A segunda maior companhia aérea do Irã inaugura seu primeiro voo direto entre Teerã e Caracas

Por RT - Postado: 9 abr 2019 02:51 GMT

Um avião da Mahan Air chegou na capital venezuelana na segunda-feira.

A segunda maior companhia aérea do Irã inaugura seu primeiro voo direto entre Teerã e Caracas
Um Airbus A340-300 da Mahan Air
Wolfgang Rattay / Reuters

companhia aérea iraniana Mahan Air na segunda-feira inaugurou o primeiro vôo direto entre Teerã e Caracas, de acordo com o porta-voz da Organização da Aviação Civil do Irã, Reza Jafarzadeh, disse ele  coleta  a Mehr notícias agência. 
O vôo decolou para Caracas a partir do Aeroporto Internacional Imam Khomeini, em Teerã, com um tempo de viagem estimado de 16 horas. Mohsen Baharvand, diretor do Departamento de Relações Exteriores do Irã para as Américas, viajou na aeronave, acrescentou Jafarzadeh. 
No entanto, o ministro venezuelano das Relações Exteriores, Jorge Arreza, embora tenha confirmado a recepção da delegação iraniana na capital venezuelana, não mencionou que foi a inauguração de um voo comercial.
"Ele veio uma delegação, não há um vôo comercial . Ele pode falar, que está presente em negociações com o Irã para um longo tempo , disse Arreaza citado pela Reuters na segunda-feira em uma entrevista coletiva. O canal de televisão estatal venezuelano informou, no entanto, a chegada da companhia aérea como o " primeiro vôo diretoentre Teerã e Caracas".
A RT pôde verificar que tal destino (Caracas) não existe , nem há qualquer menção de sua implementação no futuro, como é o caso de Istambul, por exemplo, depois de visitar site da companhia aérea.

Companhia aérea sancionada 

A companhia aérea privada iraniana Mahan Air, a segunda maior depois da Iran Air, está incluída na lista de sanções unilaterais que o governo dos EUA aplica-se à nação persa.
Há muito tempo, Washington recomenda aos países aliados que proíbam a companhia aérea de operar em seus territórios . Em 21 de janeiro, a Alemanha anunciou a retirada com "caráter imediato" da permissão para a empresa fazer voos para seu território,  depois de acusar a empresa de "transportar equipamentos e caças para a Síria" e outras áreas do Oriente Médio. 
O Irã e a Venezuela defenderam suas alianças de cooperação em várias áreas desde que Hugo Chávez conquistou a presidência em 1999, devido ao questionamento da Casa Branca. Nesta segunda-feira, Arreaza ratificou essa aliança entre Teerã e Caracas .

Reações dos EUA

O vôo para Caracas da Mahan Air causou a rejeição do senador americano Marco Rubio, que postou em sua conta no Twitter que esta é outra razão pela qual o governo do presidente Nicolás Maduro, em sua opinião, " ameaça a segurança nacional". dos EUA 
Um funcionário da Casa Branca disse à Reuters , sob condição de anonimato, que "claramente não há razões comerciais para o estabelecimento do voo neste momento".

Comentários