VÍDEO: O momento da prisão do deputado da oposição Edgar Zambrano com um guindaste em Caracas
Por RT - Publicado: maio 9 2019 00:26 GMT
O parlamentar informou que ficou "surpreso" com o serviço de inteligência quando ele estava dentro de um veículo.
O parlamentar informou que ficou "surpreso" com o serviço de inteligência quando ele estava dentro de um veículo.
Edgar Zambrano deputado da oposição, também vice-presidente da Assembleia Nacional (AN), foi preso na quarta-feira por funcionários do Serviço de Inteligência Bolivariana (Sebin), no La Florida, Caracas.
O parlamentar disse em sua conta no Twitter que estava "surpreso" com o Sebin quando ele estava em um veículo depois de deixar a sede da Ação Democrática, o partido que milita, no La Florida, Caracas.
Zambrano admitiu que ele se recusou a deixar o veículo, então o Sebin usou um guindaste para mover o carro parlamentar para El Helicoide, sede da polícia na capital.
O legislador é um dos sete parlamentares à Assembleia Nacional Constituinte (ANC) invadiu-lhe a imunidade para a participação na fracassada tentativa de golpe contra o governo do presidente Nicolas Maduro, liderada pelo vice-Juan Guaidó.
Quando o parlamentar foi preso, alguns partidários do antichavismo presentes no local cantaram o hino da Acción Democrática (AD), festa em que Zambrano milita.
Deputados "em flagrante"
Após a prisão, Guaidó falou em sua conta no Twitter para denunciar que supostamente o Executivo tenta "desintegrar" o Poder Legislativo. Quase simultaneamente, o presidente da Assembléia Nacional Constituinte (ANC), Diosdado Cabello, lembrou que Zambrano foi visto quando participou abertamente da insurreição militar fracassada comandada pelo presidente do Parlamento.
Cabello disse nenhuma audiência preliminar é necessária vale a pena para despojado de sua imunidade parlamentar para um vice-Zambrano porque ele cometeu um "crime em flagrante delito", sendo capturado em uma estrada distribuidor de vídeo onde guiada foi, perto da base aérea militar de La Carlota , onde ele nunca poderia entrar.
"Enquanto eles (a oposição) continuam a nos subestimar, melhor para a revolução bolivariana", acrescentou o líder político, que enfatizou que com essa ação o chavismo começa a "remoralizar".
Segundo Cabello, os setores de oposição que participaram da tentativa de golpe " pagarão pelo que fizeram". "Aqui haverá justiça, não temos complexo em dizer isso", disse ele.
Por sua parte, o vice-Henry Ramos, a quem ele também invadiu sua imunidade parlamentar, disse que a prisão foi "violada" a jurisdição do Zambrano, embora o deputado tinha sido despojado dele por decisão do TSJ.
Comentários