Justiça argentina condena mídia do Grupo Clarín por acusar um ex-funcionário de "narcotra" Cristina Kirchner
Por RT - Publicado: 2 de maio de 2019 20:45 GMT
O juiz determinou que El Trece, da Rádio Mitre, e os jornalistas Jorge Lanata e Nicolás Wiñazki, paguem US $ 14 mil ao político por dar informações falsas e prejudicar sua imagem.

O juiz determinou que El Trece, da Rádio Mitre, e os jornalistas Jorge Lanata e Nicolás Wiñazki, paguem US $ 14 mil ao político por dar informações falsas e prejudicar sua imagem.
Os funcionários da Cablevision, empresa associada ao Grupo Clarín, estão localizados fora da sede da empresa em Buenos Aires, em 20 de dezembro de 2011.
Marcos Brindicci / Reuters
Argentina 's canal de televisão recentemente condenado Justiça El Trece e Radio Mitre, tanto do Grupo Clarin, e jornalistas populares Jorge Lanata e Nicolas Wiñazki por ter falsamente envolveu o ex-ministro da Agricultura, Norberto Yauhar em um caso de tráfico de drogas ocorreu em 2013 na província de Chubut, relatórios da América TV .
Assim, o juiz ordenou Fernando Pablo Christello culpado de causar danos para o político, que realizou a suas funções sob a presidência de Cristina Fernández de Kirchner , eles devem pagar -lhe a soma de 600.000 pesos (US $ 14.000).
Além disso, a decisão indica que o jornal Clarín, o jornal mais lido naquele país da América do Sul, e a Radio Mitre, devem publicarem suas plataformas que acabaram de receber uma condenação por espalhar notícias falsas . Por outro lado, segundo o repórter Luis Ventura, o advogado de Lanata já recorreu da sentença.
A ação se originou quando, após encontrar 110 quilos de cocaína em um mercado de peixe, foi publicado um relatório sobre o programa Lanata intitulado 'Narkolandia' , em alusão à liderança de Kirchner. Embora o relatório não tenha especificado dados ligando o líder ao crime, os comunicadores sustentaram publicamente que ele estava envolvido no caso. De fato, Lanata o chamou de "narco" e disse que ele deveria "ir para a cadeia".
Desta forma, resta ver se o juiz aceita os casos de recurso ou se a decisão permanece firme.
Comentários