A crítica do Papa Francisco ao capitalismo: "Estamos em uma terceira guerra mundial em pedaços"

Por RT - Postado: 1 abr 2019 00:30 GMT

O pontífice acusa o sistema econômico dominante de causar a pobreza mundial e fornece seu ponto de vista sobre o problema migratório e demográfico na Europa.

A crítica do Papa Francisco ao capitalismo: "Estamos em uma terceira guerra mundial em pedaços"
Jorge Mario Bergoglio, Papa Francisco.
Youssef Boudlal / Reuters


O capitalismo é um sistema econômico "selvagem" que leva a humanidade, pouco a pouco, à catástrofe. Isto foi afirmado pelo Papa Francis em uma entrevista com Jordi Évole, apresentador do programa 'Salvados' da rede espanhola  La Sexta .
"Há cada vez menos pessoas ricas com muito dinheiro e há cada vez mais pessoas pobres com muito pouco dinheiro", lamentou o pontífice depois de afirmar que considera o capitalismo a causa da pobreza mundial .
"O capitalismo, concebido como selvagem [...] a economia de mercado, se é social, pode ir, mas o que não vai é o mundo das finanças " , disse Francisco, afirmando que nesta área é onde eles são criados as "guerras pela posse de riquezas".
Jorge Mario Bergoglio
A doutrina social da Igreja não condena formas, sejam elas mais para o capitalismo ou mais para o socialismo, que são objetivas, apenasJorge Mario Bergoglio
"Eu mantenho que já estamos em uma terceira guerra mundial em pedaços " , disse o bispo de Roma.
O papa, no entanto, negou considerar-se anticapitalista, mas defendeu o que chamou de "capitalismo saudável" . "A doutrina social da Igreja não condena formas, seja mais pelo capitalismo ou mais pelo socialismo, que são objetivas, apenas", elaborou.

Europa e migração

Francis, filho de estados emigrantes também sentir "muita dor", porque a migração de pessoas que procuram para fugir da pobreza crescente encontrada em frente com as portas fechadas em várias partes do mundo, uma rejeição que contradiz reciprocidade estipulado na Bíblia .
Jorge Mario Bergoglio
[A Europa] esqueceu quando, depois das guerras, seus filhos bateram nas portas dos [...] Estados Unidos e esquecemos que a Europa é feita de imigrantesJorge Mario Bergoglio
No caso específico da União Européia, o Papa destaca alguns pontos em que as restrições migratórias desse bloco até mesmo contradizem a própria história do continente europeu. "A Europa esqueceu quando, depois das guerras, seus filhos bateram nas portas dos [...] Estados Unidos e esquecemos que a Europa é feita de imigrantes", lembrou .
Além disso, o Papa destaca que países como a Turquia, Líbano e Jordânia são o lar de milhões de pessoas que não foram aceites como refugiados no Velho Continente, que também vai contra as suas próprias necessidades , como suas idades da população e As taxas de nascimento são muito baixas. "[A Europa] como se estivesse absorta [...] estamos passando por um sério inverno demográfico ", disse o papa.

Comentários