Justiça argentina condena mídia do Grupo Clarín por acusar um ex-funcionário de "narcotra" Cristina Kirchner

Por RT - Publicado: 2 de maio de 2019 20:45 GMT

O juiz determinou que El Trece, da Rádio Mitre, e os jornalistas Jorge Lanata e Nicolás Wiñazki, paguem US $ 14 mil ao político por dar informações falsas e prejudicar sua imagem.

Justiça argentina condena mídia do Grupo Clarín por acusar um ex-funcionário de "narcotra" Cristina Kirchner
Os funcionários da Cablevision, empresa associada ao Grupo Clarín, estão localizados fora da sede da empresa em Buenos Aires, em 20 de dezembro de 2011.
Marcos Brindicci / Reuters


Argentina 's canal de televisão recentemente condenado Justiça El Trece e Radio Mitre, tanto do Grupo Clarin, e jornalistas populares Jorge Lanata e Nicolas Wiñazki por ter falsamente envolveu o ex-ministro da Agricultura, Norberto Yauhar em um caso de tráfico de drogas ocorreu em 2013 na província de Chubut, relatórios da América TV . 
Assim, o juiz ordenou Fernando Pablo Christello culpado de causar danos para o político, que realizou a suas funções sob a presidência de Cristina Fernández de Kirchner , eles devem pagar -lhe a soma de 600.000 pesos (US $ 14.000). 
Além disso, a decisão indica que o jornal Clarín, o jornal mais lido naquele país da América do Sul, e a Radio Mitre, devem publicarem suas plataformas que acabaram de receber uma condenação por espalhar notícias falsas . Por outro lado, segundo o repórter Luis Ventura, o advogado de Lanata já recorreu da sentença.  
A ação se originou quando, após encontrar 110 quilos de cocaína em um mercado de peixe, foi publicado um relatório sobre o programa Lanata intitulado 'Narkolandia' , em alusão à liderança de Kirchner. Embora o relatório não tenha especificado dados ligando o líder ao crime, os comunicadores sustentaram publicamente que ele estava envolvido no caso. De fato, Lanata o chamou de "narco" e disse que ele deveria "ir para a cadeia". 
Desta forma, resta ver se o juiz aceita os casos de recurso ou se a decisão permanece firme. 

Comentários