Gigantes da comunicação ameaçam monopólio da Globo no futebol

Por Iago Werneck - na Carta Capital - 04/06/2019

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DAZN e EI concorrem com a brasileira que segue concentrando as exibições esportivas

Desde o início do ano, quem acompanha de perto seu clube do coração viu o mercado do futebol na mídia ganhar novos ânimos. Isso se deve à iniciativa de dois grupos de comunicação americanos que passaram a investir na exibição de futebol no Brasil, criando concorrência para a Globo na transmissão de alguns campeonatos.
Em 2017, o Esporte Interativo, canal de esportes da americana Turner, quebra o monopólio de anos da Globo em TV fechada para a transmissão dos jogos do Campeonato Brasileiro de 2019. A negociação se deu com sete times da série A (Palmeiras, Santos, Internacional, Atlético-PR, Fortaleza, Ceará e Bahia), além de outros seis clubes da série B, por valores bem superiores ao oferecido pelo Sportv, da Globo. Além do campeonato nacional, o EI transmite em rede fechada e na internet a “Champions League”, o maior campeonato continental do mundo, que também é exibido pelo Facebook.
O negócio ganhou novos contornos no ano passado quando a Time Warner, grupo que controla a Turner, dona do EI, foi vendida à gigante americana AT&T. Alvo de polêmicas no Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), o contrato fere a Lei 12.485/11, que proíbe que empresas de telecomunicações (como a AT&T) tenham mais de 30% da participação em emissoras de conteúdo audiovisual. A AT&T, que é dona da SKY no Brasil, passa a controlar a Time Warner que, além de proprietária da Turner, possui na TV fechada os canais HBO e Warner Bros.

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