Notas de Gaza: Quando a morte vai parar de cair dos nossos céus? Relato pessoal de uma mulher de Gaza sobre um fim de semana de medo

Nossa casa continua balançando. Eu ouço explosões constantes. Meu coração corre
Rima Fathi ريما فتحي - 

TERRA DA PALESTINA / Notes from Gaza: When will death stop falling from our skies?
A Gazan woman's personal account of a weekend of fear
Data de publicação em Tlaxcala: 07/05/2019

Enquanto eu estava deitado na cama acompanhando as notícias em Gaza através das mídias sociais, o alto-falante na mesquita da casa da minha família chamou palavras e expressões, incluindo a palavra “Qamar” - a lua. No começo, pensei que eles estavam declarando a aparição da lua crescente do Ramadã e o início do jejum na segunda-feira. De repente, meu irmão entrou correndo, gritando o mais alto que pôde: "Abra as janelas, abra as janelas". Meu segundo irmão chamou os vizinhos para abrirem suas janelas e portas: "Eles vão bombardear o Burj al-Qamar".

O Burj al-Qamar, a Torre da Lua, fica a 120 metros a sudeste de nossa casa, ao lado do Jardim de Barcelona, ​​em um bairro chamado Tal al-Hawa, ao sul da Cidade de Gaza. Dezenas de pessoas, incluindo bebês, mulheres e idosos, vivem no arranha-céu de 10 andares.

Eu pulei da cama e fui para o meu pai em seu quarto. Eu sabia em meu coração que nada poderia nos proteger da morte que descia dos céus.

Meu pai fez um grande esforço para me tranquilizar, meus irmãos e minha mãe, tentando afastar o monstro do terror e nos fazer sentir seguros. Lá dentro, imaginei de onde viria a segurança quando dúzias de drones, que chamamos de “zenana”, helicópteros e jatos F-16 estão voando pelos céus de Gaza dia e noite, como corvos buscando destruição.

Dezenas de pessoas do bairro se reuniram no Burj al-Qamar. Um oficial das Forças de Ocupação de Israel chamou um residente, dizendo-lhe para evacuar dentro de dois minutos. Enquanto isso, a zenana disparou tiros de advertência, um após o outro.

Um homem do serviço civil de resgate e emergência interveio, pegou o telefone celular e pediu mais uma vez ao oficial de ocupação, já que o arranha-céu não tem elevador e há bebês e idosos cuja evacuação levaria tempo.

O oficial da IOF perguntou: “É você, ao lado da scooter?” Ele respondeu que sim, era ele. O oficial respondeu: “Fique onde está e grite. Peça-lhes que evacuem rapidamente. ”Pediu-lhe que dissesse ao povo reunido que se dispersasse, com receio de que não houvesse um foguete entre eles.

Enquanto conversavam, a zenana disparou um foguete ao lado do arranha-céu, para que as pessoas se afastassem. Um homem soluçou sobre seus gatos, a quem ele não teve a chance de levar com ele antes de fugir de seu apartamento.

Cerca de 40 minutos se passaram entre o primeiro tiro de alerta pela zenana e o rugido dos motores F-16. E então, uma explosão estrondosa. Meu vizinho e eu nos escondemos debaixo de um cobertor. Sentimos o prédio tremer. Eu ouvi o som de tijolos caindo por toda parte. Da janela do meu quarto, vi dezenas de jovens e crianças correndo, gritando e chorando.

Antes que eu pudesse me acalmar, chegou a notícia de que um avião de combate israelense havia bombardeado um prédio no bairro de Sheikh Zayed, ao norte do campo de refugiados de Jabalia, no norte da Faixa. Quatro palestinos morreram, entre eles um bebê de quatro meses e um menino de 12 anos. Antes deles, cinco morreram em Beit Lahia. As mortes trazem a contagem de mártires para 25 a partir de sexta-feira.

Nossa casa continua balançando. Eu ouço explosões constantes. Meu coração corre de medo. Fico fazendo a mesma pergunta: Por quanto tempo devemos viver na sombra do inferno da ocupação? Quando a matança vai parar? Quando a destruição irá parar? Quando nós vivemos em liberdade? Quando a morte vai parar de cair dos céus?

Comentários