Da Nike ao Capitão América: marcas americanas em perigo de extinção se a China decidir se vingar do caso da Huawei

Por RT - Publicado: maio 28 2019 19:35 GMT

O mercado em rápido crescimento da China é "uma prioridade para os gigantes americanos", diz Bloomberg, que lista as empresas mais vulneráveis ​​a possíveis represálias em Pequim.

Da Nike ao Capitão América: marcas americanas em perigo de extinção  se a China decidir se vingar do caso da Huawei
Denis Balibouse / Reuters

A decisão de Washington de incluir a Huawei em sua lista negra comercial pode desencadear represálias chinesas contra várias marcas americanas, de hotéis a roupas esportivas, o que poderia afetar até o universo do Capitão América e da Marvel, adverte um novo artigo da Bloomberg . que ele lembra que o mercado chinês de rápido crescimento do consumo "é uma prioridade para os gigantes americanos", que buscam crescer em uma economia global em desaceleração.

Maçã

O alvo mais óbvio seria o rival dos smartphones da Huawei, a Apple Inc., que recebe cerca de um quinto de sua receita da China e fabrica seus iPhones naquele país. Na verdade, as receitas da empresa na região já estão diminuindo à medida que os consumidores compram mais telefones da Huawei e outras marcas locais.
De acordo com Dan Ives, analista da Wedbush Securities, as conseqüências da proibição da Huawei podem custar à Apple entre 3% e 5% de suas vendas de iPhone na China nos próximos 12 a 18 meses.

Hotéis

A Marriott International Inc. abrirá mais de 30 hotéis na China este ano e tem mais de 300 novos hotéis planejados para o país, mais da metade do total planejado para ser construído na região da Ásia-Pacífico.
Enquanto isso, a maior cadeia de hotéis do mundo "não é estranha ao risco político chinês", diz Bloomberg, lembrando que a empresa teve que se desculpar no ano passado depois de incluir o Tibete e Taiwan como países separados em seu site. Além disso, em novembro ele foi vítima de um dos maiores hacks corporativos da história, que, segundo alguns relatos, poderia ter sido perpetrado pela inteligência chinesa.

Nike

A China é um mercado cada vez mais importante para a Nike Inc., que patrocina a maratona Xangai e o futebol chinês Super League, e cuja renda na China aumentaram 24% entre dezembro de 2018 e fevereiro de 2019. "Mesmo no meio Da atual dinâmica geopolítica, a Nike continua a gerar um crescimento sólido e sustentável na China ", disse o diretor financeiro da empresa, Andrew Campion.
No entanto, a posição da Nike na China "está longe de ser seguro", porque os consumidores podem facilmente mudar para os seus rivais locais, como a Anta Sports Products Ltd., uma empresa que, de acordo com dados da Bloomberg, poderia derrubar Nike em 2022 o segundo maior vendedor de roupas esportivas na China depois da Adidas.

Medicamentos

Depois que as autoridades reguladoras da China abrandaram as restrições sobre drogas estrangeiras, poucas empresas se beneficiaram mais do que a Merck & Co, cuja vacina para o câncer Gardasil e Keytruda, do HPV, levou a um salto no primeiro trimestre do ano. 58% das vendas na China, atingindo 725 milhões de dólares.
No entanto, a escalada da guerra comercial dos EUA. e a China "pode ​​gerar tratamento preferencial para produtos desenvolvidos internamente ", incluindo vacinas e tratamentos proprietários, dizem os analistas da Bloomberg Intelligence, Cinney Zhang e Sam Fazeli.

Capitão América  

Capitão América e Homem de Ferro têm muitos admiradores em Pequim, tendo superado o filme de US $ 600 milhões "Avengers: Endgame" da Marvel na China desde sua estréia em abril, um recorde para um filme estrangeiro no país.
A Marvel, de propriedade da Walt Disney Co., anunciou em 20 de maio uma parceria com a NetEase Inc., com sede em Pequim, para criar jogos, programas de TV e outros produtos. Eles também discutem a possibilidade de construir atrações "muito ambiciosas" da Marvel na Disneylândia de Xangai, de acordo com o CEO da Disney, Bob Iger, no início deste mês.
No entanto, para acessar o mercado chinês, a Disney precisa da cooperação do Estado, o que limita o número de filmes de Hollywood nos cinemas do país.

Carros

Os fabricantes de automóveis dos EUA Eles já estão sob pressão na China, que atualmente é o maior mercado automobilístico do mundo. As vendas de veículos dos EUA no país asiático caíram 28% entre março de 2018 e março de 2019, mais do que o dobro da queda de 12% no mercado de automóveis de passageiros em geral. A General Motors Co. registrou receita de 400 milhões de dólares na China no primeiro trimestre do ano, 200 milhões a menos que no ano anterior.
Se os consumidores chineses "decidirem usar suas carteiras como armas de guerra, o impacto poderá ser ainda mais sério", diz Bloomberg, que estima que as tensões políticas poderiam custar à GM e à Ford Motor Co. metade de suas vendas na China .
  • O gigante das telecomunicações chinês está atolado em um  confronto  com Washington, que o acusa de espionar seus dispositivos para o governo do país asiático, algo que a empresa nega. 
  • Depois de  listar  a empresa chinesa na lista negra comercial, o Departamento de Comércio dos EUA em 20 de maio. emitiu  uma licença temporária para a Huawei Technologies, a fim de mitigar o impacto sobre os clientes desta empresa no país.

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