Centenas de empresas americanas de petróleo podem falir após preço do WTI ficar negativo

Por RT - Publicado: 20 de abril de 2020 às 23h50 GMT

Os contratos futuros de WTI para entrega em maio caíram na segunda-feira no fechamento da bolsa NYMEX para -37,63 dólares por barril.

Centenas de empresas americanas de petróleo podem falir após preço do WTI ficar negativo
Tubos e válvulas de petróleo bruto na Reserva Estratégica de Petróleo em Freeport (Texas, EUA).Richard Carson / Foto de arquivo / Reuters

O colapso dos futuros do West Texas Intermediate (WTI) para entrega em maio, que se tornou negativo pela primeira vez na história nesta segunda-feira , pode levar à falência centenas de empresas americanas de petróleo, relata a empresa de pesquisa energética Rystad Energy. .
Em 20 de abril, no fechamento da bolsa NYMEX, as vendas futuras do WTI para entrega em maio  caíram para  -37,63 dólares por barril , o que representa uma queda de 305,97%  em um dia, após os operadores Eles começarão a abandonar os contratos que  expiram na terça-feira. Os futuros desse petróleo para entrega em junho ainda estão sendo negociados acima de US $ 20 por barril, mas não é um indicador positivo, alertam os especialistas. 
"US $ 30 já é ruim o suficiente, mas uma vez que atinge US $ 20 ou até US $ 10, é um pesadelo completo ", disse Artem Abramov, chefe de pesquisa de xisto da Rystad Energy, citado  pela CNN.
Se o petróleo cair para US $ 20 por barril, 533 empresas de exploração e produção de petróleo dos EUA entrarão com pedido de falência no final de 2021. E se atingir US $ 10 por barril, haveria mais de 1.100 falências , calculou a empresa. 
"Ao preço de US $ 10, quase todas as empresas de exploração e produção de petróleo dos EUA que estão endividadas terão que [declarar falência] ou considerar oportunidades estratégicas", disse Abramov, acrescentando que "ninguém ficaria surpreso" se Chesapeake Energy (CHK) e Oasis Petroleum (OEA) foram forçadas a considerar a falência.
O cenário de US $ 20 por barril da Rystad prevê que mais de US $ 70 bilhões em dívidas das empresas de petróleo se reorganizarão em falência, seguidos por US $ 177 bilhões em 2021. 
A chave será quanto tempo os preços do petróleo permanecerão baratos, uma vez que uma recuperação rápida pode permitir que várias empresas de petróleo evitem a falência .