O 1% mais rico do mundo tem o dobro da riqueza de 6,9 ​​bilhões de pessoas

Publicado por RT - 20 de janeiro de 2020 às 11h51 GMT

O 1% mais rico do mundo tem o dobro da riqueza de 6,9 ​​bilhões de pessoas
Imagem ilustrativaToby Melville / Reuters
Um relatório anual da organização internacional Oxfam, publicado às vésperas do Fórum Econômico Mundial Davos 2020, que começa nesta semana, indica que os 22 homens mais ricos do planeta excedem a riqueza total de todas as mulheres na África.
Os autores do estudo consideram que "a desigualdade econômica está fora de controle " e descreveram o sistema econômico como "imperfeito e sexista". Eles também afirmam que 2.153 milionários têm mais riqueza do que 4.600 bilhões de indivíduos (60% da população mundial).

Benefício para a economia global 

Os pesquisadores descobriram que mulheres e meninas contribuem 12,5 bilhões de horas de trabalho não remunerado diariamente e sugerem que esse tipo de atividade constitui um benefício para a economia internacional de pelo menos US $ 10,8 bilhões por ano. digamos, três vezes mais  que o desempenho da indústria global de tecnologia.
"Mulheres e meninas, que passam bilhões de horas cozinhando, limpando e cuidando de crianças e idosos, são a espinha dorsal de nossa economia global, mas são as que menos se beneficiam com isso", disse Paul O'Brien, Vice-Presidente de Política e Defesa da organização.
Segundo dados publicados pela Oxfam, o 1% mais rico da população mundial tem mais que o dobro da riqueza de 6,9 ​​bilhões de pessoas.
A agência também explica que se tivéssemos economizado US $ 10.000 por dia desde a construção das pirâmides no Egito (mais de 4.500 anos atrás), teríamos um quinto da fortuna média dos 5 bilionários mais ricos ".
"Os mais ricos estão claramente manipulando nossa economia sozinhos, começando pelo presidente bilionário dos EUA", acrescentou O'Brien. "Enquanto o presidente dos EUA acerta a elite mundial em Davos, seu governo procura reduzir a assistência alimentar a quase um milhão de pessoas pobres, enquanto amplia brechas fiscais e outros benefícios para empresas grandes e ricas. "