descreveu a ação do YouTube como um "flagrante ato de censura pelas críticas políticas expostas". Além disso, ele acrescentou que as leis de direitos autorais foram incorretamente aplicadas com o objetivo de eliminar um filme que provocou um debate sério sobre como o movimento ambiental "foi para a cama com Wall Street e os chamados capitalistas verdes".
O queixoso é Toby Smith, que já havia trabalhado em projetos relacionados ao meio ambiente e energia, e afirma discordar do contexto em que suas imagens foram usadas e reclama que ninguém pediu sua autorização.
O trecho que provocou a disputa dura quatro segundos e é incluído em uma sequência dedicada a explicar como os painéis solares e as turbinas eólicas são fabricados.
"Estamos trabalhando com o YouTube para resolver esse problema", disse Gibbs em comunicado  publicado no Deadline.
O vencedor do Oscar Michael Moore é conhecido por produzir filmes de denúncia social e política, que geralmente recebem reações contraditórias do público e da crítica.